Saiba como a tecnologia pode ajudar a reduzir a evasão escolar

36

A evasão escolar é um problema grave que atinge vários países. O combate a essa realidade passa, obrigatoriamente, pelo uso da tecnologia.

A tecnologia pode colaborar com o ensino para reduzir a evasão escolar, aumentando o interesse dos alunos e levando conteúdo de qualidade. Porém, mais do que simplesmente usá-la, é preciso saber como utilizá-la.

Mudança

A realidade escolar estimula a evasão dos alunos, que é maior entre os adolescentes do que entre as crianças. É necessário, portanto envolver o corpo discente e criar um sentido para o estudo.

A tecnologia pode ajudar bastante nessa tarefa. Essa mudança começa na exploração do conteúdo ofertado pela internet.

Em uma aula de história sobre o Renascimento, por exemplo, o professor pode usar o Google Art Project, que nada mais é do uma gigantesca pinacoteca virtual. Esse acervo, nessa aula, poderia exibir a imagem de 109 obras do Caravaggio. Qual livro didático oferece esse conteúdo?

Se o assunto for a Segunda Guerra Mundial, o professor pode utilizar a série “Redescobrindo a 2a Guerra” composta por 6 capítulos que foi produzida pelo Net Geo Channel. Poder ver os soldados siberianos marchando na neve com seu uniforme branco é quase estar no front.

Esse entusiasmo se esvai se uma discussão maior não for estabelecida. Exemplo disso foi dado no filme “Escritores da Liberdade” rodado em 2007 no EUA, que conta a história de uma professora de uma escola na periferia que utilizou o livro “O diário de Anne Frank” para estimular os alunos a escreverem um diário sobre suas vidas.

A segregação sofrida por Frank estimulou os jovens a escrevem sobre as suas próprias vicissitudes. Essa proximidade com a vida dos alunos é essencial para criar sentido para o estudo.

Outro exemplo da ajuda dada pela tecnologia é o aplicativo Músculos Anatomia, que permite ao estudante ver a imagem de qualquer tecido muscular em 3D. Esse programa permite o estudante dar um zoom e rotacionar a imagem. Essa exibição é acompanhada da explicação sobre o papel de cada músculo.

Nas aulas de matemática, por sua vez, o rendimento poderá aumentar se o Geogebra for adotado. Esse programa estabelece uma ligação entre a álgebra e a geometria de modo interativo.

O teorema de Pitágoras, por exemplo, é demonstrado nesse programa por meio de uma animação. O Geogebra também oferece algumas ferramentas que vão facilitar a construção e a visualização de segmento de retas, ângulos, polígonos, hipérbole, parábola, elipse, área, distância e perímetros.

Esse programa pode ser baixado gratuitamente. Vale a pena experimentar!

Mediação

No ambiente virtual, seja por meio de um grupo no Whatsapp ou no Facebook, o professor pode lançar perguntas para suscitar uma discussão sobre o capítulo estudado. A experiência do professor nesse novo cenário é usada para promover uma interação da classe com o conteúdo e para transmitir o conhecimento que pode ser visualizado com um clique.

Controle dos pais

Outro problema que a tecnologia pode ajudar é no controle dos pais em relação aos seus filhos na escola. Para acompanhar todas as atividades e o rendimento escolar dos alunos, os pais precisam ter um maior controle de tudo o que está acontecendo na escola, como boletim escolar, controle de frequência, ocorrências e um comparativo dos filhos em relação aos outros alunos da mesma sala. Para obter todas essas informações, nada melhor do que um software de gestão escolar para ajudar neste controle, o que pode ajudar e muito na cobrança dos estudos e disciplina dos alunos evitando a evasão escolar. As escolas e instituições de ensino que oferecem este tipo de serviço para os pais, com certeza estão saindo na frente e ajudando a combater este problema.

O software de Gestão Escolar WPensar disponibiliza todas essas informações aos pais e responsáveis.

-Consulta de faltas, atestados, notas e ocorrências acadêmicas;

-Impressões e pagamento online de boletos;

-Consulta de ocorrências disciplinares;

-Acesso ao quadro de informações da instituição;

-Solicitações online.

Como a tecnologia é usada para diminuir a evasão na sua escola? Quais têm sido os resultados? Conte para a gente!

banner-captação-alunosBanner_Blog_Captacao-e-retencao_750x125