Qualidade de vida no trabalho: como a satisfação profissional melhora o rendimento dos professores

25

Uma preocupação crescente entre as empresas e os próprios funcionários hoje é a qualidade de vida no trabalho. Embora esse tema não seja nenhuma novidade, tem ganhado cada vez mais destaque ao longo dos últimos anos. Afinal, ele se refere a um aspecto que está diretamente ligado aos índices de produtividade e rendimento de cada profissional.

Quando se trata de uma instituição de ensino, a qualidade de vida é um fator determinante para garantir o sucesso das aulas, já que interfere no rendimento dos professores dentro e fora da sala. Entenda por que isso acontece e saiba como o GridClass pode te ajudar a proporcionar mais qualidade de trabalho aos seus funcionários.

O que significa qualidade de vida no trabalho?

Também conhecido pela sigla QVT, é um conceito que se refere ao nível de satisfação de um profissional em relação ao seu emprego. A qualidade de vida no trabalho está ligada a diversos fatores, como o conforto do ambiente, a segurança, o relacionamento com os colegas e as expectativas em relação à carreira. Os funcionários que se sentem realizados na vida profissional trabalham mais e melhor, além de participar ativamente do crescimento de uma firma.

Alto nível de estresse e ansiedade entre professores

De acordo com estudos da área, os professores apresentam altos níveis de estresse, depressão e ansiedade. Entre as principais queixas se encontram as longas jornadas de trabalho, as salas cheias e a indisciplina dos alunos. São problemas que vão minando a vontade de ensinar do professor, que muitas vezes chegam a se afastar das salas de aula e procurar uma nova carreira.

Segundo os profissionais de ensino, outro fator que tem um impacto significativo para a qualidade de vida no trabalho é justamente o tempo. Considerando a necessidade de preparar as aulas com antecedência, corrigir trabalhos provas e exercícios, e muitas vezes dar aulas em diferentes unidades, o dia a dia fica corrido. Isso diminui o tempo de lazer e descanso do professor e contribui para aumentar os índices de estresse da categoria.

Síndrome de BURNOUT e Estresse em educadores – Como evitá-los?

Importância da qualidade de vida no trabalho

A qualidade de vida afeta todo o cotidiano de uma pessoa, inclusive os aspectos relevantes para a produtividade. Podemos citar a disposição para ir trabalhar, a criatividade e a capacidade de encarar desafios profissionais, e esses são apenas alguns deles. Mais atentos e dedicados, os empregados que estão satisfeitos com a sua carreira desempenham sua função da melhor forma possível.

Portanto, investir em ferramentas para proporcionar mais qualidade de vida aos seus funcionários é investir também no sucesso da sua instituição. Entre os efeitos positivos estão a redução de faltas, a  melhoria na relação com os colegas e a construção de uma imagem mais positiva para a sua escola. Além de diminuir a rotatividade de profissionais, já que estimula sua permanência no emprego.

Um sistema pode ajudar a melhorar a qualidade de vida dos professores

Dessa maneira, os professores conseguem aproveitem melhor o seu tempo. Isso evita o desgaste no dia a dia e principalmente no trânsito, que é um dos grandes fatores de estresse nas cidades brasileiras. Como já vimos aqui, a qualidade de vida influencia bastante a qualidade do trabalho. Portanto, mais disposto durante as aulas, o professor alcança seu maior potencial de rendimento.

Baixe o material: Ebook Produtividade na Escola (Starline)