Seja o líder da sua escola - Conheça as 3 melhores práticas para gestores educacionais de sucesso

Seja o líder da sua escola – Conheça as 3 melhores práticas para gestores educacionais de sucesso

52

Professores e gestores educacionais são essenciais para a sobrevivência de uma instituição acadêmica, pois, é através de uma gestão eficiente, que o relacionamento entre o público e os funcionários é feito.

E para que esse relacionamento ocorra de melhor maneira possível, é preciso criar um ambiente agradável, no qual os alunos tenham fácil acesso ao que é oferecido.

Mas para ser um administrador do setor educacional é necessário potencializar algumas habilidades de liderança. Separamos aqui três habilidades fundamentais e práticas de gestão para quem quer ser um líder bem sucedido e trazer os resultados esperados:

1 – Construa relacionamentos

É imprescindível ao bom gestor conseguir equilibrar o orçamento da escola, os equipamentos disponíveis, os investimentos necessários, a satisfação dos professores, pais e estudantes, a taxa de inadimplêcia e evasão escolar, etc. E para que tudo possa fluir da melhor maneira possível, é necessário construir relacionamentos fortes com todos da comunidade escolar.

Para construir bons relacionamentos é necessário:

Criar confiança

Para isso é preciso ter conhecimento sobre todos os processos que estão sob sua supervisão e também saber direcionar para pessoas certas os assuntos que podem ser delegados. Estude a sua organização e dê respostas certeiras quando algo lhe for perguntado. Dessa forma você conquista a confiança dos alunos, familiares de alunos e da sua equipe, fazendo com que todos busquem os mesmos objetivos.

Trabalhar com transparência

Procure manter a transparência com pais, alunos e professores. Uma boa prática é mantê-los sempre informados sobre o cenário da instituição, as ações previstas para o futuro e o que a escola está fazendo para alcançá-las.

Para os colaboradores, essas informações podem ser mais detalhadas. Informe para sua equipe sobre as taxas de evasão, inadimplência, desempenho de alunos, etc. e destaque a importância de cada setor e de cada um deles no processo de melhoria. Isso despertará em sua equipe o espírito de dono e os tornarão mais responsáveis em suas tarefas e atitudes diárias.

Além disso, é indicado também divulgar as novas aquisições de materiais de livros para a biblioteca e melhorias no ambiente escolar. As pessoas gostam de manter relacionamentos e ajudar pessoas transparentes.

2 – Aprimore suas habilidades de liderança

Habilidades de liderança são importantes tanto para liderar seu time de trabalho quanto para conquistar a posição de respeito do ponto de vista dos estudantes. Escutar e ser visionário são duas das características comuns em líderes.

Escutar

Para tomar decisões corretas deve-se primeiramente saber ouvir. Quando se está em uma posição de liderança, as pessoas vão até você para dar sugestões e fazer reclamações sobre o andamento da instituição. É nesse momento que você deve parar para ouvir as críticas construtivas e as opiniões relevantes para melhorar sua instituição de ensino.

Por seu papel estratégico, é comum que a gestão da escola não tenha tempo para acompanhar as tarefas rotineiras da equipe, por isso, um colaborador que está envolvido no andamento das tarefas do dia a dia pode dar uma sugestão de melhoria que você não havia pensado anteriormente. Converse com suas equipes, escute o que elas têm a dizer e mostre que a opinião deles é relevante.

Ser Visionário

Líderes sonham grande e fazem o possível e o impossível para alcançar esses sonhos. Seja você mesmo a representação dos valores que sua instituição defende e acredite fielmente na visão da organização. Transmita isso para as pessoas no seu dia a dia até que elas acreditem que seus sonhos podem ser postos em prática e lutem junto com você para que isso aconteça.

Além disso, busque se manter sempre atualizado sobre o que acontece no mercado de educação e traga novidades para compartihar com seus colaboradores. Desta forma, eles perceberão que você preza pelo crescimento coletivo e se sentirão mais motivados a se aprimorar e trazer inovações para dentro da sala de aula e para suas tarefas diárias, melhorando a qualidade do ensino e, consequentemente, os resultados da sua instituição.

3 – Use as novas tecnologias

As tecnologias foram desenvolvidas para facilitar o trabalho dos gestores e desafogar a tão atribulada rotina dos líderes escolares.

Com o apoio de ferramentas como os sistemas de gestão escolar, por exemplo, os gestores podem ter uma visão ampla do andamento de todos os setores da instituição, conseguem analisar dados como taxas de evasão, inadimplência, rematrícula, etc. mais facilmente e otimizar a alocação de recursos, diminuindo o tempo gasto com as atividades rotineiras e eliminando o retrabalho.

Além de tornar o trabalho mais assertivo, ter uma gestão centrada na tecnologia permite que as decisões estratégicas sejam tomadas com base em dados concretos e confiáveis, dando mais segurança para que os líderes possam realizar as mudanças que a escola precisa para trilhar o caminho do sucesso.

Quer outras dicas para potencializar sua gestão e tornar sua escola referência em ensino? Converse com um especialista WPensar.

banner_wpensar-demonstracao-do-produto_750x125

wpensar-banner-blog-calendario-gestor-escolar-digital-750x125-01