Sistema de Gestão Escolar Inadimplência

Como um Sistema de Gestão Escolar pode reduzir a inadimplência

99

A inadimplência é um desafio para todas as empresas. No segmento educacional o problema pode ser ainda mais prejudicial, uma vez que a principal fonte de renda das instituições de ensino é o pagamento das mensalidades. 

Entretanto, a utilização de um Sistema de Gestão Escolar possibilita o acompanhamento de perto das métricas relativas à inadimplência e viabiliza estratégias efetivas para combater o problema. Quer saber mais? Continue a leitura e saiba como! 

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital

É fácil acabar com a inadimplência?

Lutar contra a inadimplência escolar pode parecer difícil, afinal, são inúmeras as preocupações que assolam as instituições de ensino. Por essa razão, muitas vezes a questão acaba sendo deixada de lado – e é lembrada apenas quando a escola ou o curso começam a encarar dificuldades financeiras.

Quando a situação atinge esse estágio, o gestor já não tem mais controle sobre uma série de informações que podem ajudá-lo a solucionar os problemas causados pela inadimplência. A partir desse ponto, a contratação de tecnologias educacionais passa a ser prioridade.

Um Sistema de Gestão Escolar, por exemplo, é uma poderosa ferramenta para coleta instantânea de dados sensíveis e te ajuda a responder os seguintes questionamentos:

  • Quem são os alunos inadimplentes?
  • Quais são os valores das dívidas em aberto? 
  • Por quais motivos os pagamentos não foram feitos?
  • Qual é a porcentagem de alunos em débito com as mensalidades? 

Leia mais: Como combater a inadimplência escolar durante a pandemia

De que forma um Sistema de Gestão Escolar pode ajudar?

Dentre inúmeras funcionalidades disponíveis, o Sistema de Gestão Escolar não só pode, como deve ser utilizado para combater pagamentos em atraso. Confira:

Acompanhamento da inadimplência

Gerenciar centenas de boletos todos os meses é uma atividade extremamente trabalhosa e delicada, quando feita de forma manual. Por isso, acompanhar a inadimplência acaba se tornando uma missão tão complicada.

Com uma plataforma de gestão, a escola consegue otimizar processos que possibilitam uma supervisão mais ativa dos inadimplentes, tais como:

  • Acompanhar o histórico de pagamentos de todos os alunos
  • Eliminar erros humanos causados pela manipulação manual de informações
  • Automatizar o trabalho dos setores responsáveis pelas cobranças
  • Visualizar as liquidações automáticas dos pagamentos realizados
  • Criar planos de pagamento para todas as matrículas
  • Segmentar o registro bancário de cobranças por período de tempo, curso, turma, aluno, etc.
  • Gerar relatórios instantâneos com dados de recebimento, dívidas em aberto, projeções de faturamento, índice de inadimplência e outros
  • Buscar cobranças por período, conta, caixa interno e demais formas que se façam necessárias para combater a inadimplência e controlar as finanças com segurança e praticidade
  • Emitir notas fiscais para os alunos que quitarem as mensalidades

Simplicidade no processo de cobranças

Também vale destacar que a rotina dos pais e responsáveis é intensa. Com isso, muitos pagamentos deixam de ser realizados devido ao esquecimento. Cabe à escola simplificar o processo de cobranças e garantir que os boletos estejam acessíveis. Isso pode ser feito por meio de:

  • Envios de e-mails, mensagens de celular e agenda digital com lembretes antes e após o vencimento das faturas
  • Disponibilização de boletos no sistema para que os responsáveis os tenham em mãos a qualquer hora e em qualquer lugar pela internet 
  • Geração de segunda via de boletos com poucos passos
  • Concessão de acesso individual para os pais listarem os pagamentos em aberto com autonomia 
  • Criação de cobranças em recorrência no cartão de crédito, fazendo com que os responsáveis não se preocupem com papéis e burocracias 

Por que todo gestor precisa de um Sistema de Gestão Escolar?

Algumas estratégias para acabar com a inadimplência usando um Sistema de Gestão Escolar:

É fato: a escola precisa ter um plano de controle e combate aos pagamentos em atraso para pôr fim na inadimplência. Colocar esse plano em prática não é uma atribuição fácil quando o setor financeiro e a secretaria possuem um número alto de boletos para cuidar e as demandas rotineiras retiram o foco dessa atividade.    

Ainda que possam ser colocadas em prática sem contar com o auxílio da tecnologia, as medidas que listamos a seguir podem ser adotadas com muito mais tranquilidade e fluidez por meio do uso de um Sistema de Gestão Escolar. Nele, automatizações simples permitem maior gerenciabilidade por parte dos gestores, veja:

  • O sistema te permite acompanhar relatórios periódicos dos alunos inadimplentes, que podem ser gerados em instantes
  • Envio programado de alertas de cobranças por diversos canais de comunicação
  • Descontos para pagamentos antecipados podem ser programados para estimular a quitação dos boletos o quanto antes
  • Viabilidade para oferta de condições para renegociação e criação de novos planos de pagamento para inadimplentes

Veja também: Inadimplência escolar: táticas para cobrar mensalidades em atraso

Aconteceu com a gente:

Utilizando o Sistema de Gestão Escolar WPensar, que automatiza o envio de lembretes de cobranças e fornece dados sobre inadimplência, a escola de idiomas Ultra VIP, de Santarém (PA), reduziu seu índice de inadimplência de alarmantes 40% para apenas 3%. 

Curso de idiomas reduziu a inadimplência com sistema de gerenciamento escolar

Em resumo, o controle dos pagamentos efetuados e pendentes é essencial para combater a inadimplência com eficiência. O Sistema de Gestão Escolar WPensar pode ser, com certeza, o fator decisivo no seu combate a esse problema

Portanto, para assegurar que sua escola ou curso alcance o sucesso, invista em ferramentas que te auxiliem a gerir processos como o controle financeiro da instituição com segurança e rapidez.  

Quer saber mais? Clique aqui e veja as soluções que a WPensar criou para ajudar sua escola ou curso a combater a inadimplência!