Rotatividade de professores – como evitar?
A valorização do professor e tudo que isso implica, como uma direção e uma coordenadoria que trabalham em equipe, recursos pedagógicos disponíveis, remuneração condizente, bônus pela conquista de metas, por exemplo, é sem dúvida o principal fator para se afastar o fantasma da rotatividade de profissionais que ameaça tanto as escolas públicas como particulares.
Esse rodízio afeta não só a gestão, mas principalmente alunos. Estudos comprovam que o nível de aprendizagem dos estudantes cai exponencialmente em escolas com alta rotatividade de docentes. Sem tempo de estabelecer vínculos, professores de passagem também não têm muito interesse em ensinar as crianças com a dedicação que a tarefa exige.
Como coordenador de sua escola, você sabe que muitos dos fatores que motivam os professores a permanecer podem não estar ao seu alcance. Entretanto, para mantê-los satisfeitos com o trabalho pedagógico propriamente dito, há muitas iniciativas que você pode adotar e que, certamente, contarão a favor da escola quando eles pensarem em mudar de emprego.
Sua escola adota uma política de boas-vindas aos professores novatos de sua instituição? Você valoriza professores do seu corpo docente que assumem aulas extras quando imprevistos ocorrem? Vamos dar algumas dicas simplesde aplicar, mas que,com certeza, farão toda a diferença para seus profissionais.
Professores que chegam
1)Em primeiro lugar, você deve percorrer toda a escola com ele, apresentando à direção, aos colegas da gestão, aos funcionários da escola e, logicamente, a todos os demais professores. Se tiver normas escritas da área pedagógica, esta é a hora de entregar;
2)Marque uma reunião individual com o recém-chegado para apresentar o projeto político-pedagógico (PPP) da escola, os planos para o mês e o semestre, bem como para falar da instituição e suas metas de trabalho. É o momento de traçar o perfil dos alunos em geral e da classe que ele assumirá;
3) Ouça as experiências da escola de onde veio e do trabalho que desempenhou. Será uma forma de você conhecer melhor o perfil do seu novo colaborador. Além disso, dê a ele a oportunidade de uma segunda reunião na semana seguinte, quando deverá trazer as próprias opiniões sobre a turma;
4)Ofereça um padrinho. Coloque um colega experiente e receptivo para ajudar a esclarecer as dúvidas futuras do professor que está chegando. Ele ficará mais à vontade com esse colega e, provavelmente, terá muitas perguntas a lhe fazer. Com isso, você já propicia a ele a oportunidade de começar a fazer amigos dentro da escola.
Professores que faltam
1)Pergunte o motivo da falta, conversando com ele. Se as respostas não convencerem, fique atento e busque incentivá-lo.
2)Nos casos de cansaço ou desmotivação, tente saídas pedagógicas como encaixá-lo em algum projeto que possa motivá-lo;
3)Se a desmotivação for mais séria, como as geradas por problemas emocionais, esteja aberto para orientá-lo a buscar a ajuda de profissionais e deixe claro que a escola estará ao seu lado neste momento difícil.
4)Lembre a ele que faz muita falta quando não pode vir à escola. Mostre que sua ausência prejudica não só a rotina de seus colegas, mas também o calendários dos alunos, que perderão o conteúdo reservado para aquele dia.
Professores substitutos
1) Ficando na nova sala um dia, por uma falta, ou três ou quatro meses para cobrir uma licença, o professor substituto deve receber o mesmo respeito de um professor efetivo;
2)A diferença será apenas no tocante à orientação para o trabalho pedagógico, que ficará restrito à rotina da classe que assumirá, bem como dos conteúdos a serem tratados no período;
3)Compartilhe também os projetos especiais que estão transcorrendo e dos quais a classe esteja participando no período de substituição;
4)No caso de substituição de um dia, quando outro colega docente assume a classe, tenha sempre um banco de atividades preparado para tais emergências e que esteja relacionado com os conteúdos que estão sendo passados pelo professor efetivo.