Por que você deve montar o quadro de horários da sua escola o quanto antes?

Por que você deve montar o quadro de horários da sua escola o quanto antes?

20

A montagem do quadro de horário escolar costuma ser um desafio para as instituições de ensino, exigindo planejamento para atender às diferentes demandas da comunidade escolar e otimizar o desenvolvimento de suas atividades. Dada a importância deste processo de organização e o número de variáveis a serem consideradas, é interessante que seja iniciado o quanto antes, evitando problemas como a incompatibilidade entre a agenda do professor e da instituição, o elevado número de janelas de espera e o mal dimensionamento das aulas. Entenda melhor as dificuldades que podem surgir ao deixar a montagem do quadro de horários para a última hora na sua escola:

Gera incompatibilidade entre a agenda do professor e os horários da escola

Este é um dos principais problemas encontrados quando a montagem do quadro é iniciada com pouca antecedência com relação ao início das aulas. Como muitos professores trabalham em mais de uma instituição, deixar para organizar o quadro de horários na última hora pode comprometer a disponibilidade dos professores. Assim, quanto antes for iniciado este processo, maiores as chances de que os membros do corpo docente se comprometam com a instituição, evitando um outro grande problema para enfrentado pelos gestores: a rotatividade de professores.

Além de evitar esses contratempos acima, montar o quadro com antecedência dá ao gestor maior liberdade para estruturar o horário dos professores de forma que os docentes tenham tempo hábil de preparar as aulas com o emprenho necessário para garantir o aprendizado dos alunos.

A falta de tempo também é uma reclamação comum entre os professores, por isso, o quadro deve oferecer para os docentes tempo livre para a planejamento de reuniões e cursos de formação. Este “tempo livre” é fundamental para a motivação dos profissionais de ensino com relação ao seu desenvolvimento profissional e o ensino oferecido na instituição.

Dificulta a organização dos espaços e aumenta custos da instituição

O planejamento da ocupação dos espaços escolares no novo ano letivo depende também da estruturação do quadro de horários dos professores. Afinal, salas de aula, laboratórios, quadras e auditórios só podem ser alocados com a supervisão de um docente responsável. Desta forma, o quadro de horários atua como ferramenta importante para que a gestão tenha controle sobre o uso dos espaços escolares, garantindo que estejam disponíveis e organizados para as diferentes atividades a serem desenvolvidas.

Uma organização eficiente do quadro de horários contribui também para a economia de tempo e recursos na instituição de ensino. A antecipação do processo de estruturação desta grade permite à escola reduzir o número de janelas de espera dos docentes e, portanto, o gasto de recursos financeiros com o pagamento de horas não trabalhadas. Além disso, um quadro de horários bem estruturado, facilita a organização dos períodos de intervalo e retorno dos alunos às salas de aula, diminuindo o atrito entre professores, coordenação e alunos.

Afeta a motivação e enfraquece o engajamento dos alunos

Também para os estudantes o quadro de horários é uma importante ferramenta de motivação e engajamento e, quando mal estruturado, torna o aprendizado massivo e desgastante. A antecipação de sua montagem, entretanto, contribui para que a gestão escolar seja capaz de organizar as rotinas de estudos, agrupando disciplinas semelhantes, reduzindo os deslocamentos e definindo horários adequados para as pausas. Também o horário de início das atividades faz parte desta organização, e deve ser pensado de acordo com as diferentes faixas etárias de ensino, contribuindo para que os alunos tenham horas de sono suficientes.  A antecipação da montagem do quadro permite, assim, que este seja mais adequado ao projeto político-pedagógico da instituição, oferecendo aos estudantes tranquilidade e conforto para desenvolver as atividades acadêmicas e extracurriculares.

A tecnologia vem contribuindo cada vez mais para a eficiência da organização escolar com ferramentas que permitem a criação de grades com base na disponibilidade dos professores e nos diferentes interesses da instituição. Através destes, é possível desenvolver grades complexas com maior praticidade, reduzindo o tempo necessário para esta organização e otimizando o tempo de alunos e professores.