Como cobrar dos diferentes perfis de inadimplente
A inadimplência escolar – mal que prejudica inúmeras instituições de ensino, ainda mais em tempos de crise econômica – pode ocorrer por diversas causas. Por isso, na hora de combater esse problema, é preciso estar atento às particularidades de cada caso e saber como lidar com cada um dos perfis de inadimplente.
Como assim? Podemos identificar alguns perfis de inadimplente, ou seja, podemos perceber quais são as circunstâncias que levam alguém a atrasar um pagamento e como a pessoa lida com essa situação para depois definir a abordagem mais adequada a esse caso. Preparamos esse artigo para ajudar nessa tarefa, acompanhe!
Leia mais: 7 dicas para acabar com a inadimplência escolar
O que analisar para identificar os perfis de inadimplente?
Com uma simples análise de dados do histórico de pagamentos e outras informações sobre o aluno, podemos identificar:
- Se a pessoa está atrasando o pagamento pela primeira vez ou atrasa sempre
- Se o pagamento em atraso é quitado rapidamente ou se transforma em uma dívida acumulada
- Se a família inadimplente tem ou não condições financeiras para quitar o pagamento
Observando essas questões, podemos compreender melhor o que está levando alguém à inadimplência e em que perfil de inadimplente ele se encaixa. A partir de então, é possível decidir pela abordagem que mais facilite a solução do problema.
Um sistema de gestão escolar pode te ajudar a identificar esses dados. Saiba mais!
Os diferentes perfis de inadimplente
Inadimplente eventual
É aquele que sabe que precisa pagar, mas por algum motivo pontual acaba atrasando. Muitas vezes o inadimplente nesse perfil até avisa a instituição de ensino e se sente constrangido por não poder arcar com suas obrigações financeiras. Por isso, é preciso cobrá-lo com cordialidade, explicando que você entende a situação mas que é importante receber no prazo. Assim, esse tipo de caso pode ser solucionada sem que a relação entre essa pessoa e a instituição de ensino seja prejudicada.
Inadimplente tímido
Inadimplentes nesse perfil são aqueles que não avisam nada e esperam ser cobrados. Ao serem abordados, eles costumam tentar se justificar dizendo que não sabiam do débito ou algo do gênero. Nesses casos, é preciso ser um pouco mais firme para não deixar que as “desculpas” influenciem no processo de cobrança. Por outro lado, esse é um caso em que ainda vale muito a pena conversar cordialmente para negociar uma solução.
Inadimplente indignado
Um inadimplente indignado reclama e esbraveja com o setor financeiro da instituição para tentar desestabilizar os funcionários e atrasar qualquer negociação, pois o que ele realmente quer é adiar ao máximo o pagamento. Nesses casos, além de ser firme, a instituição precisa demonstrar calma e segurança no momento da cobrança. Desse modo, a tática do inadimplente deixa de funcionar, ele acaba desistindo de agir dessa maneira e termina pagando o que deve.
Inadimplente convicto
É alguém que deixa as mensalidades em aberto propositalmente e age de todas as maneiras possíveis para evitar o pagamento. Em geral, esse tipo de pessoa sabe argumentar muito bem sobre os direitos do inadimplente. Por isso, é preciso que o cobrador seja um profissional muito bem preparado, capaz de falar com firmeza e sem dar margem a respostas.
Baixe um ebook completo sobre inadimplência com essas e muitas outras informações!
Queremos te ajudar a acabar com a inadimplência escolar!
Gostou desse artigo? Compartilhe-o nas suas redes sociais e deixe seu comentário aqui!