Como a tecnologia é um diferencial competitivo para as escolas?

Como usar a tecnologia como diferencial competitivo?

42

Usar tecnologia como aliada na gestão escolar já é realidade em muitas instituições de ensino, mas você sabia que as ferramentas são um diferencial para captar e fidelizar alunos?

Isso, porque a escola que usa as melhores ferramentas tecnológicas demonstra preocupação com a entrega de um serviço de qualidade – dentro e fora de sala de aula.

E para que esse diferencial fique claro para as família, é preciso entender como o uso da tecnologia otimiza e melhora o ambiente escolar para, então, apresentá-lo como vantagem.

Pensando nisso, elaboramos esse artigo onde apresentamos a tecnologia como diferencial para toda comunidade escolar. Acompanhe a leitura!

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital
Descubra como captar alunos para a sua escola ou curso

Escolas modernas com gestão moderna

Todas as escolas, mesmo com suas diversas metodologias de ensino, precisam se atualizar. Com a internet, as novas gerações já nascem imersas em um mundo digital e conectado. Por isso, é papel das instituições de ensino compreender o funcionamento desses novos processos e aplicá-los no ensino-aprendizagem.

E “ser moderno” não deve ser encarado como um problema. A tecnologia surge como aliada, seja na resolução de atividades diárias ou em seu uso como acessório condutor de uma aula.

As ferramentas estão cada vez mais sofisticadas e são feitas sob medida para a realidade das escolas, facilitando o uso e reduzindo horas de trabalhos manuais.

Vale lembrar!

Uma escola que busca passar uma imagem de inovação e modernidade precisa apresentar esse aspecto em todas as áreas possíveis. Isso quer dizer que suas salas de aula precisam ser bem equipadas, que a comunicação precisa ser feita em ambiente digital e que todos os processos administrativos devem ser resolvidos de forma rápida e prática – acabando de vez com a papelada.

Nesse sentido, a escola passa a usar a tecnologia como diferencial porque ultrapassa o discurso de que quer “formar cidadãos do futuro”, dando exemplos do uso cada vez maior da tecnologia em nossas tarefas diárias.

Quais são os diferenciais da tecnologia?

Informação a qualquer hora

Se sua escola usa um Sistema de Gestão Escolar ou uma Agenda Digital é possível identificar diversos diferenciais competitivos. Um dos que mais se destaca é a facilidade de acesso à informação a qualquer hora e de qualquer dispositivo.

Tanto a família como sua equipe podem, em poucos minutos, acessar dados acadêmicos, financeiros ou pedagógicos e fazer solicitações à secretaria, no caso de um Sistema de Gestão Escolar.

Já para quem usa a Agenda Digital, é possível entrar em contato com a escola, receber informes e acompanhar a rotina da criança de qualquer smartphone.

Mais formas de participação das famílias

Ao contratar um serviço tecnológico a escola ganha também participação ativa da família, mesmo das que apresentam longas rotinas de trabalho. Isso acontece porque é muito mais fácil de manter os pais atualizados e alinhados com a escola ao permitir o acesso à informação na palma da mão.

Do próprio celular, o responsável já confere como está a vida acadêmica do estudante, cumprindo seu papel no acompanhamento dos estudos. Além da rotina, é possível ver conteúdos dados em sala, lista de atividades, datas de provas e trabalhos e ter controle das horas de entrada e saída.

Veja mais: O que pais e alunos ganham com um sistema de gestão escolar?

Solicitação de documentos

Esqueça as filas na secretaria! Ao apostar em tecnologia, a escola consegue criar fluxos de solicitação e emissão de documentos pela plataforma online. Assim, as famílias não precisam ir presencialmente até a escola para pedir uma declaração, por exemplo.
Além disso, a emissão de boletos pode ser feita diretamente pelo sistema, que também envia lembretes de cobrança para evitar casos de inadimplência.

Segurança das informações

Na era digital, oferecer segurança de dados e de informação é uma vantagem não só para quem contrata a ferramenta, mas para todos os envolvidos. Você pode garantir para as família que todas as informações de cada aluno estarão seguras.

O Sistema de Gestão Escolar reúne todos os dados da vida escolar do aluno em um lugar e assegura que esses dados não serão perdidos e que não serão acessados por quem não tem autorização.

Da mesma forma, com a Agenda Digital você mantém todas as mensagens em segurança, além de poder escolher quais canais serão utilizados: entre família e secretaria e/ou entre família e professores, por exemplo.

Otimize a gestão da sua escola!

Aproveite as vantagens do uso da tecnologia e melhore sua gestão! Com ferramentas tecnológicas pensadas para escolas, você reduz a papelada e transforma horas de trabalhos manuais em poucos cliques.

As vantagens do sistema reduzem filas de atendimentos e trabalhos desnecessários. Além disso, o gestor consegue ter uma visão ampla da escola, integrando todas as áreas da gestão.

Apostar em tecnologia muda a realidade de trabalho na sua instituição de ensino e atrai novos alunos, porque mostra preocupação em resolver qualquer situação com eficiência.

Clique e acesse: Página O que é um  sistema de gestão escolar - Clique e descubra

O que você tem feito para manter sua instituição moderna? Conta pra gente nos comentários!