aumento da inadimplência escolar causa problemas para gestores escolares

4 erros que levam ao aumento da inadimplência escolar

18

O aumento da inadimplência escolar é um dos maiores problemas de escolas e cursos, por isso, é um assunto que merece atenção especial dos gestores escolares. Todavia, muitas instituições de ensino não lidam com a inadimplência escolar da maneira correta: tentam apenas combatê-la quando ela já causa estragos, mas não se preocupam em preveni-la.

Na realidade, a melhor maneira de reduzir o problema de falta de pagamentos é evitar alguns erros estratégicos que aumentam os riscos de inadimplência. Acompanhe este artigo e veja quais são as falhas que deixam sua instituição  em dificuldades financeiras. Veja também como evitar esses problemas e garantir o sucesso da sua escola ou curso!

Como identificar um problema de inadimplência escolar

É normal  que algumas mensalidades fiquem em atraso ao fim de cada mês, já que diversos motivos podem levar a falta de pagamento. Porém, esse atraso transforma-se em um problema quando o aumento da inadimplência escolar começa a comprometer o orçamento da instituição e prejudicar seu funcionamento.

A maneira mais efetiva de avaliar a situação financeira de uma escola ou curso é calcular o índice de inadimplência, que deve ficar dentro de alguns parâmetros ideais.

Saiba como calcular o índice de inadimplência e veja quais são os números ideais.

Vale lembrar: mesmo que sua escola ou curso não esteja sofrendo com a inadimplência, é preciso evitar os erros que falaremos adiante para prevenir esse problema

Erros que levam ao aumento da inadimplência escolar

Não controlar os pagamentos de maneira eficiente

Algumas instituições ainda trabalham com um controle financeiro burocrático e pouco eficiente, o que prejudica todos os processos da escola, em especial a cobrança de mensalidades. O grande problema de não monitorar quem está inadimplente é deixar que a falta de pagamentos se prolongue por muito tempo, pois o quadro pode acabar se complicando.

Nesses casos os alunos ou responsáveis inadimplentes podem acabar contraindo uma grande dívida que muitas vezes não conseguem pagar. Todavia, essa situação pode ser evitada se a escola ou curso dispor de uma ferramenta eficiente para ver quem tem mensalidades em aberto. Desse modo, fica fácil identificar e tratar rapidamente o aumento da inadimplência escolar.

Baixe a planilha de controle da inadimplência e resolva esse problema!

Não oferecer métodos de pagamento práticos

Pais, responsáveis ou alunos que pagam mensalidades podem deixá-las em aberto por simples esquecimento ou desorganização, mesmo que tenham condições de pagar. Quando uma escola ou curso não oferece formas de pagamento muito práticas, esse tipo de problema tende a aumentar. Todavia, esse é o caso de inadimplência mais fácil de combater: basta adotar métodos de pagamento mais práticos.

Uma boa solução é emitir as cobranças de mensalidades através de boletos bancários, pois estes podem ser pagos em qualquer agência bancária ou mesmo através da internet, pelos sites e aplicativos dos bancos. Desse modo, ninguém deixa de pagar por falta de tempo de ir à secretaria da sua instituição.

Leia mais: veja 7 passos para receber as mensalidades em dia!

Atrair alunos fora do seu público alvo

Algumas mensalidades ficam em aberto porque o aluno ou seu responsável realmente não tem condições financeiras de pagar. Quando isso acontece, a escola tem uma parte de responsabilidade, já que atraiu e matriculou um  aluno que não faz parte do público alvo da instituição.

Essa é uma das situações mais difíceis de se reverter, por isso, deve ser sempre evitada através de um trabalho de posicionamento no mercado. Não se trata de “selecionar” alunos, mas sim deixar claro quanto custam seus serviços. Assim, um interessado na sua escola ou curso é capaz de decidir de maneira consciente se consegue ou não arcar com as suas mensalidades.

Veja como fazer um planejamento de captação para atrair o público certo.

Fugir da negociação

Sua instituição também precisa ter uma certa flexibilidade ao lidar com problemas de inadimplência escolar, que muitas vezes podem ser resolvidos através de uma negociação. Quando algum aluno não consegue pagar as mensalidades e acumula dívidas com a escola ou curso, pode ser conveniente fechar um acordo perdoando parte da dívida ou parcelando o valor.

Através de uma negociação justa, é possível receber pelo menos boa parte do que os inadimplentes devem e então equilibrar as contas da instituição, algo que não seria possível se a escola ou curso insistisse em cobrar algo que o inadimplente não tem condições de pagar. Lembre-se: a simples negociação é uma das maneiras mais práticas e justas de combater o aumento da inadimplência escolar.

Saiba também como fazer um plano de ação para acabar com a inadimplência na sua escola ou curso!

Conte conosco para combater o aumento da inadimplência escolar!

Baixe o material: Ebook Como acabar com a inadimplência na sua escola ou curso?
Gostou desse artigo? Compartilhe-o nas suas redes sociais e deixe um comentário registrado abaixo!