Como uma ferramenta de cobrança ajuda sua escola a sair do vermelho
Se sua instituição de ensino estiver endividada, sair do vermelho deve ser a primeira prioridade. Mesmo que em um momento de dificuldades financeiras você não saiba o que fazer, a solução para o problema pode vir de uma maneira bastante simples. Uma ferramenta de cobrança de mensalidades, por exemplo, pode reduzir os índices de inadimplência, trazer uma receita maior e garantir o equilíbrio nas contas da sua instituição. É sobre esse processo de cobrança que vamos falar. Acompanhe o artigo!
Contas no vermelho: entendendo o problema
A inadimplência escolar é um dos principais fatores que levam escolas e cursos a enfrentar dificuldades financeiras. Em outras palavras: quando as mensalidades não são pagas, as receitas da instituição não são suficientes para arcar com todos os gastos e a escola ou curso acaba ficando com um saldo negativo.
Assim, uma das maneiras mais eficientes de acabar com o déficit financeiro em uma instituição de ensino é combater a inadimplência escolar, que costuma ser a causadora do problema. Para lidar com esse mal há diversas estratégias, que em geral se baseiam em um controle mais rigoroso dos pagamentos a receber. Nesse contexto, vale facilitar e automatizar a cobrança através de ferramentas desenvolvidas para essa finalidade, garantindo que um maior número de mensalidades seja devidamente pago em dia.
O que é uma ferramenta de cobrança?
Uma ferramenta de cobrança é uma funcionalidade presente em sistemas financeiros e sistemas de gestão. Ela é responsável por relacionar os alunos aos seus devidos planos de pagamento, emitir automaticamente as cobranças, enviar lembretes e avisos caso a mensalidade não seja quitada.
Além disso, como parte de um sistema financeiro completo, uma ferramenta de cobrança também serve para calcular e prever quanto sua escola deve receber, o que é fundamental em um planejamento financeiro adequado.
Saiba como fazer um planejamento financeiro para acabar com a inadimplência!
Como funciona a ferramenta?
A ferramenta de cobrança é parte de um sistema onde devem ser inseridos dados cadastrais dos alunos e seus responsáveis financeiros. A partir dessas informações ela consegue controlar todo o processo de cobrança, desde a emissão de boletos até o envio de avisos e lembretes.
O processo todo costuma funcionar da seguinte maneira:
- A instituição de ensino atribui um plano de pagamento ao aluno, estipulando o valor e o número de parcelas que ele deve pagar;
- O sistema emite cobranças de acordo com esse plano através de integrações com bancos, que permitem até a emissão de boletos registrados a um baixo custo;
- A ferramenta detecta quais pagamentos foram quitados e quais estão em aberto;
- A escola ou curso cria automações que enviam lembretes via SMS ou aplicativo para quem fica com mensalidades em aberto;
- Pais e responsáveis recebem automaticamente os lembretes quando a data de vencimento se aproxima e também recebem avisos se ficarem inadimplentes – o que praticamente elimina casos de esquecimento;
- Após o fechamento de um mês, a ferramenta indica quem ficou de fato inadimplente e pode emitir relatórios com esses dados para que a instituição tome as providências necessárias.
Veja porque usar a ferramenta de cobrança do WPensar!
E porque esse processo ajuda uma instituição a sair do vermelho?
A ferramenta de cobrança ajuda instituições de ensino a equilibrar as contas pois torna automático todo o processo de cobrar mensalidades e oferece um método de pagamento prático (boleto bancário).
Desse modo, não resta margem para falhas, esquecimentos e lentidão ao solucionar pendências. Pelo contrário: todos recebem lembretes que incentivam o pagamento na data correta, assim como os gestores ganham acesso imediato aos dados sobre inadimplência, o que agiliza a resolução de qualquer problema.
Com todos esses recursos para otimizar o processo de cobrança, tudo fica mais fácil. Mais mensalidades são pagas em dia, o que garante receitas maiores e soluciona, em grande parte, um problema financeiro na sua instituição.
Gostou de saber como uma ferramenta de cobrança pode te ajudar? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e deixe um comentário registrado aqui!