Índice de inadimplência escolar: o que é e como calcular

102

Provavelmente você sabe que o atraso nos pagamentos de mensalidades prejudica a sua instituição de ensino. Porém,talvez você não saiba que esse problema tem nome: é a inadimplência escolar, medida através do índice de inadimplência.

A falta de pagamentos é mais do que apenas um contratempo para a sua escola ou curso. Na verdade, é um problema que pode comprometer o funcionamento da instituição e a qualidade do ensino. É preciso, então, ficar sempre atento à questão da inadimplência escolar. Preparamos esse artigo para te ajudar a entender mais sobre o assunto. Acompanhe!

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital
Descubra como captar alunos para a sua escola ou curso
Acabe com a inadimplência com pagamento recorrente!

O que é inadimplência escolar

Segundo o dicionário, inadimplência é a falta de cumprimento de uma obrigação. Porém, o termo é mais usado para se referir a finanças. Veja a definição de inadimplência segundo o Banco Central do Brasil:


Inadimplência: Ocorre quando uma pessoa ou empresa não faz o pagamento de uma obrigação financeira até a data de vencimento combinada. A partir dessa data, o devedor passa a ser considerado inadimplente.


Glossário simplificado de termos financeiros, Banco Central do Brasil

Em instituições de ensino privadas pode-se falar em um tipo específico de inadimplência: a inadimplência escolar. Esse é o nome que se dá à falta de pagamentos de mensalidades.

Baixe o ebook: “Como acabar com a inadimplência na sua escola ou curso”

O perigo da inadimplência escolar

É normal que casos de inadimplência ocorram em qualquer escola ou curso. Porém, não se pode deixar que esse se torne um problema generalizado. Quando há um grande número de devedores a atividade na instituição de ensino fica ameaçada, pois o orçamento é comprometido. Podem passar a ocorrer os seguintes problemas:

  • Falta de investimentos em melhorias
  • Problemas na manutenção no espaço físico e equipamentos
  • Dificuldades para arcar com custos de operação
  • Cortes na folha de funcionários

Nessa situação todos os processos da escola ou curso ficam prejudicados, o que leva a uma queda na qualidade do ensino. E é por essas razões que a inadimplência precisa estar sempre sob controle.

Ainda tem dúvidas? Leia um artigo com tudo que você precisa saber sobre inadimplência escolar!

Quando um aluno é considerado inadimplente?

Segundo a definição do Banco Central, um aluno pode ser considerado inadimplente a partir da data de vencimento da mensalidade se o pagamento não for efetuado. Entretanto, é importante saber diferenciar atrasos nos pagamentos da inadimplência que pode gerar problemas.

Pode-se dizer que um atraso se transforma em um problema quando se prolonga ou se torna recorrente, passando a comprometer o orçamento da escola ou curso. Porém, esse “ponto crítico” varia de acordo com o modelo de negócios de cada instituição.

Assim, cabe à própria instituição identificar e definir como cada um dos casos será tratado. Algumas escolas, por exemplo, abordam inadimplentes 5 dias após o vencimento de uma mensalidade não paga. Outras levam mais tempo, ou mudam o discurso à medida em que o atraso se prolonga. A estratégia que depende da realidade de cada escola ou curso.

Acabe com os atrasos de mensalidade e facilite a cobrança com o método de pagamento usado pela Netflix!

Índices de inadimplência

A inadimplência escolar é um problema que pode e deve ser medido. Com números em mãos, é possível traçar estratégias para combatê-la. Aprenda mais sobre os índices de inadimplência!

Como calcular o índice de inadimplência da sua instituição

Para calcular a taxa de inadimplência de sua escola ou curso é preciso, em primeiro lugar, definir qual é o critério da sua instituição para que seu aluno seja considerado inadimplente. Depois, é só calcular a taxa de inadimplência:

A conta é a seguinte:

Valor total de mensalidades não pagas (que se incluem no critério de inadimplência) / valor total de mensalidades cobradas

O resultado, quando representado em percentual, é o chamado índice de inadimplência. Vale observar que o cálculo deve ser feito considerando o valor das mensalidades, e não o número de alunos.

O índice de inadimplência ideal

É natural que uma escola ou curso sempre tenha uma pequena taxa de inadimplência. Todavia, o aumento desse índice serve como sinal de alerta. Saiba qual é a taxa considerada normal e veja quando você deve começar a se preocupar com um problema de falta de pagamento.

  • Índice de inadimplência ideal: abaixo de 2%
  • Índice de inadimplência satisfatória: entre 2% e 3%
  • Índice de inadimplência crítica: acima de 3%

Não se esqueça: o trabalho de combate à inadimplência precisa estar sempre atento a esses índices.

Clique e acesse: Planilha Planilha inteligente de Controle de Inadimplência

Gostou do artigo? Compartilhe-o nas suas redes sociais e deixe sua opinião nos comentários!