Faça um planejamento para combater a inadimplência

Como fazer um planejamento para combater a inadimplência escolar

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Um planejamento para combater a inadimplência é essencial para escolas e cursos, pois através dele é possível definir as estratégias que a instituição deve adotar ao lidar com esse problema. O planejamento adequado estabelece índices de inadimplência ideais, critérios para identificar um inadimplente, maneiras de abordá-lo e possibilidades de negociação, o que permite monitorar e combater a inadimplência de forma eficiente.

Entretanto, muitas escolas e cursos sequer especificam algum planejamento e acabam traçando estratégias descoordenadas, que diminuem as chances de sucesso financeiro da instituição. Nessa situação, pode parecer difícil estruturar um planejamento efetivo. Por isso preparamos as dicas a seguir. Acompanhe!

Veja o que é preciso definir para combater a inadimplência!

Controle dos índices de inadimplência

Antes de traçar qualquer estratégia para lidar devedores é preciso saber identificar quando realmente há um problema de falta de pagamentos, que pode ser percebido através do índice de inadimplência.

Em geral considera-se que esse índice não pode ultrapassar os 3%. Todavia, isso não é uma regra. Na verdade, a inadimplência se transforma em um problema sério quando começa a comprometer investimentos ou até mesmo impedir que a instituição de ensino cumpra suas obrigações financeiras. Cabe à escola ou curso identificar qual índice leva a essa situação e impedir que o problema chegue a esse ponto.

Se os índices de inadimplência ultrapassarem os limites estabelecidos como razoáveis, é sinal de que deve-se repensar questões como o público alvo e o posicionamento de mercado para que os serviços da instituição estejam alinhados com a demanda.

Leia o artigo sobre o índice de inadimplência e aprenda a calculá-lo

Definição de inadimplente

Também é preciso definir um critério objetivo para que um aluno seja considerado inadimplente. Se não houver uma definição clara, a escola ou curso pode acabar perdendo o momento certo de abordar quem está devendo. Ou seja: pode acontecer da instituição de ensino tomar atitudes tarde demais, quando o inadimplente já acumula dívidas grandes. Nessa situação, uma solução para o caso torna-se muito mais difícil.

É claro que sua escola ou curso pode ser tolerante em relação à pequenos atrasos. Porém, quando esse atraso começa a comprometer o orçamento da instituição, já deve ser considerado um caso de inadimplência a ser tratado.Com base nesse critério, também cabe a cada escola ou curso definir a partir de quantos dias um atraso se transforma em inadimplência.

Com esse critério estabelecido, cria-se uma maneira objetiva de contabilizar quem está inadimplente para abordar apenas essas pessoas.

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Abordagem com inadimplentes

A abordagem correta é um passo muito importante na hora de combater inadimplência. Por isso, é preciso que o planejamento estabeleça como deve ser feito o contato com inadimplentes. Vale lembrar que a sua instituição tem direito de cobrar, mas o devedor também tem direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor, e estes devem ser respeitados.

Em primeiro lugar, é preciso abordar todos os inadimplentes que ultrapassam o limite de dias de tolerância para atrasos, não se pode negligenciar nenhum caso. Além disso, é preciso definir quais funcionários devem fazer o contato inicial e a partir de que ponto o caso deve ser encaminhado à justiça. Vale lembrar que a equipe de cobrança não deve ser a mesma que faz o atendimento pedagógico, para que não haja vínculo afetivo entre os funcionários e os inadimplentes.

Além disso, é preciso combinar com a equipe como deve ser o tom da conversa com os devedores. Nesse ponto também é preciso ensinar a identificar os diferentes perfis de inadimplente, que devem ser abordados da maneira mais adequada a cada caso.

Entenda a responsabilidade civil das instituições de ensino e veja o que pode ou não ser feito na hora de cobrar mensalidades atrasadas.

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