Planejamento estratégico: garantindo a melhoria na qualidade da educação

Planejamento estratégico: garantindo a melhoria na qualidade da educação

95

O planejamento estratégico é a resposta para a dúvida de muitas instituições de ensino quanto a gestão e crescimento. Isso porque é um modelo administrativo que direciona a gestão por meio de indicadores, norteados por metas organizacionais.

Mas como isso funciona na prática? Confira abaixo!

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital
Descubra como captar alunos para a sua escola ou curso

Clique e acesse: Ebook Gestão Escolar na Prática - 2ª edição

O que é planejamento estratégico?

Para entender o que é um planejamento estratégico, é preciso ter clara a diferença entre um plano e um planejamento.

Um plano é uma sequência ordenada de operações previstas para alcançar um objetivo. Já um planejamento é a descrição detalhada de um plano de ação.

Dessa forma, um planejamento estratégico é uma forma de gerir, planejar e executar ações detalhadas para alcançar objetivos e metas traçadas.

No cenário escolar, o planejamento estratégico é uma ferramenta que permite perceber a realidade da escola. Por meio de um processo de avaliação detalhado, é possível criar uma perspectiva para o futuro, com base nas mudanças que precisem ser feitas.

Para construir o planejamento estratégico, é preciso que haja primeiro um diagnóstico concreto da instituição, levando em consideração todas as atividades realizadas por todos os envolvidos com a escola.

Um planejamento estratégico deve considerar as diretrizes do Projeto Político Pedagógico da escola. Clique aqui e leia mais sobre o PPP!

Mas quem deve elaborar?

É responsabilidade do gestor escolar a iniciativa e a coordenação das estratégias para a elaboração de um planejamento estratégico. Ele também deve orientar toda a equipe para adotar as ações corretas, bem como para obter um retorno sobre a experiência de lidar com o planejamento.

Cuidados necessários ao criar um planejamento

É importante frisar que o planejamento deve considerar sempre a realidade dos contextos, condições e conteúdos da escola. Essa preocupação é necessária já que o planejamento deve ser algo possível de se realizar. Desse modo, é mais fácil solucionar cada situação problemática identificada pelo diagnóstico.

O planejamento também não deve ser algo idealizado e efetivado apenas uma vez. É preciso que a escola consiga adotar técnicas para acompanhar constantemente os problemas e consiga propor soluções para eles.

Nessa sentido, por exemplo, uma iniciativa interessante pode ser acompanhar mês a mês a nota dos alunos e, ao perceber uma queda nas médias de algum estudante, identificar as causas e ajudar a impedir que elas continuem caindo, evitando, assim, um resultado ruim ao fim do semestre ou do ano.

Uma boa maneira de acompanhar o andamento dos trabalhos em uma escola é a realização de reuniões pedagógicas.

Como realizar o planejamento estratégico?

A principal intenção planejamento estratégico é identificar os problemas no início, evitando que eles fujam do controle, o que exige a participação efetiva de todos os professores, principalmente na suspeita e percepção de qualquer novo problema.

Assim, sugerimos alguns passos gerais podem ser indicados para a escola implementar um planejamento estratégico. Confira:

  • Fazer um diagnóstico de todas as atividades da escola, com todos os envolvidos na comunidade escolar. Podem ser feitos levantamentos com base em documentos, entrevistas e questionários, sobre o mercado, situação financeira da instituição, satisfação dos clientes, metas de investimento e diferenciais da instituição;
  • Identificar as principais queixas sobre a escola através do resultado do diagnóstico;
  • Pesquisar informações e estatísticas sobre a realidade da escola, o contexto e os cenários sociais e culturais envolvidos em cada problema;
  • Definir, então, a prioridade da gestão para o ano corrido, definindo qual cenário se pretende alcançar após os apontamentos do diagnóstico;
  • Traçar objetivos e metas, assim como descrever ações que serão adotadas para o alcance de cada um deles, tornando factível a operacionalização do planejamento estratégico.

Dica!

Você sabia que um Sistema de Gestão Escolar é capaz de te ajudar a alcançar as metas da sua instituição? Com ele você consegue ter uma visão gerencial da escola, porque integra os setores financeiro, acadêmico e pedagógico em uma única plataforma.

A visualização de dados e gráficos permite identificar variações no andamento da saúde financeira da instituição ou no desempenho dos alunos e professores – indicando qual será a prioridade da gestão para o próximo período.

Além disso, sua equipe tem o trabalho otimizado, porque com um sistema online, além da redução das pilhas de papel, tarefas antes burocráticas são realizadas com poucos cliques!

Como você tem feito o planejamento estratégico da sua instituição de ensino? Conta pra gente nos comentários!