Como reduzir a inadimplência com pagamento recorrente?

Como reduzir a inadimplência com pagamento recorrente?

149

Reduzir a inadimplência ainda é o desafio de muitas empresas. As escolas não estão fora dessa realidade: muitos responsáveis deixam de pagar a mensalidade ou atrasam o pagamento por esquecimento. Mas como o gestor pode reduzir esse número de alunos inadimplentes?

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital
Descubra como captar alunos para a sua escola ou curso

Empresas como Netflix e Spotify, além de jornais e outros tipos de serviços de “assinatura”, utilizam o pagamento recorrente como forma de facilitar as cobranças. Esse método já pode ser implantado nas escolas atendendo aos pais que preferem pagar pelo cartão de crédito, com a cobrança do valor mensal. Isso evita que o cartão esteja com todo o limite comprometido, como acontece com pagamento de valores anuais parcelados.

A grande diferença entre pagamento recorrente e pagamento parcelado é que o primeiro não compromete o limite do cartão de crédito

Nesse sentido, as escolas só precisam administrar as situações em que o pagamento apresenta algum erro, por falta de limite ou fim da validade. Mas como um método de pagamento pode reduzir a inadimplência? Confira os motivos que são apresentados por instituições de ensino que já utilizam a recorrência:

Reduzir a inadimplência com cartão de crédito: funciona?

O esquecimento é um dos principais motivos da falta de pagamento de mensalidades. Por isso, muitas empresas buscam métodos de facilitar o recebimento. O cartão de crédito é um exemplo.

Em cenário onde o valor do serviço educacional da sua escola é compreendido e está na realidade financeira dos pais, agir contra a inadimplência é atuar em três áreas principais:

  • Gestão financeira
  • Relacionamento com a família
  • Facilidade de pagamento

Nesse sentido, veja como o pagamento recorrente evita a inadimplência:

Cobrança automática

Como o pagamento recorrente desconta o valor da mensalidade a cada mês, a família não corre o risco de deixar de pagar o boleto ou de priorizar outras contas. Atrasos também são evitados, permitindo uma gestão financeira da escola com valores reais que entram nos prazos estabelecidos.

O limite não será um problema

A escola não terá problema em oferecer o método de pagamento porque o desconto da cobrança é mensal. Assim, os pais que têm limite reduzido no cartão de crédito também poderão usufruir da ferramenta. Isso porque a recorrência faz descontos mensais sem comprometer o limite do cartão com o valor da anuidade ou semestralidade.

Saiba mais: Uma visão sobre a inadimplência nas escolas brasileiras

Relacionamento mais saudável

Com o pagamento mais fácil, a escola consegue atender as família com situação de recorrência com maior atenção. Além disso, sobra tempo para trabalhar a forma de cobrança de casos inadimplentes mais graves e para dar mais atenção ao atendimento de cada um deles, melhorando o relacionamento. Desse modo, a situação de pagamento será mais amigável.

Lembre-se: a recorrência permite que empresas firmem seus clientes pela qualidade do serviço oferecido e pela construção de um relacionamento saudável!

Contratos mais longos

Tratar a inadimplência colabora com contratos mais longos. Isso porque facilitar o pagamento dá mais tempo para que a escola atenda alunos e responsáveis desengajados. Desse modo, invista em uma ação de reversão, entendendo a situação específica da família e buscando resolvê-la na medida do possível.

Quer conhecer mais vantagens do pagamento recorrente para escolas? Confira esse artigo!

Use tecnologia na gestão escolar!

Gerir as finanças da escola de perto e acompanhar as métricas financeiras são passos essenciais para a reduzir a inadimplência, mas é possível melhorar os resultados agindo diretamente no ato do pagamento!

Já existem ferramentas que automatizam o processo de cobrança! Elas trazem facilidade para as famílias no pagamento e para sua equipe na cobrança.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um gestor ou gestora escolar!