perfis de inadimplente

Como cobrar dos diferentes perfis de inadimplente

41

A inadimplência escolar – mal que prejudica inúmeras instituições de ensino, ainda mais em tempos de crise econômica – pode ocorrer por diversas causas. Por isso, na hora de combater esse problema, é preciso estar atento às particularidades de cada caso e saber como lidar com cada um dos perfis de inadimplente.

Como assim? Podemos identificar alguns perfis de inadimplente, ou seja, podemos perceber quais são as circunstâncias que levam alguém a atrasar um pagamento e como a pessoa lida com essa situação para depois definir a abordagem mais adequada a esse caso. Preparamos esse artigo para ajudar nessa tarefa, acompanhe!

Leia mais: 7 dicas para acabar com a inadimplência escolar

O que analisar para identificar os perfis de inadimplente?

Com uma simples análise de dados do histórico de pagamentos e outras informações sobre o aluno, podemos identificar:

  • Se a pessoa está atrasando o pagamento pela primeira vez ou atrasa sempre
  • Se o pagamento em atraso é quitado rapidamente ou se transforma em uma dívida acumulada
  • Se a família inadimplente tem ou não condições financeiras para quitar o pagamento

Observando essas questões, podemos compreender melhor o que está levando alguém à inadimplência e em que perfil de inadimplente ele se encaixa. A partir de então, é possível decidir pela abordagem que mais facilite a solução do problema.

Um sistema de gestão escolar pode te ajudar a identificar esses dados. Saiba mais!

Os diferentes perfis de inadimplente

Inadimplente eventual

É aquele que sabe que precisa pagar, mas por algum motivo pontual acaba atrasando. Muitas vezes o inadimplente nesse perfil até avisa a instituição de ensino e se sente constrangido por não poder arcar com suas obrigações financeiras. Por isso, é preciso cobrá-lo com cordialidade, explicando que você entende a situação mas que é importante receber no prazo. Assim, esse tipo de caso pode ser solucionada sem que a relação entre essa pessoa e a instituição de ensino seja prejudicada.

Inadimplente tímido

Inadimplentes nesse perfil são aqueles que não avisam nada e esperam ser cobrados. Ao serem abordados, eles costumam tentar se justificar dizendo que não sabiam do débito ou algo do gênero. Nesses casos, é preciso ser um pouco mais firme para não deixar que as “desculpas” influenciem no processo de cobrança. Por outro lado, esse é um caso em que ainda vale muito a pena conversar cordialmente para negociar uma solução.

Inadimplente indignado

Um inadimplente indignado reclama e esbraveja com o setor financeiro da instituição para tentar desestabilizar os funcionários e atrasar qualquer negociação, pois o que ele realmente quer é adiar ao máximo o pagamento. Nesses casos, além de ser firme, a instituição precisa demonstrar calma e segurança no momento da cobrança. Desse modo, a tática do inadimplente deixa de funcionar, ele acaba desistindo de agir dessa maneira e termina pagando o que deve.

Inadimplente convicto

É alguém que deixa as mensalidades em aberto propositalmente e age de todas as maneiras possíveis para evitar o pagamento. Em geral, esse tipo de pessoa sabe argumentar muito bem sobre os direitos do inadimplente. Por isso, é preciso que o cobrador seja um profissional muito bem preparado, capaz de falar com firmeza e sem dar margem a respostas.

Baixe um ebook completo sobre inadimplência com essas e muitas outras informações!

Queremos te ajudar a acabar com a inadimplência escolar!

Baixe o material: Planilha Planilha de Controle de Inadimplência para Escolas e Cursos

Gostou desse artigo? Compartilhe-o nas suas redes sociais e deixe seu comentário aqui!