Quais são as prioridades do diretor escolar?

Quais são as prioridades do diretor escolar?

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Você consegue identificar rapidamente as prioridades do diretor escolar?

Normalmente, quando imaginamos a figura de um diretor escolar, vemos sobretudo aquele profissional dedicado que está quase sempre em sua mesa, assinando documentos, corrigindo o comportamento dos estudantes ou orientando pais de alunos indisciplinados.

Porém, quem realmente conhece a rotina de uma instituição de ensino, sabe que existe uma vasta gama de funções que o diretor desempenha, afinal ele é o cerne da instituição e, sob sua responsabilidade, estão os departamentos pedagógico, financeiro, acadêmico, de recursos humanos, bem como os cuidados da escola em sua estrutura física.

Nunca antes houve tantas responsabilidades para um gestor educacional como há atualmente. Dessa forma, uma gestão escolar eficiente demanda ações rápidas e conscientes e o gestor deve estar sempre atento a tudo que acontece no ambiente escolar para que os desafios sejam ultrapassados da melhor forma possível.

Mas por onde começar e o que priorizar?

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As prioridades de um diretor escolar

Nós já conversamos em outro momento sobre o papel do diretor escolar. Mas entre tantas funções, quais são as prioridades de um diretor para cada área da gestão escolar? Confira a lista abaixo:

Na área financeira:

  • Monitorar as entradas e saídas de dinheiro da escola;
  • Monitorar as taxas de inadimplência;
  • Definir junto aos gestores financeiros a quantidade de bolsas de estudo que a escola pode oferecer no período letivo;
  • Criar ações para controlar e reduzir a inadimplência;
  • Definir a prioridade de gastos da escola para o período;
  • Saber como cortar custos, sem detrimento da qualidade de ensino;
  • Prestar contas à comunidade.

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No departamento de marketing:

  • Desenvolver ações para captação de novos alunos;
  • Saber como reter os alunos que a escola possui;
  • Pensar em quais tipos de materiais de divulgação produzir;
  • Orientar sua equipe a acompanhar este material – no caso de redes sociais, e-mails, blogs, site –  de forma efetiva;
  • Orientar sua equipe a manter um relacionamento próximo com os contatos interessados em estudar na escola.

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No setor pedagógico:

  • Se manter informado sobre tendências educacionais e auxiliar os professores para que deem aulas interessantes e relevantes;
  • Acompanhar a evolução e direcionar a equipe no preparo de materiais para os alunos com baixo desempenho, alunos superdotados e os alunos portadores de necessidades especiais;
  • Definir junto à coordenação pedagógica e docentes que tipo de materiais e recursos são necessários para atender a todos os alunos;
  • Estipular quando ocorrerá a observação das aulas;
  • Pensar junto com a equipe sobre como explorar as novas tecnologias em sala de aula, como os REA, a gamificação, etc;
  • Definir quais procedimentos podem ser adotados para evitar as reprovações;
  • Estimular a equipe e manter um relacionamento próximo com os responsáveis pelos alunos.

No aspecto social:

  • Promover a integração social dentro e fora do ambiente escolar;
  • Orientar os docentes e oferecer as ferramentas necessárias para lidarem com a variedade de alunos presente nas salas de aula;
  • Orientar sua equipe sobre como lidar com problemas sociais como o bullying, a rejeição, entre outros; além de promover a conscientização da comunidade escolar sobre esses problemas;
  • Criar métodos de aproximar a escola dos alunos e pais, desenvolvendo formas de promover esta interação;
  • Pensar sobre de que forma a escola pode ajudar a comunidade em que está inserida;
  • Definir com sua equipe que tipos de eventos a escola fará durante o ano letivo, de que recursos irão precisar, em quais dias serão feitos e quem se responsabilizará por estas atividades;
  • Definir com os docentes e coordenadores as atividades extraclasse que ocorrerão no período letivo de acordo com o projeto educacional da instituição.

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Na área de gestão de pessoas:

  • Saber aliar os objetivos da escola com as metas individuais dos colaboradores;
  • Avaliar os educadores para que obtenham um melhor resultado no ensino;
  • Valorizar os colaboradores da escola;
  • Estabelecer metas desafiadoras, porém alcançáveis para a equipe;
  • Acompanhar a evolução do desempenho dos demais funcionários;
  • Investir em treinamentos para todos os profissionais da instituição.

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Como dar conta de muito trabalho?

Como é possível notar, as atribuições de um diretor são inúmeras. As citadas acima são apenas uma parte delas. Então, como conseguir executar tantas ações?

Por meio da otimização do tempo!

Otimizar seu tempo significa dispor dele para as funções que são realmente importantes, delegando a outros as atividades que podem ser repassadas, sem que com isso haja comprometimento da ação escolar como um todo.

O primeiro passo para isso contar com o apoio de ferramentas que, além de tirar dos ombros a responsabilidade burocrática, possibilitem uma visão globalizada da instituição e permitam ao gestor focar nos departamentos que requerem atenção especial.

Além de deixar a rotina da escola muito mais dinâmica, essa prática otimiza os processos da escola, aumentando a qualidade do ensino e tornando a aprendizagem mais efetiva e prazerosa para alunos e professores.

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