Sintomas de que sua instituição de ensino está doente

Sintomas de que sua instituição de ensino está doente

36

Sintomas que afetam a saúde das instituições de ensino. Quais dores e doenças indicam que a gestão escolar precisa de melhorias? Confira o tratamento ideal!


Quando estamos doentes, nenhum tratamento intensivo é simples. É preciso dar o primeiro passo e seguir a receita médica até ficar com a saúde em dia novamente. Além disso, precisamos adotar hábitos saudáveis para que a doença não volte – o cuidado é diário!

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital

Mas, e no setor educacional? Como podemos identificar as doenças que afetam a saúde de uma instituição de ensino? E mais: como podemos tratar esses sintomas para que a escola não diminua a qualidade do ensino e perca alunos?

Nesse artigo, separamos uma lista com as principais dores que interferem na qualidade da gestão e do ensino, listamos os sintomas para você conseguir identificá-los e receitamos os melhores remédios para cada situação. Confira!

Dores e sintomas comuns nas instituições de ensino

1- Alta inadimplência

Sintomas: Falta de pagamento ou atraso de mensalidades, que representa risco ao equilíbrio financeiro da instituição e à qualidade do ensino. Se a situação sair do controle,  os problemas aumentam e fica difícil investir em melhorias, fazer a manutenção do espaço físico e a atualização de equipamentos, além de ocasionar cortes na folha de funcionários.

Tratamento: Para esse problema generalizado, o remédio é acompanhar mensalmente o relatório de alunos inadimplentes e:

  • Enviar o boleto via e-mail e SMS, para que os alunos ou responsáveis sempre os tenha em mãos;
  • Automatizar descontos em pagamentos antecipados para estimular a quitação dos boletos o quanto antes;
  • Enviar SMS e e-mail de lembrete antes e após o vencimento da fatura, alertando sobre o pagamento;
  • Oferecer condições de renegociação e criar novos planos de pagamento para alunos inadimplentes.

Fazendo o tratamento com um Sistema de Gestão Escolar, todas essas ações são feitas de forma rápida, acessível e automatizada.

Saiba mais: Como um sistema de gerenciamento escolar pode reduzir a inadimplência

2- Captação sem resultados

Sintomas: Perda de dinheiro na divulgação de campanhas que não trazem retorno, resultando em salas de aula vazias. Dificuldade de identificar o canal mais eficiente para atrair novos alunos e dificuldade de saber os motivos que os fazem escolher outras instituições.

Tratamento: O uso diário de um CRM com integração ao Sistema de Gestão Escolar fará com que a instituição tenha todas as etapas de captação bem definidas. Com dados precisos sobre seu público e sobre quem escolheu não estudar com você, é possível entender em que a escola precisa melhorar e onde investir nas campanhas para o retorno ser certeiro. Profissionalizar a captação de alunos é o remédio que cura qualquer sala de aula vazia.

3- Falta de integração entre os setores

Sintomas: Parece que todo mundo sabe de tudo, mas no final a desinformação é grande e os funcionários estão desengajados. Além disso, gestores e colaboradores só conseguem ter um olhar segmentado da instituição, porque utilizam um programa ou planilha para cada área, gastando muito tempo trabalhando. Há dificuldade de compreender a interferência de cada setor no conjunto da gestão.

Tratamento: Para tratar a desinformação é preciso investir na comunicação interna, no alinhamento de linguagem e na gestão de metas e objetivos. A instituição precisa focar nas ações definidas pelo plano de gestão escolar e nas diretrizes do PPP.

Quando os sintomas atingem a gestão, é preciso escolher uma ferramenta que permita unificar as atividades financeiras, pedagógicas e acadêmicas. Assim, com níveis de uso e setores integrados, o gestor terá uma visão global e analítica para a tomada de decisões e investimento em melhorias.

4- Pais distantes da instituição

Sintomas: Eventos vazios, ninguém sabe nada do que está acontecendo, as campanhas não funcionam, os responsáveis não comparecem às reuniões e não acompanham a vida escolar do aluno – prejudicando a formação.

Tratamento: Dose diária de relacionamento com as famílias! Para isso, tanto a Agenda Digital quanto o Sistema de Gestão Escolar atuam nesse problema. A Agenda Digital permite que a instituição publique conteúdos no aplicativo e envie mensagens, convites de reuniões e a atualização da rotina diária dos alunos.

No Sistema de Gestão Escolar, eles terão acesso a um portal com as informações da vida escolar do aluno, poderão acessar os boletos de pagamento, solicitar documentos, entre outros. Com tudo fácil e na palma da mão, é possível aproximar família e escola.

5- Processos manuais

Sintomas: A sensação geral é de descontentamento: tudo no atendimento demora muito e depende de muitas etapas e pessoas. Caos na secretaria: pilhas de papel, qualquer processo simples leva tempo, existe burocratização para solicitar e emitir documentos e os boletos precisam ser gerados manualmente.

Tratamento: A Agenda Digital e o Sistema de Gestão Escolar WPensar são suplementos necessários para entrar na sua rotina e combater esse caos. Com a Agenda, por exemplo, você pode programar e automatizar informes, disparar mensagens e abrir canais de atendimento – com a facilidade de resolver tudo na palma da mão.

No Sistema de Gestão, as informações estarão armazenadas em bancos de dados seguros e todas as ações serão realizadas em poucos cliques – reduza o trabalho e o estresse da sua equipe de funcionários!

6- Concorrência crescendo

Sintomas: Mercado concorrido, que gera uma disputa acirrada por diferenciais para reter e conquistar alunos. Você sente que sua instituição não consegue se destacar no mercado e não atrai interessados.

Tratamento: Investir em diferenciais! Esse tratamento é contínuo e depende de pesquisa e visão de mercado, além de uma gestão de qualidade. Para encarar a competitividade você precisa:

  • Entender as demandas do seu setor, se atualizando em congressos e feiras, como a Bett Educar;
  • Conhecer bem sua instituição para entender os diferenciais dela que merecem destaque no mercado;
  • Ter um marketing educacional de qualidade, com investimento nos canais que atraem seu público;
  • E, como nós acreditamos que gestão de qualidade melhora a qualidade do ensino, investir em uma ferramenta que profissionaliza seu trabalho de gestor permitirá que você dedique tempo para que o ensino seja um diferencial – ou pela metodologia ou pelos recursos tecnológicos e aulas diferenciadas.

Que tal fazer uma consulta presencial com os Doutores da Gestão Escolar?

Quando falamos em gestão escolar, é preciso que o tratamento tenha foco na profissionalização do trabalho, com o uso de ferramentas desenvolvidas especificamente para atender a sua realidade. E não adianta procurar qualquer médico: se a saúde da sua instituição está em risco, é preciso se consultar com quem entende do assunto.

Os Doutores da Gestão Escolar são os especialistas da WPensar que conhecem o contexto das instituições de ensino e apontam as melhores soluções para, além de melhorar os sintomas, prevenir qualquer problema que possa afetar a qualidade de vida de escolas e cursos, mantendo o foco no ensino.

Então, dê uma olhada em sua agenda e anote sua consulta!

Você tem um encontro marcado com os Doutores da Gestão Escolar na Bett Educar 2020.

Venha fazer sua consulta presencial, receber um diagnóstico da comunicação e da gestão de sua instituição, e saia encaminhado para um tratamento de sucesso!

De 12 a 15 de Maio, no Transamerica Expo Center, São Paulo.

Consulte-se com os Doutores da Gestão Escolar na Bett Educar 2020