Por que Pokémon Go é o futuro da educação

Saiba por que Pokémon Go é o futuro da educação

25

Pokémon Go – a febre mundial

Você pode até não saber ainda o que é Pokémon Go, mas certamente você já percebeu alguma movimentação estranha no seu bairro, na sua cidade, na sua escola ou até mesmo próximo da sua casa nos últimos dias. Pessoas de todas as idades correndo, conectadas ao celular, apontando os smartphones para todos os lugares, tentando caçar algo que não estava realmente ali.

Se você presenciou alguma dessas cenas, fique tranquilo, você não está ficando louco. O que você tem visto nos últimos dias é o resultado de uma febre mundial chamada Pokémon Go, um jogo para dispositivos móveis que chegou ao Brasil no início de agosto e está varrendo a nação.

 

O que é o Pokémon Go?


Pokémon é uma franquia de mídia popularizada nos anos 90 cuja história gira em torno de monstrinhos com poderes especiais chamados de Pokémons e de seus mestres: jovens humanos que têm como objetivo caçar os Pokémons, evoluí-los e treiná-los para batalhar com outros Pokémons de outros treinadores.

A Franquia foi um sucesso nos anos 90 e apareceu pela primeira vez como jogo no Game Boy da Nintendo, também nessa época. O Pokémon Go é um jogo para dispositivos móveis que mistura ficção e realidade e, através da combinação de realidade aumentada, localização GPS e gamificação, possibilita aos jogadores viverem a experiência de serem verdadeiros mestres Pokémon através das telas de seus smartphones e tablets.

A febre Pokémon tomou as ruas: o jogo já teve mais de 75 milhões de downloads ao redor do mundo e desponta como o aplicativo mais baixado de todos os tempos nos dispositivos móveis de pessoas de todas as idades.

Se por um lado o jogo quebra paradigmas e inova na forma de conectar jogadores ao mundo virtual, por outro ele preocupa professores e estudiosos da área de educação.

Afinal, como fazer os estudantes se interessarem pelo ensino e se dedicarem ao aprendizado nesse cenário de distração e novidades tecnológicas?

O que muitos educadores não sabem é que as técnicas utilizadas por Pokémon Go para conquistar o público já estão cada vez mais sendo utilizadas no cenário educacional com o mesmo propósito. Veja quais são elas e saiba por qual motivo as tecnologias de Pokémon Go são o futuro da educação.

 

Realidade aumentada


A realidade aumentada (RA) ou augmented-reality (AR) é uma técnica utilizada para unir elementos virtuais com elementos reais utilizando as câmeras dos dispositivos móveis, proporcionando ao usuário em tempo real a experiência  de estar imerso no ambiente proposto por aquela tecnologia.

Segundo estudiosos da área, a realidade aumentada tem como princípio básico 3 fatores:

  • Combina elementos virtuais com o ambiente real
  • É interativa e tem processamento em tempo real
  • É concebida em três dimensões.

No jogo Pokémon Go, através da combinação da tecnologia da RA e a utilização das câmeras dos smartphones ou tablets, os jogadores podem ver os Pokémons no cenário real das cidades e capturar os monstrinhos na tela dos próprios dispositivos móveis.

 

Pokemon-Go-1

 

No campo educacional, a realidade aumentada representa um avanço significativo e é uma forma inovadora e interessante de  levar o ensino para além dos livros didáticos, fazer com que os alunos se interessem mais pelo estudo e aprendam melhor. Na área de medicina, por exemplo, já existem aplicativos e programas que têm como proposta explorar a realidade aumentada para auxiliar os estudantes no entendimento do funcionamento do corpo humano e agilizar o processo de resolução de diferentes problemas e doenças.

 

 

Por enquanto essa tecnologia está disponível na Microsoft e em fase experimental para o pessoal da 3D4Medical labs, mas não precisamos ir muito longe para ver como o ensino está mudando com a realidade aumentada. Aqui no Brasil, alunos do SENAI desenvolveram um aplicativo que possibilita o reconhecimento em 3D de imagens dos livros didáticos da instituição utilizando a câmera do celular ou tablet. Além disso, o aplicativo permite que os estudantes acessem simuladores e vídeos nos quais os objetos impressos ganham movimento e se tornam interativos, facilitando bastante a fixação do conteúdo aprendido. Aqui tem outro exemplo

A realidade aumentada pode ser utilizada em qualquer área da educação e eleva o ensino a um outro patamar, tornando o aprendizado multidisciplinar e integrado. Já pensou em como isso abre possibilidades e potencializa a educação em diferentes níveis de ensino?

 

Gamificação


“O processo de usar a mecânica e a inteligência dos jogos para resolver problemas e engajar usuários. Gabe Zichermann”

Se você é fã de jogos, com certeza já teve a experiência de não conseguir passar por uma fase de primeira e ficou engajado a praticar mais e ser melhor para conquistar aquele objetivo.  Isso acontece porque somos movidos a desafios e não sossegamos enquanto não conseguimos resolver um problema ou questão que nos instiga.

Os criadores de Pokémon go sabem muito bem disso e essa lógica é utilizada de diversas maneiras no jogo para engajar e desafiar os usuários.

Um bom exemplo disso é que o jogo disponibiliza ovos de Pokémons que o usuário pode chocar para ganhar novos monstrinhos e, para isso, ele precisa caminhar 2km; 5km ou 10 km para que a casca finalmente se rompa e o bichinho apareça.

Cada modalidade de ovo pode chocar um tipo de Pokémon e, quanto maior for a distância necessária para chocar o ovo, mais raros são os Pokémons frutos da sua caminhada.

 

Pokemon-go-eggs

 

Na área educacional a lógica e as técnicas dos games ajudam os estudantes a fixar o conteúdo e melhorar a aprendizagem através da  resolução de problemas de forma lúdica.

Aplicativos educacionais como o Duolingo já utilizam a gamificação como principal método de ensino  para desafiar os alunos a aprenderem cada vez mais e vêm alcançando resultados surpreendentes.

 

2

Os alunos do Duolingo podem praticar diariamente o estudo de idiomas e os testes do aplicativo são aceitos por grandes empresas e entidades como Harvard Extension School, Uber, Linkedin.

Mas é preciso tomar cuidado: Gamificar na educação não significa apenas criar um jogo ou ambiente imersivo. É necessário incorporar os elementos dos jogos ao processo de aprendizagem e utilizar seus mecanismos para motivar os alunos e enriquecer o aprendizado.

Existem diversas plataformas de ensino com suporte à jogos e ensino lúdico. Para garantir resultados positivos para a instituição, os gestores educacionais devem se atentar para os principais interesses que a gamificação deve despertar nos alunos, são eles:

 

  1. Conquista e reconhecimento
  2. Desejo de ser o melhor
  3. Desafio
  4. Promoção da aprendizagem

Mobile learning


Ao contrário daqueles jogos que prendem os usuários na frente dos PCs e videogames, o Pokémon Go quer tirar os jogadores de casa e colocá-los em contato com tudo que a realidade aumentada pode oferecer no mundo real. E uma coisa é certa: se quiser ser um mestre Pokémon respeitável, você vai ter que caminhar bastante.

Isso porque a aplicação se baseia na sua localização GPS para mostrar os monstrinhos que você pode capturar e eles variam de região para região. Ou seja, quanto mais você caminhar e conhecer lugares diferentes, maiores as chances de conseguir Pokémons raros, evoluir os que você capturou e, é claro, chocar aqueles ovinhos Pokémons sobre os quais já falamos anteriormente.

 

 

O curioso é que essa demanda por mobilidade também vem crescendo bastante no cenário educacional nos últimos anos e tem mudado bastante a forma como consumimos conteúdo e estudamos. Aquele discente que passava horas sentado na escrivaninha em frente aos livros é coisa do passado.

As pesquisas mais recentes sobre comportamento do consumidor mostram um número crescente de jovens e adultos que acessam informações através dos seus dispositivos móveis e procuram nas telas dos seus smartphones e tablets todo o tipo de material que precisam para se manterem informados.

Isso acontece porque estamos imersos em um mundo no qual tudo muda rapidamente e precisamos otimizar ao máximo nosso tempo para fazer com que a rotina de estudo se adeque ao nosso dia a dia que já é tão atribulado.

Dependendo do nível de ensino no qual sua instituição atue essa realidade pode ser mais ou menos perceptível, mas dentro de alguns anos, o mobile learning será predominante nas escolas e cursos e, se você não quer ficar pra trás, o ideal é que já comece a pensar em como tornar sua instituição mais acessível e conectada.

 

Conclusão


Seja nos jogos, na vida real ou no cenário educacional, as tecnologias chegam para agilizar as transformações em curso na sociedade. Então ao invés de evitar as inovações tecnológicas, sejam elas  jogos ou dispositivos, mantenha a mente aberta e busque entender como essas novidades funcionam, o que trazem de novo para a sociedade e como vão impactar sua escola ou curso.

Lembre-se que os alunos de hoje serão os pais de amanhã e, quanto mais você buscar se aproximar do modo que eles pensam e se esforçar para entendê-los,  mais rápido conseguirá adaptar sua instituição às mudanças e garantir que ela continue desempenhando seu papel de ensinar com qualidade.

Atravessamos muitas mudanças na educação e certamente muitas outras virão, mas uma constante se mantém: quem está preparado sai na frente e o futuro já está aí.

Esse artigo foi útil para você? Então compartilhe essa ideia com seus amigos e inscreva-se no nosso blog para receber mais dicas e conteúdos relevantes sobre educação!

wpensar-banner-landing-ebook-edools-como-inovar-sua-instituicao-de-ensino-com-tecnologia-educacional-750x125