Como cobrar mensalidades atrasadas na sua escola

Como cobrar mensalidades atrasadas na sua escola

174

A inadimplência escolar é um dos maiores problemas enfrentados pelas instituições de ensino, afinal, o excesso de inadimplência pode levar a escola a ter sérios problemas financeiros. É preciso que a escola esteja munida de táticas efetivas para cobrar mensalidades atrasadas e evitar que essa adversidade aconteça.

Seguindo as dicas abaixo, você conseguirá minimizar a ocorrência da inadimplência, bem como resolver os casos pendentes com maior rapidez. Confira!

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital
Descubra como captar alunos para a sua escola ou curso

Como cobrar mensalidades atrasadas?

1 – Tenha um departamento responsável por cobrar mensalidades

Sua instituição de ensino deve ter alguém que seja responsável pela cobrança ou até mesmo uma equipe que execute essa função. Lembre-se que a cobrança não deve ser feita por pessoas que estão em contato direto com os alunos e responsáveis, para evitar constrangimentos. Portanto, especifique uma equipe para essa função.

Vale ressaltar que a Lei 9.870, de novembro de 1999, determina que o aluno inadimplente não pode sofrer nenhum tipo de constrangimento para que o pagamento seja realizado, bem como não pode ser impedido de fazer provas ou emitir documentos.

A Arcopay, empresa parceira da WPensar garante para as escolas uma receita recorrente todos os meses – ela fica responsável pela gestão das mensalidades e pela negociação com os inadimplentes.

Para conhecer a Arcopay, clique aqui!

2 – Tenha um documento padrão de procedimentos para combater a inadimplência

A instituição deve ter procedimentos claros para lidar com a cobrança de mensalidades atrasadas. O melhor é fazer um documento especificando o passo a passo que deve ser seguido em todas as situações de inadimplência. Veja sugestões dos passos a serem adotados na hora de cobrar mensalidades atrasadas:

  • Primeiro passo: Telefonar imediatamente, um dia após a data do vencimento da mensalidade, verificando a causa do não pagamento – às vezes, o responsável se esqueceu de pagar -, e anotá-la.
  • Segundo passo: Acertar com o responsável o pagamento para, no máximo, 3 dias, a partir da data do telefonema.
  • Terceiro passo: Anotar a data combinada.
  • Quarto passo: Enviar um e-mail um dia antes da data acertada para lembrar o responsável do combinado entre as partes.

Registre as informações

Lembre-se: quanto mais específicas forem as regras do procedimento, mais otimizada será a cobrança das mensalidades atrasadas. Peça um registro bem detalhado do andamento de cada situação em particular. Este registro deve conter:

  • A data do diálogo.
  • Quem foi a pessoa responsável pela cobrança.
  • Com quem essa pessoa conversou.
  • Qual foi a razão do não pagamento.
  • O que foi acordado entre as partes.
  • Qual o prazo estipulado para o pagamento.

Automatize as cobranças!

Um dos principais passos desse trabalho é automatizar as cobranças – antes, no dia e após o vencimento. Já existem ferramentas de gestão que permitem o controle de inadimplência por meio de uma série de ações programadas, como o envio automático de SMS ou e-mail para relembrar os responsáveis sobre o boleto.

3 – Ofereça formas facilitadas de pagamento 

Se ainda assim, o responsável não pagar o que deve à escola, alguém do departamento de cobrança deve conversar com ele pessoalmente e, se possível, pensar em outros meios de cobrá-lo, como por exemplo:

  • Parcelar a dívida.
  • Conceder algum tipo de desconto.

Para isso, ter uma equipe preparada para realizar essas ações é essencial, principalmente porque é preciso ter tato para lidar com diferentes perfis de clientes – alguns que podem ter seus filhos na escola há anos.

Como reduzir a inadimplência com pagamento recorrente?

4 – Seja claro quanto às consequências

Caso a data do pagamento do atraso chegue e o responsável ainda não tenha acertado as contas, deve-se voltar a conversar e procurar estabelecer uma nova data. É importante que o responsável compreenda a gravidade da situação. O departamento que vai cobrar as mensalidades atrasadas deve deixá-lo ciente que caso o montante não seja pago, o título poderá ser levado a protesto, conforme previsto em lei.

É importante que as consequências, tanto para quem atrasa quanto para a saúde financeira da instituição, sejam alinhadas nas primeiras negociações.

Entenda porque você deve usar uma ferramenta financeira para combater a inadimplência escolar

5 – Previna-se ao máximo para evitar a inadimplência

A escola deve adotar medidas preventivas para que não seja necessário cobrar as mensalidades atrasadas, como verificar se os responsáveis pelos novos alunos não possuem restrição no nome e oferecer descontos para responsáveis que pagarem antecipado.

Quanto aos casos de inadimplência, se for verificado que os procedimentos adotados previamente não funcionam, é hora de planejar melhor e elaborar uma nova estratégia de cobrança, que seja mais efetiva.

Uma alternativa, por exemplo, é o pagamento recorrente, que cobra o valor mensal direto do cartão de crédito do responsável financeiro, evitando qualquer tipo de esquecimento – principal motivo das inadimplências.

Para mais, é preciso ter total controle de suas finanças, evitando as várias planilhas e gerindo com qualidade. Nesse sentido, invista em uma ferramenta que reúna todos os dados financeiros da instituição, permitindo uma análise mais de afinada da saúde da instituição.

Pagamento recorrente para escolas e cursos: como facilitar a cobrança

6 – Mantenha um bom diálogo

Uma boa comunicação tem muito a acrescentar em todos os momentos – desde as ações de marketing, que captam alunos, à construção de relacionamento no dia a dia da instituição. E quanto mais próximo da família melhor. Nesse sentido, com um bom relacionamento e com bons canais de comunicação, a proximidade entre família e escola permite resolver casos de inadimplência com tranquilidade.

Além disso, essa proximidade é importante para que os contatos entre instituição e família não ocorram unicamente em situações burocráticas e formais, como em reuniões, renovação de matrícula ou cobranças de mensalidade.

Veja como uma comunicação eficaz ajuda a reduzir a inadimplência na sua instituição de ensino

7 – Adote uma ferramenta de gestão escolar que controle a inadimplência

Com um sistema de gestão escolar, além de ter os setores acadêmico, pedagógico e financeiro integrados, você pode automatizar cobranças (por SMS ou e-mail) e controlar a inadimplência. O sistema, entre outras funções, permite controlar o fluxo de caixa, emitir notas fiscais e relatório de alunos inadimplentes.

Com o apoio da tecnologia, você facilita o trabalho da sua equipe, consegue acompanhar diariamente a situação financeira da instituição, integrando com as demais informações necessárias para a gestão.

Quer ter uma ideia de como a tecnologia pode te ajudar? Conheça nossa Planilha Inteligente de Controle de Inadimplência. Ela representa um pouco do que nosso sistema faz e permite que você:

  • Registre todas as informações dos alunos e responsáveis devedores;
  • Cadastre as informações das parcelas em aberto e calcule juros e multa de forma automatizada;
  • Acompanhe o gráfico de inadimplência e analise os pagamentos atrasados e recebidos;
  • Acompanhe o fluxo de cobrança e registre todas as informações das negociações realizadas.

Quer utilizar a planilha gratuitamente? Clique no banner abaixo:

Clique e acesse: Planilha Planilha inteligente de Controle de Inadimplência

O que você tem feito para combater a inadimplência em sua instituição? Compartilhe com a gente nos comentários!