Como ajudar professores com dificuldades para lecionar

Como ajudar professores com dificuldades para lecionar

108

É comum que professores apresentem dificuldades para lecionar durante sua jornada em sala de aula. Seja por muitos anos repetindo a mesma fórmula, mudança no perfil da turma de alunos ou outra alteração na vida pessoal e de trabalho.

Embora seja uma situação comum, isso pode afetar o desempenho dos alunos e desengajar o profissional com sua instituição. Por isso, o coordenador pedagógico deve estar sempre pronto a auxiliar na integração entre alunos e professores, até que o docente se sinta mais confortável e que o trabalho comece a fluir com mais naturalidade.

Para ajudar, preparamos esse post com algumas dicas! Estar próximo é a principal delas.

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital
Descubra como captar alunos para a sua escola ou curso

Como ajudar professores com dificuldades para lecionar?

Mostre-se disponível

Diretores e coordenadores pedagógicos precisam ser solícitos e devem mostrar-se disponíveis para ajudar nessas situações. Tenha sensibilidade para compreender que a dificuldade para lecionar é uma situação presente no percurso de ensino-aprendizagem e que pode ser revertida.

Deixe os professores confortáveis com a situação e procure debater o tema com frequência. Nas reuniões, a coordenadora pode separar um tempo para falar sobre a situação e já antecipar algumas ações de prevenção, com palestras, por exemplo.

O importante é saber valorizar o profissional e estar pronto para dar o suporte necessário para a boa prática pedagógica. Só com a valorização e com a compreensão o trabalho em equipe flui bem.

Quando há a união do professor com o coordenador, as chances de resultados positivos são maiores. Dessa forma, é necessário que este profissional seja acessível e sensível.

Clique e acesse: Kit Bem-estar do Professor

Faça um planejamento compartilhado

Quando um professor entrar em contato falando das dificuldades de lecionar, faça um atendimento e mapeie o que pode ser feito. Tente entender o perfil da turma, avalie a situação profissional da pessoa e se proponha a ajudar.

Um passo importante está no planejamento. Quando a dificuldade é encontrada, comece a ver alternativas para que a aula possa ser produtiva e que os objetivos sejam atendidos.

O coordenador pode ajudar o professor a identificar o que a turma precisa, quais os tipos de aulas podem ser mais eficientes, quais atividade se encaixam no tipo de comportamento dos estudantes, entre outros pontos.

Nesse planejamento, também é necessário ajudar o docente a dividir o conteúdo de maneira que ele seja totalmente cumprido ao final do semestre. O planejamento bimestral pode ajudar em um melhor entendimento do que precisa ser dado por semana.

Procure dar dicas de atividades, livros, sites ou filmes que podem ser usados para essa finalidade. Direcione o professor, sem retirar sua autonomia. Aos poucos ele conseguirá fazer esse planejamento por conta própria.

Leia mais: 5 dicas para uma gestão de professores eficiente

Prepare seus professores

Invista na especialização e aperfeiçoamento de sua equipe docente. Alguns deles podem encontrar dificuldades com as turmas por estarem desatualizados. Talvez precisem de uma oficina ou curso que faça repensar a abordagem em sala de aula.

Promova palestras e workshops com certa frequência para que eles possam discutir temas caros à profissão..

Desenvolva temas como:

Com um processo de formação contínuo, é possível que o profissional aprimore seus métodos e tenha mais habilidade para lidar com os alunos.

Confira: Como motivar os professores da sua escola!

Confie no trabalho de sua equipe

Alguns professores podem apresentar dificuldades ao assumir novas turmas e novas responsabilidades. Nesses casos, deixe enfatizada a confiança que a gestão tem no trabalho deles e relembre os objetivos que a escola pretende alcançar em conjunto. Dessa forma, mostre que a equipe gestora estará disponível para agir nas situações de dificuldades e que é parte do caminho superá-las.

Clique e acesse: Ebook O que é gestão escolar

Mantenha sua equipe engajada com a escola. Esteja presente no dia a dia dos professores, ouça suas demandas e saiba a hora certa de agir para evitar quedas de desempenho.

Professores de qualidade contam com um ambiente de trabalho de qualidade. E proporcionar isso é tarefa do gestor! Invista na sua equipe para ter uma educação que apresenta ótimos resultados!


Como você trabalha com sua equipe de professores? Você tem alguma técnica específica para ajudá-los com a dificuldade de lecionar? Compartilhe com a gente nos comentários!