Veja como a gestão do tempo pode te ajudar a economizar na sua escola

14

Todo mundo sabe que tempo é dinheiro e, no caso de instituições de ensino, essa realidade não é diferente. Fazer uma boa gestão do tempo utilizado por professores, pedagogos, diretores e até por alunos, pode ser um diferencial nas finanças da sua escola.

Quer fazer com que as atividades necessárias para o bom funcionamento da sua escola sejam feitas na hora certa? Confira algumas ações importantes para isso!

Atenção à grade de aulas

Um dos grandes gargalos de tempo nas escolas faz referência ao deslocamento de professores entre salas de aula e até mesmo entre unidades de uma mesma instituição. Por isso, preste atenção às aulas de um mesmo professor para turmas diferentes ao longo de uma semana, por exemplo.

Se o seu educador precisa voltar, todos os dias, ao mesmo colégio para ministrar apenas uma matéria você está gastando mais com o deslocamento diário desse professor. Da mesma forma, evite que um mesmo mestre dê aulas no mesmo dia, em unidades diferentes da sua instituição.

Agende reuniões regulares e com atencedência

As reuniões são fundamentais para que a sua equipe esteja alinhada em busca dos mesmos objetivos. Por isso, tenha em mente que esses encontros não devem ser improvisados ou marcados de última hora.

No ínicio de cada ano letivo, determine a periodiodicidade em que as reuniões pedagógicas serão realizadas, de acordo com as séries ou com as áreas de atuação. Combine, com a sua equipe de coordenação, um dia fixo da semana ou do mês para que essas reuniões aconteçam e já programe datas alternativas, caso esses dias caiam em feriados, por exemplo.

Da mesma forma, pense com antecedência na dinâmica de cada reunião, definindo o tempo certo de duração. Isso só é possível se cada encontro for bem planejado e cada tópico seja previamente roteirizado.

Para cada faixa etária, faça uma pausa correspondente

A programação para pausas nas aulas, lanches e recreações variam muito de uma faixa etária para outra. Adolescentes e alunos de programa de educação de jovens e adultos precisam dedicar menos tempo a esses momentos.

As crianças menores, ao contrário, demandam mais atenção dos adultos nestes momentos e, portanto, precisam de mais tempo para se alimentarem, por exemplo. Por isso, separe uma parte maior do dia para as pausas dos pequenos.

Também convém lembrar que realizar os recreios de todas as turmas em um mesmo horário é problemático. Primeiro, você irá sobrecarregar o trabalho de funcionários que precisam estar ativos nesse momento, como cozinheiras, lancheiras e auxiliares que acompanham os alunos no momento de lazer.

Conflitos entre adolescentes e crianças por espaços de lazer, como quadras, também podem surgir em caso de superlotação e a sujeira acumulada de uma única vez será muito maior. Por isso, programe o dia da sua escola para que cada série ou conjunto de séries tenha um horário específico para fazerem uma pausa nos estudos.

Pense nos horários dos pais

A presença dos pais na sua escola é algo que não pode ser negligenciado: afinal, todos queremos que as famílias estejam empenhadas na educação dos seus filhos. O principal meio de promover esse encontro entre pais e educadores é pela famosa reunião de pais.

No entanto, esse momento pode ser prejudicado caso haja grande abstenção dos convidados, forçando a escola a abrir novas datas para esse tipo de encontro, o que gera custos. Para evitar esse problema, marque as reuniões com bastante antecedência e procure horários em que você sabe que os pais terão disponibilidade, como o horário de almoço ou o fim do expediente.
Baixe o material: Ebook Produtividade na Escola (Starline)
Tem alguma solução para a gestão de tempo que ajudou a sua escola a economizar dinheiro? Compartilhe conosco!