Criando uma cultura de aprendizagem com tutoria digital

Criando uma cultura de aprendizagem com tutoria digital

52

Com a atual crise – em razão da pandemia da COVID-19 – muitas escolas se viram na posição de superar diversos desafios importantes, tais como: a implementação do ensino híbrido, o baixo engajamento dos alunos com as matérias e o desnível dos estudantes.

Por isso, as escolas do país iniciaram uma busca por um diferencial competitivo que crie uma oferta híbrida relevante para seus alunos. No meio de tantas opções que se apresentam, uma coisa é clara: as escolas que não conseguirem inovar, ficarão para trás.

Com o ensino remoto, os problemas com relação ao desnível dos alunos ficaram mais nítidos, o que acarretou um aumento nas reclamações dos pais e, consequentemente, cancelamentos de matrículas. Logo, para balancear o conhecimento dos alunos, um ensino personalizado é necessário.

Neste artigo, vamos entender um pouco o quanto esse desnível afeta o estudante e como as escolas podem utilizar a tutoria digital para resolver esse problema e transformá-la em uma vantagem.

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital

Desnível de conhecimento na sala de aula

O desnível de conhecimento dos alunos é um dos grandes problemas do ensino básico no mundo e salientou-se na pandemia. Ele deriva do modelo de ensino tradicional e padronizado em que todos recebem a mesma informação e da mesma forma.

Embora faça parte de toda a vida escolar, o desnível de conhecimento é mais acentuado no ensino médio. Os resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) são um reflexo disso:

Tabela IDEB 2019

As dinâmicas de aulas virtuais aumentam ainda mais esse problema, visto que 54% dos alunos estão desmotivados a estudar durante a pandemia.

Para enfrentar esses problemas, as escolas precisam encontrar novas maneiras de ensinar e reforçar o aprendizado através de intervenções pedagógicas.

Para isso, é preciso garantir que elas tenham um ambiente propício para criar uma cultura de aprendizagem, mesmo sem os limites do campus da escola.

Uma das formas de fazer isso é através de um espaço de tutoria on-line.

Tutoria Digital para criar espaços e cultura de aprendizagem

Apesar dos desafios atuais da área educacional, soluções como o TutorMundi movimentam o cenário de transformações na maneira de aprender.

Sem horário marcado e ao alcance da mão, a tutoria digital permite que seus estudantes tenham contato com tutores em qualquer disciplina imediatamente.

Seus alunos podem se conectar com tutores das melhores universidades do país na hora, 24/7, através de um aplicativo de celular.

Os atendimentos acontecem sob demanda, só quando os alunos precisam. O que ajuda a resolver o problema do desnível, já que o ensino se torna personalizado. Além disso, sem filas e sem professor ocioso.

Saiba como o TutorMundi pode inovar seu ensino híbrido

Benefícios da tutoria digital

Para alcançar uma cultura de aprendizagem, a escola precisa permitir que estudantes possam avançar seus estudos nos temas que têm mais facilidade, enquanto buscam o caminho ideal para aprender assuntos que possuem mais dificuldade. Isso pode ser feito através da tutoria digital.

Tanto na educação presencial como no ensino a distância, a tutoria oferece um apoio para a aplicação de metodologias ativas de aprendizagem, que colocam o aluno no centro da construção do conhecimento.

De forma personalizada, aluno e tutor trabalham juntos para melhorar a compreensão do conteúdo e garantir a qualidade do aprendizado, respeitando ritmo e estilo individuais e diminuindo o desnível da turma.

Programas de tutoria ajudam o aluno a desenvolver habilidades de estudo e aprendizado que vão acompanhá-lo durante toda a sua jornada.

São benefícios proporcionados pela tutoria:

  1. Desempenho acadêmico –  tutoria tem impacto direto nas áreas com maior dificuldade do aluno, ajudando no desempenho em provas, atividades e avaliações.
  2. Personalização do ensino – um programa de tutoria eficaz garante que o aluno aprenda da forma que mais funciona para ele, com ritmo e conteúdo personalizado.
  3. Hábitos de estudo – estudantes que participam de programas de tutoria tendem a criar hábitos de estudo fora da sala de aula, sem barreiras quando as dúvidas surgem.
  4. Autoestima e confiança – ajuda a deixar os alunos mais motivados e confiantes com o bom desempenho escolar.
  5. Pensamento crítico – com um programa de tutoria, os alunos são estimulados a pensar criticamente sobre os problemas e a buscar soluções eficazes.
  6. Independência intelectual – fornece habilidades para que os alunos aprendam por conta própria.
  7. Desafio para alunos mais experientes – mesmo que o estudante tenha bom desempenho, a tutoria estimula que ele evolua através de desafios mais complexos.
  8. Melhora as habilidades sociais – estimula o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e comunicativas, além de um bom relacionamento com os colegas.
  9. Identifica dificuldades de aprendizagem – o programa de tutoria pode ajudar a encontrar as dificuldades que devem ser trabalhadas pela escola.
  10. Feedback personalizado – com o atendimento individual, o aluno pode receber retorno direto e detalhado sobre o trabalho e entender melhor suas dificuldades e habilidades.

Identificando pontos de melhoria

Para trazer valor para a gestão escolar e coordenadores pedagógicos, o TutorMundi conta com uma área de relatórios pedagógicos sobre o uso e evolução dos seus alunos. 

O corpo docente pode verificar o número de atendimentos, tempo de tutoria e as principais dificuldades de aprendizagem dos seus alunos. 

Esses dados podem ser da escola toda ou filtrados por série, turma ou por aluno, individualmente. Os relatórios do TutorMundi são usados para organizar aulas de reforço escolar e, assim, identificar possíveis fraquezas do currículo escolar. 

Conclusão

A tutoria digital oferece um acompanhamento integral para o aluno e, para a escola, um forte diferencial para enfrentar um mercado cada vez mais competitivo.

Promovendo a união entre o reforço para um melhor desempenho escolar e o cuidado com o aluno, o processo de ensino-aprendizagem fica mais humanizado e desenvolve uma cultura de aprendizado nos alunos.

Gostou de conhecer as possibilidades que a tutoria digital proporciona? Entenda como o Colégio Fator usou TutorMundi para enfrentar a crise da pandemia.