Quadro de horários escolar

6 razões para você antecipar a montagem do quadro de horários escolar

54

O quadro de horários escolar é uma das principais ferramentas para o bom funcionamento das instituições de ensino. Sua montagem demanda das escolas organização e planejamento, pois envolve variáveis como a disponibilidade dos professores, o calendário pedagógico e a ocupação do espaço escolar em caso de aulas presenciais. 

Dessa forma, antecipar a montagem do quadro de horários escolar traz uma série de benefícios para os diferentes segmentos de gestão. Isto torna o processo mais simples, eficiente e econômico. 

Confira algumas razões para não deixar a montagem do quadro de horários escolar para última hora. Prossiga com a leitura!

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital

O que é um quadro de horários escolar?

O quadro de horários escolar é o local onde a instituição pode definir os horários das turmas e das aulas de cada professor.

Sem um quadro de horários, nenhuma ação pode ser executada com sucesso, pois cada atividade depende do tempo precioso e participação direta de diretores, coordenadores e professores. Logo, a ferramenta é essencial para a organização da escola e da vida da comunidade escolar. 

Continue aprendendo: Quadro de horários escolar: o que preciso saber para montar?

Quais vantagens terei com um quadro de horários?

Acima de tudo, a organização harmônica dos horários em uma instituição de ensino é uma estratégia essencial para garantir que as aulas fluam sem a existência de janelas entre turmas. Assim, é possível evitar que os professores e alunos aguardem ociosos pela próxima turma ou enfrentem cargas de aulas muito pesadas. 

Algumas vantagens são:

  • Assegurar a disponibilidade do professor para suas turmas
  • Permite aos professores planejarem suas aulas com mais atenção, adaptando os conteúdos programáticos para o tempo que cada um tem disponível
  • Professores que trabalham em mais de uma instituição podem planejar a rotina e as aulas de forma mais otimizada
  • Os gestores deixam de perder dinheiro com horários vagos, janelas e evitam a evasão escolar por falta de qualidade gerencial
  • Permite que as famílias adaptem os horários pessoais com os da escola nos casos onde o aluno realiza atividades em contraturno 

Você vai gostar de ler: Por que promover formação continuada para os professores?

Por que antecipar a montagem do quadro de horários escolar?

Agora que você já foi apresentado às vantagens de utilizar um quadro de horários, listamos 6 razões para antecipar a montagem do seu próprio quadro – especialmente no início do ano letivo

1] Facilidade ao montar

Quanto mais cedo for iniciado o processo de estruturação do quadro de horários, maiores serão as chances de os professores estarem disponíveis para os dias que você precisa. 

É comum que muitos educadores trabalhem em outras escolas. Logo, solicitar disponibilidade com antecedência é uma maneira de evitar que seus professores se comprometam com outros quadros antes de fechar o seu. 

2] Redução das janelas

Antecipar a montagem do seu quadro de horários escolar significa ter mais tempo para negociar com os professores e adaptá-los, caso não atendam às suas necessidades. 

Assim, é possível encaixar melhor a disponibilidade do corpo docente, reduzindo os gastos da instituição com as janelas de espera e com o deslocamento do time de educadores da instituição.

3] Compromisso com os professores

A montagem antecipada do quadro escolar também é uma maneira de mostrar o comprometimento da instituição com o docente, provando que conta com ele para o próximo ano letivo. Assim, ao questionar o professor sobre sua disponibilidade, a escola oferece segurança em relação ao seu destino profissional. 

4] Estruturação mais eficiente

O quadro de horários de uma escola reflete o projeto político e pedagógico, e é essencial para o sucesso com relação aos objetivos educacionais

Antecipar a montagem é, portanto, uma forma de garantir que sua estrutura atenda às necessidades da instituição, dos professores e dos alunos, além de permitir o planejamento de inovações com antecedência. 

Nesse sentido, é possível agrupar disciplinas similares, incentivar a interdisciplinaridade nas atividades rotineiras e disponibilizar tempo para que os professores planejem e executem suas aulas com mais tranquilidade. 

5] Organização do espaço escolar

A organização das salas e dos demais espaços da instituição também depende do quadro de horários. Assim, a antecipação de sua montagem permite à equipe de gestão saber como será o próximo ano letivo e planejar uma ocupação eficiente dos espaços. Além disso, a montagem antecipada também contribui para minimizar o deslocamento de docentes entre turmas.

6] Alunos desempenham melhor

Um quadro de horários bem estruturado atende às necessidades e ao PPP, garantindo o bem-estar dos alunos e dos professores. A montagem antecipada favorece uma melhor organização das demandas, motivando o corpo docente para o trabalho de ensino em sala de aula e, consequentemente, otimizando o rendimento dos estudantes. 

Quando bem feito, o quadro de horários não torna o dia de estudos cansativo para o aluno, pois leva em consideração a variação entre diferentes áreas do conhecimento, aulas práticas e teóricas, etc.

Conclusão

Antecipar a criação do quadro é essencial para garantir maior organização das turmas e, consecutivamente, da vida dos gestores, professores e alunos.

A adesão a um quadro de horários proporciona benefícios para toda a comunidade escolar, principalmente no que diz respeito a um modelo de ensino e gestão dinâmico, otimizado e mais produtivo – uma vez que os horários de todas as atividades serão organizados.

Gostou de saber mais sobre as vantagens de criar um quadro de horários escolar com antecedência? Compartilhe com alguém que precisa ler este artigo e deixe seu comentário! Até a próxima!