Planejamento escolar: Por que usar um programa de quadro de horário?

17

Todos os anos milhares de gestores e administradores pedagógicos enfrentam um desafio que pode consumir muito de seu tempo e também de sua energia: a montagem de um quadro de horário escolar que englobe todas as premissas e regras pedagógicas que serão importantes para a instituição. Mas você sabe por que é tão importante colocar um programa de montar quadro no seu planejamento do ano letivo?

Clique e conheça o sistema WPensar

1- Evitar problemas na hora de planejar seu horário escolar

Vamos supor que a sua escola possua um total de 20 turmas diferentes. Com elas, é possível fazer mais de um bilhão de combinações para realizar o horário escolar e manejar da melhor maneira possível como cada professor ministrará as suas aulas e qual turma receberá esse professor durante os horários dos turnos matutinos, vespertinos.

Alguns estudos mostram que para concluir um quadro de horário escolar, você pode gastar em média de 2 a 3 meses de trabalho. Isso se o desempenho de cada pessoa envolvida no processo for o melhor possível.

Cabe ao gestor escolar gerenciar todas as disponibilidades dos professores. Se a escola tiver mais de uma unidade, esse trabalho será ainda maior. Esse é um dos exemplos da dificuldade de criar quadros de horário. E, é justamente por isso que a escolha de um sistema que ajude a montar quadro é essencial para o sucesso da empreitada.

2- Garantir os benefícios do quadro de horário escolar

Um bom programa de montagem de horário escolar pode ajudar o gestor a garantir uma série de benefícios. O primeiro benefício que esse quadro bem estruturado traz para a sua instituição é a economia de recursos, já que evita o pagamento de horas não trabalhadas. Outro ponto importante é a satisfação de seus alunos, que não se deparam com janelas e com problemas de organização que os coloque em conflito com outras turmas.
Os professores também trabalham melhor por verem que suas necessidades foram respeitadas e que não terão que correr para se deslocar de uma unidade para outra, dando a eles o tempo necessário para se transitar entre as unidades escolares. Nesse quadro, estarão estipuladas as horas que cada professor deverá dedicar a sua disciplina em suas respectivas turmas.

3- Desvantagens de um quadro de horário mal feito

Se o seu quadro for mal feito, porque você não conta com o apoio de um sistema para montagem de horário escolar, os reflexos podem ser bem negativos para a sua instituição. Porque os problemas surgirão. O primeiro deles será a perda de importantes professores, que terão suas agendas entrando em conflito com o quadro montado, o que os obriga a deixar a escola.

O segundo ponto são os prejuízos financeiros ocasionados pelo acumulo de janelas de espera (quando o professor está com tempo vago em uma mesma unidade escolar).

A terceira desvantagem é a falta de equilíbrio do quadro de horário semanal para os estudantes ocasionando agrupamentos indesejados de disciplinas iguais em um mesmo dia da semana.

Para evitar que isso aconteça, você já pode contar com a tecnologia para melhorar sua estruturação do quadro de horário escolar, fazendo com que seja mais rápida e eficiente para você, seus alunos e também seu corpo docente.

Baixe o material: Guia Guia Rápido do Planejamento Escolar - De Fevereiro a Julho
Baixe o material: Guia Guia Rápido do Planejamento Escolar - De Agosto a Janeiro