Plano de gestão escolar: o que é e como mantê-lo atualizado

Plano de Gestão Escolar: o que é e como mantê-lo atualizado

88

Um Plano de Gestão Escolar é um documento necessário para que a escola tenha um bom desempenho gerencial. Todos os anos as instituições de ensino precisam planejar ações e acompanhar o andamento de cada tarefa.

O planejamento percorre todas as áreas da gestão, o setor pedagógico, a agenda de eventos e reuniões da escola, além dos objetivos gerais.

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital
Descubra como captar alunos para a sua escola ou curso

O que é um Plano de Gestão Escolar?

O Plano de Gestão Escolar é um documento onde são registradas todas as ações da escola. Nele constam várias informações, como a formação da equipe escolar, horários de funcionamento da entidade, os recursos materiais e físicos do lugar, uma súmula do PPP, as temáticas que serão trabalhadas e todas as ações e eventos que serão desenvolvidos na escola durante o ano letivo.

O plano de gestão escolar auxilia a organização da escola ou curso. Isso porque estabelece uma rota e cada uma das ações para que sua instituição chegue aos objetivos.

Elaborar, aprovar e executar um plano administrativo para o bom andamento da escola não é uma tarefa fácil, mas é extremamente necessária e precisa da interação de todos da comunidade escolar: funcionários, gestores, professores, pais de alunos e alunos.


Ao elaborar o Plano de Gestão Escolar a pergunta deve ser: “quais são nossos desafios para esse ano?”

Normalmente, o Plano ganha forma em encontros como reunião de pais ou da Associação de Pais e Mestres (APM), do Conselho Escolar e de funcionários da escola.

Ele é visto por todos como um documento de reflexão crítica e de contínuas mudanças nas práticas escolares, onde há possibilidade de inclusão de ideias, sugestões e críticas vindas de qualquer membro da comunidade escolar.


Ao acompanhar o Plano de Gestão Escolar, a pergunta deve ser: “estamos caminhando para atingir nossas metas e objetivos?”

Após sua definição, o Plano de Gestão deve ser flexível à mudanças. A inserção de novos projetos ou modificações dos que já existem podem – e devem – ser feitas, uma vez que os professores e educadores podem adaptar seus planos de ensino, até mesmo os pais podem pedir modificações nas atividades escolares já previstas.

O que deve conter um Plano de Gestão Escolar:

Alinhamento com o PPP!

É essencial que o Plano de Gestão Escolar esteja alinhado ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. Nesse sentido, cada ação determinada para o ano corrente, assim como seu acompanhamento, precisa seguir as metas e objetivos estipulados no PPP.

Seja a curto, médio ou a longo prazo, o PPP serve como guia para que a escola faça as escolhas corretas quanto às prioridades de gestão.

Além disso, a participação da comunidade escolar na elaboração desses documentos aumenta o compromisso de todos os envolvidos com o desenvolvimento da instituição.

Clique e acesse: Guia Roteiro do Planejamento Político e Pedagógico

Como deixá-lo acessível

O Plano de Gestão Escolar é parte da escola e, como tal, deve ser conhecido por todos os participantes e atuantes da comunidade escolar.

Ele deve ficar acessível a todos que queiram consultá-lo seja na secretaria da escola, no site da escola, ou no aplicativo de comunicação escolar. Seu uso é necessário em reuniões da APM, Conselho de Escola e Conselho de Classe.

Você pode, por exemplo, enviá-lo no e-mail de boas-vindas, junto ao PPP e ao manual do aluno ou entregar uma versão impressa na primeira reunião de pais e responsáveis.

O Plano é um documento obrigatório e deve ser conhecido e seguido por todos da comunidade escolar, principalmente por ser uma ferramenta democrática, ou seja, que contempla as necessidades de todos.

Um sistema de gestão escolar potencializa sua gestão!

É muito importante manter todas as atas e planilhas atualizadas, bem como analisar todos os dados com frequência. Mas como gerir todos esses dados e como fazer isso com pouco tempo?

A resposta é: com o uso de tecnologia. Um Sistema de Gestão Escolar é pensado justamente para otimizar a gestão escolar. Nele é possível acessar informações dos setores acadêmico, pedagógico e financeiro, assim como movimentar cada uma dessas áreas.

Assim, você consegue avaliar e dar continuidade aos objetivos da gestão escolar para cada ano letivo, bem como os dados específicos de cada parte do Projeto de Gestão.

Clique e acesse: Ebook Gestão Escolar na Prática - 2ª edição

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um amigo!