Minha escola precisa de uma plataforma de ensino online?

Minha escola precisa de uma plataforma de ensino online?

59

A necessidade das escolas ganharem corpo em ambiente virtual não é uma questão de 2020. Entretanto, os acontecimentos do ano, em especial a pandemia de covid-19, tiveram um papel propulsor do ensino remoto, híbrido e virtual. Nesse sentido, começou a corrida por uma plataforma de ensino online que comportasse as demandas das instituições de ensino.

E o desafio tinha mais uma questão: era preciso dar conta de um cenário composto por educadores com pouquíssima familiaridade com o ambiente digital.

A inserção de tecnologia nas escolas ainda é uma questão para as instituições de ensino, de modo que uma pergunta se faz recorrente: está na hora mesmo de embarcar no ensino digital?

Mas vamos com calma! Para ter uma conclusão sobre o assunto é preciso entender o que é e como funciona uma plataforma de ensino online. Continue a leitura!

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital

O que é uma plataforma de ensino online?

Uma plataforma de ensino online é um software com todas as ferramentas e funcionalidades que permitem o ensino online. Neste ambiente virtual, é possível:

  • criar turmas
  • compartilhar conteúdos
  • publicar vídeo aulas
  • realizar provas e atividades
  • avaliar o aprendizado
  • acompanhar o andamento dos alunos
  • gerir todo o ensino

Essas plataformas são apontadas como parte essencial da “educação do futuro” e seu principal objetivo é engajar professores e alunos com o processo de ensino-aprendizagem, potencializado pela internet e por outras tecnologias digitais.

Saiba mais: Como usar a tecnologia como diferencial competitivo?

Minha escola precisa de uma plataforma de ensino online?

Não podemos generalizar a resposta dessa pergunta, mas podemos afirmar que, dificilmente, uma instituição de ensino conseguirá se manter competitiva no mercado sem presença no ambiente virtual. E quando falamos “presença no ambiente virtual”, não queremos dizer que a instituição precisa ter apenas páginas em redes sociais ou um site. O ensino precisa ser pensado – e não somente adaptado – para que aulas online sejam um braço da metodologia pedagógica.

O contexto da pandemia de 2020 tornou urgente essa mudança nas escolas e cursos, fazendo com que a adaptação ao cenário de ensino remoto seja um critério das famílias na hora de realizarem as matrículas.

Na hora de escolher, as plataformas gratuitas são mais vantajosas?

Depende do quão profissional você quer apresentar sua instituição. As ferramentas gratuitas, como o próprio Google Classroom, têm suas limitações e isso faz com que a aulas online percam sua potencialidade.

O que acaba acontecendo com muitas instituições é que, em um momento inicial e de urgência, as ferramentas gratuitas funcionam para a adaptação básica do ensino remoto. Entretanto, quando o tempo vai passando, as práticas de ensino e algumas necessidades do ambiente virtual passam a exigir mais e essas plataformas de ensino gratuitas não conseguem dar conta.

Agora, imagina ter todo o trabalho de implantação de uma plataforma gratuita e, pouco tempo depois, precisar refazer tudo, com o período letivo andando e as cobranças aumentando. Não parece legal, né?!

Por isso, é preciso olhar a tecnologia como investimento e entender que preparar sua instituição para aulas online não é simplesmente fazer algumas adaptações em plataformas genéricas para qualquer tipo de ensino.

Lembre-se: você não está procurando simplesmente resolver um problema. Você está criando um ambiente virtual com a mesma qualidade do ensino pela qual sua escola é reconhecida!

Então, como escolher uma plataforma de ensino online?

Agora que você já sabe o que é uma plataforma de ensino online e a importância do uso dela para as escolas, vamos te ajudar a escolher a que melhor se adequa à sua instituição. Elencamos alguns pontos essenciais para você levar em consideração ao contratar esse serviço:

1 | Entenda a sua realidade

Esse primeiro passo é essencial para compreender o cenário vivido pela sua instituição. Responda às perguntas:

  • Quais são os objetivos da sua instituição para a área de ensino? 
  • Como é o acesso à tecnologia?
  • Sua equipe tem facilidade com o uso de tecnologia? Eles precisarão de treinamentos específicos?
  • Quanto da sua grade será dedicado ao ensino online?
  • Existem outros projetos da instituição que podem usufruir de uma plataforma de ensino online?
  • Como você vê o uso do ensino remoto a médio e longo prazos?
  • Quanto tempo você acha que será necessário para implantar essa nova modalidade? Você tem pressa?
  • Qual o orçamento mensal que você poderá comprometer com este serviço? 

Essas perguntas ajudarão a criar um plano de fundo para guiar as decisões estratégicas da gestão escolar.

Complemente seu aprendizado: Projeto político pedagógico – o que é e como fazer

2 | Defina a sua demanda de funcionalidades

Com as perguntas anteriores respondidas, defina as necessidades tecnológicas da sua instituição:

  • Você precisa que a plataforma tenha quais funcionalidades?
  • Ela deve ser interativa?
  • Sua prioridade é que seja uma plataforma fácil de usar?
  • Você quer ter total controle sobre a gestão do ensino?
  • A plataforma precisa integrar com outros sistemas?
  • Você precisa que ela tenha quais funções: provas e avaliações online, gamificação, compartilhamento de arquivos, fóruns de perguntas e respostas, live streaming?

Pense além! O ensino remoto não precisa – e não deve – ser engessado! Explore as plataformas que apresentam novos caminhos para o ensino da sua instituição. Talvez você passe a levar em consideração aquelas que apostam em gamificação, que permitam a realização de vídeos ao vivo, ou ainda aquelas que têm uma interface personalizável.

Faça uma lista e mantenha esses tópicos ao seu alcance na hora de pesquisar a melhor plataforma de ensino online, e durante as reuniões e demonstrações também.

3 | Escolha quem escolhe você!

Muitas plataformas atendem a diversos públicos e, assim, como o produto precisa dar conta de muitas realidades, ele acaba ficando genérico e pouco especializado.

Por isso, é muito importante escolher uma plataforma virtual que foi desenvolvida especificamente para o setor da educação, levando em consideração a interação de cada usuário: gestores, professores e alunos. Quando o desenvolvimento do sistema leva em consideração o público das escolas, fica muito mais fácil encontrar funcionalidades que deem conta das necessidades pedagógicas e que sejam fáceis de usar.

Como as ferramentas da WPensar vão te ajudar em tempos de crise

4 | Pense a longo prazo

É difícil pedir calma em um momento de urgência, onde as escolas precisam correr contra o tempo para se adequar ao formato híbrido de ensino. Mas levando em conta que você está fazendo uma importante contratação de serviço, seja criterioso e pense nas funcionalidades necessárias para atender as demandas dos próximos anos.

Voltando às perguntas, a plataforma de ensino online escolhida:

  • pode ser customizada?
  • atende seu projeto de ensino, mapeado no tópico 1 desta lista, e as funcionalidades listadas no tópico 2?
  • é atualizada e competitiva no mercado?

Use essas respostas para fazer uma escolha estratégica, pensando no crescimento da sua escola e na qualidade do ensino que pretende oferecer: online e presencial.

Continue aprendendo: Como trazer o ensino híbrido efetivo para sua escola

5 | Plataforma com infraestrutura tecnológica

Por último, e não menos importante: segurança e infraestrutura são essenciais. A plataforma de ensino online, como o próprio nome indica, precisa funcionar online. Não adianta ter mil funcionalidades e, na prática, nada funcionar. Nesse sentido, leve em conta a estabilidade da plataforma, sua infraestrutura e a qualidade do desempenho – o profissional de T.I. da sua instituição pode ajudar muito nesse momento. Além disso, é preciso que a plataforma garanta a segurança de todos os dados e processos utilizados.

Comece agora mesmo!

Com tudo isso em mente, é hora de fazer pesquisas, entrar em contato com as plataformas de seu interesse e seguir no processo de implantação de um modelo de ensino online.

Para colaborar com sua pesquisa, nós temos uma dica!

Conheça a Edooc, a plataforma de ensino online que foi pensada especialmente para instituições de ensino! Uma das grandes preocupações da plataforma é engajar os alunos em um ambiente atrativo, sem dificultar o lado dos professores. Com a Edooc é fácil criar conteúdos ricos e interagir com eles. Além disso,

  • Use gamificação para aulas dinâmicas
  • Crie fóruns e trilhas de aprendizagem
  • Ofereça aulas ao vivo pela plataforma
  • Acesse os conteúdos pelo celular
  • Realize provas e avaliações online
  • Faça a gestão do ensino pela plataforma
  • Tenha tecnologia de alto desempenho

Conheça a Edooc e garanta qualidade de ensino no ambiente virtual!

E você, o que está fazendo para colocar sua escola em ambiente virtual? Conta para a gente nos comentários e não se esquece de compartilhar o artigo com um colega educador!