Os novos desafios da carteira com registro nas escolas particulares
Escolas e cursos particulares que utilizam boletos bancários para realizar cobrança provavelmente já ouviram falar do fim do boleto sem registro a partir de 2017. Essa mudança vai mudar a maneira como você gerencia suas cobranças, além de possivelmente gerar um aumento de custo operacional para sua instituição de ensino.
Boleto sem registro X boleto com registro
Antes de mais nada, é importante entender a diferença entre a carteira com registro e a carteira sem registro. Como o nome já diz, uma envolve o registro da cobrança no banco e a outra não.
A carteira sem registro é o modelo mais simples e mais barato. A instituição de ensino emite a cobrança sem nenhum envolvimento do banco, que entra em cena apenas no momento da liquidação. Ações como o cancelamento e renegociação da cobrança são facilitadas, uma vez que não existe registro prévio das cobranças no banco.
A carteira registrada, por sua vez, envolve o registro das cobranças no banco antes da liquidação. Com isso, será possível consultar no seu banco quem pagou, o que pagou e quando pagou, evitando, assim, fraudes nas operações bancárias.
O trabalho de registro e controle das cobranças via carteira registrada tem pontos negativos, como o possível encarecimento do processo de cobrança, além do aumento da burocracia.
Nova plataforma de boletos
A notícia do fim do boleto sem registro divulgada no primeiro semestre de 2015 deixou gestores de cabelos em pé. Turbulências no processo de cobrança podem afetar a saúde financeira da instituição de ensino, além de eventualmente gerar problemas com alunos e/ou responsáveis.
A nova plataforma de cobranças lançada pela FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos), tem como objetivo evitar fraudes bancárias e inconsistências geradas pela edição dos dados da cobrança.
Com essa ideia em mente, foi lançado um cronograma que resulta no fim das cobranças sem registro a partir de 2017.
Etapas do cronograma
A partir de janeiro de 2017, as cobranças sem registro serão aceitas apenas no banco emissor, fato que vai dificultar bastante o processo de cobrança.
Desafios da nova plataforma de cobrança
Dentre os desafios da transição para a carteira registrada, podemos indicar o aumento do custo como principal ponto de atenção.
A cobrança registrada é mais segura e amarrada, no entanto, os bancos cobram taxas para registrar e gerenciar a vida da cobrança. O cenário de pagamento por boleto liquidado presente na cobrança sem registro desaparece, dando lugar para cenários com o pagamento de 2 ou mais taxas por boleto.
Além do custo adicional cobrado pelos bancos, existe um custo operacional relevante para gestão da carteira registrada. Via de regra, o registro das cobranças é realizado por um arquivo remessa, com as informações do lote gerado. Qualquer falha humana no processo de registro pode gerar problemas no recebimento e custos adicionais.
Assim, sua instituição de ensino vai ter de redobrar a atenção na rotina de cobrança, a fim de evitar problemas no recebimento e alunos/responsáveis irritados com a dificuldade na quitação do pagamento.
Principais taxas cobradas pelos bancos
As taxas cobradas variam de banco para banco, mas em geral temos tarifa para:
Como fugir das taxas do banco e economizar na emissão dos boletos
Abraçando o desafio de ajudar os gestores escolares a economizarem na emissão dos boletos, a WPensar criou o Cobrança Fácil, uma plataforma online que reduz os custos de operação das transações financeiras entre as instituições de ensino e os bancos e simplifica o processo de emissão e pagamento dos títulos.
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