Planejamento escolar: por que fazer e como reavaliar ao longo do ano letivo?

16

Quase todos os professores, coordenadores pedagógicos e diretores têm o planejamento escolar como uma das tarefas mais importantes de início do ano. No planejamento, geralmente, constam quais são os conteúdos que serão passados em sala de aula e de que forma eles serão divididos durante o ano letivo. Esta é uma tarefa essencial para que os professores consigam organizar e preparar adequadamente suas aulas. Mas até que ponto o planejamento definido no primeiro semestre deve ser engessado? Quais são os momentos em que ele deve ser reavaliado? São estes os assuntos tratados neste post, confira:

Baixe o material: Guia Planejar, Capacitar e Investir (sas)

Reavaliar o planejamento escolar é fundamental

O planejamento escolar é uma ferramenta que facilita a elaboração das aulas. Se os professores sabem exatamente o que deve ser ensinado aos alunos em cada etapa do ano letivo, conseguem programar trabalhos e avaliações com bastante antecedência e qualidade. Além disso, quando há um planejamento, os coordenadores e diretores conseguem acompanhar de perto o plano de ensino dos alunos.

No entanto, é preciso que este seja um projeto focado no estudante. É preciso levar em consideração idade, interesses, necessidades e dificuldades. Tudo isso, levando em conta também novos acontecimentos do dia a dia no Brasil e no mundo e tendências da área de educação. Alguns destes elementos ainda não estão claros e concluídos no início do ano e, por isso, a reavaliação do planejamento é fundamental.

A importância de flexibilizar o planejamento

Um exemplo: o mundo parou para assistir às notícias vindas dos Estados Unidos no dia 11 de setembro de 2001, quando o país sofreu três atentados terroristas. Durante aquela semana, muitos professores de história precisaram mexer em seu planejamento para contextualizar com os alunos do ensino médio sobre o que estava acontecendo. Talvez, em qualquer outro momento, o aprendizado sobre temas como o terrorismo não teria atraído a atenção de um número tão grande de alunos. Mas, nos dias que sucederam os atentados, havia um interesse geral da população para entender mais sobre esses fatos.

Isso demonstra que o planejamento deve ser algo flexível. Professores e demais gestores envolvidos devem ter a liberdade de mudá-lo, sempre que necessário. Isso é essencial para que os estudantes realmente tenham acesso à melhor educação. No início do ano, não é possível prever tudo o que vai acontecer nos próximos meses ou como será a resposta dos alunos ao conteúdo programado, e estes são elementos que devem influenciar o planejamento escolar.

Observação diária

A reavaliação deve ser fruto de uma observação diária feita pelos professores. Como os alunos estão reagindo ao conteúdo passado? Há alguma dificuldade em determinado assunto? Quando um tema parece complicado para a maior parte da turma, pode ser o caso de aumentar o número de aulas para explicá-lo. É preciso lembrar que mais do cumprir o planejamento do início do ano, é essencial que os estudantes realmente absorvam o conteúdo programado.

Por isso, não é necessário esperar o final do ano, nem mesmo o meio do semestre para fazer esta reavaliação. Uma vez por semana é uma boa frequência. A reavaliação deve ser feita com base no interesse demonstrado pelos alunos, nas dificuldades apresentadas por eles e no que está acontecendo no mundo. O segredo de um planejamento eficaz é simples: basta mantê-lo focado no aprendizado do aluno.

Baixe o material: Calendário Calendário de Gestão e Planejamento do Gestor Escolar