Tecnologia pode renovar a educação em um cenário de mudanças

79

Os alunos de hoje são muito diferentes dos que tínhamos há 15 anos. Devido à revolução tecnológica, crianças e adolescentes interagem com mais frequência com telas do que com pessoas. Eles estão sendo criados em uma comunidade global, sem que para isso precisem deixar suas casas. As mudanças são muitas e grandes. Por isso, não é mais possível, nem viável ensinar esses jovens com os mesmos métodos pedagógicos utilizados nas últimas décadas e sem os benefícios da tecnologia. É necessário renovar a educação como um todo.

Algumas medidas, relacionadas ao uso da tecnologia, podem ser adotadas pela escola a fim de fazer com que a educação acompanhe o compasso das mudanças mundiais.

Veja como a tecnologia pode estimular os alunos na leitura

Dar continuidade ao ensino em casa

Atualmente, é possível ter acesso aos professores, recursos e deveres por meio da internet. Tais recursos podem ser acessados em tempo real sempre que necessário. Desta forma, o que foi aprendido em sala pode ser expandido fora do ambiente escolar.

Estabelecer projetos e pesquisas

O aluno pode aprender ainda mais fazendo pesquisas escolares em casa ou mesmo na escola. Desenvolver projetos é um das formas eficazes de renovar a educação, pois, com eles, acontece a interação e a troca de ideias entre alunos e há o incentivo de aprender a aprender, ou seja, os estudantes buscam conhecimento sozinhos, seguindo as tendências desejáveis da educação atual.

Atender às necessidades de todos os alunos

Quando os alunos interagem com o computador, faz com que eles desenvolvam seu potencial de forma gradativa, ou seja, eles aprendem dentro de seu próprio ritmo. Assim, é possível acompanhar a evolução dos estudantes e respeitar o ritmo de aprendizagem de cada um deles, o que condiz com a modernidade que precisamos em nossas salas de aulas. Além disso, portadores de necessidades especiais, hoje incluídos nas salas comuns, são amplamente beneficiados pela tecnologia, havendo uma vasta gama de programas específicos para estudantes com dificuldades motoras, intelectuais, visuais ou auditivas.

Utilizar livros interativos

Por meio de livros virtuais interativos, o aluno pode participar da execução de fórmulas químicas, ver o corpo humano em toda sua dimensão e de modo tridimensional, entre outros recursos. Tais livros são constantemente atualizados, o que traz uma imensa vantagem se comparados aos livros tradicionais. Além dessa questão, há a vantagem de não precisar carregar o excesso de peso que os livros didáticos impressos impõem às costas das crianças e adolescentes. Modernos, arrojados e motivadores, voltados para os tempos atuais, os livros virtuais enriquecem as aulas.

Descubra 5 tendências em tecnologias da educação para os próximos anos

Expandir o universo dos alunos

Com a tecnologia, há a possibilidade de expansão do universo dos alunos, que podem interagir entre si, quer seja com os companheiros de sua sala, quer seja com estudantes de outras salas, escolas e até mesmo de outros países. As interações proporcionam mais aprendizagem e a diversidade de pontos de vista e culturais, tornando o aluno mais ciente do mundo que o cerca.

Evoluir os processos administrativos da escola

Para renovar a educação é preciso também renovar o administrativo. Para que uma escola seja bem gerida, é essencial que o gestor disponha de tempo hábil para dedicar-se à educação. Por meio de um sistema escolar de qualidade, é possível dinamizar toda a burocracia escolar, bem como ter contato direto com pais, que ficarão cientes de tudo que ocorre com seus filhos na escola.
Isso aumenta a eficiência da escola como um todo, além de gerar economia, pois muito do que precisa ser impresso passa a constar apenas virtualmente, evitando assim o desperdício e acúmulo de papel. Assim, se um pai precisar, por exemplo, de uma declaração com as notas de seu filho, poderá ser feita de maneira dinâmica, permitindo ao gestor dedicar mais tempo ao que realmente importa: a educação.

Baixe o material: Ebook Como inovar sua instituição de ensino com tecnologia educacional

Como você acha que a tecnologia tem modificado a educação? Compartilhe conosco sua opinião!