Os 5 segredos para uma gestão escolar de sucesso
O que é uma gestão escolar de sucesso?
Se compararmos uma escola com uma empresa qualquer, algumas características despontam como similaridades. Porém, como o papel fundamental é educar, não há como pensar somente em números e cifras na hora de traçar um roteiro de como gerir com sucesso uma escola.
Nos mínimos detalhes, uma escola mesmo que privada, precisa exercer o papel de agente transformador social, e isso sem se esquecer de administrar e multiplicar recursos. É nesse intuito de harmonizar recursos e metas pedagógicas que conheceremos os 5 segredos para uma gestão escolar de sucesso.
Quais os passos para alcançar o sucesso na gestão da sua escola ou curso?
Capacitação do gestor
Como não poderia deixar de ser, a educação dos educadores, e principalmente de um gestor, é fator primordial para a boa saúde de uma escola. Não só a formação acadêmica com os certificados exigidos pela profissão, mas a vivência na profissão, e a expertise de saber lidar com as diversas realidades que se apresentam no ambiente diário de uma escola.
Um gestor precisa ser alguém organizado em suas formulações e disciplinado em suas tarefas. Além de ser alguém com capacidade de explanar ideias, precisa saber a hora de ouvir sugestões e a hora de dizer também o “não”.
Cuidado com o aprendizado dos alunos
Não adianta somente transferir conhecimento e aplicar provas periódicas; é necessário que os mecanismos de avaliação estejam em dia, dando a visão tanto geral como pormenorizada de cada variação, ganho ou deficiência de turmas e alunos.
Cada assunto levantado em classe precisa fazer parte de um escopo coerente, com a missão de agregar conhecimento contínuo e eficaz em sala de aula e no ambiente escolar como um todo. Acompanhar o dia a dia dos alunos e oferecer ferramentas que estejam inseridas na realidade deles é abrir uma conexão preciosa para transferir conhecimento. Para que tudo isso ocorra com eficiência, é preciso ter mecanismos confiáveis de análise, capazes de apresentar uma leitura em tempo hábil para que se mude qualquer resultado insatisfatório na metodologia.
Senso de coletividade e interdependência
Em uma escola que queira ter sucesso não pode haver aquele processo centralizado somente no diretor ou em determinados profissionais. Além dos papéis específicos, cada profissional envolvido no aprendizado precisa entender que um time tem muito mais sucesso que indivíduos isolados. Portanto, a comunicação e o senso de responsabilidade coletiva devem ser trabalhados.
Desde a pessoa da recepção, passando por professores, orientadores e até gestores, a comunicação deve ser exercida de forma eficaz. Os alunos precisam ser abraçados por uma gestão que saiba o que cada um precisa, com professores compreendendo o plano geral do processo pedagógico; assim também, o gestor deve saber como ajudar os professores em suas necessidades na missão de ensinar.
Também a comunidade deve ser convidada a participar da escola, ajudando assim a propagar o nome da instituição como um referencial na localidade, assegurando a confiabilidade e ampliando potencialmente a cartela de alunos matriculados.
Investimento na estrutura física
Além do processo teórico da Pedagogia, é preciso que a escola seja bem estruturada. A gestão de uma escola deve visualizar todas as possibilidades e manter um espaço que, além de agradável, seja útil para que as disciplinas sejam aplicadas.
Assim como pinturas e demais instalações perceptíveis aos olhos de todos, o sistema de aparelhamento, como computadores modernos, lousas, mobílias e demais instrumentos devem ser levados a sério pelo gestor. Isso reflete não só na percepção do aluno e dos pais sobre seu ambiente de aprendizado, mas cria uma atmosfera propícia para o dia a dia dos profissionais também.
Investimento em tecnologia
Há alguns anos quando se falava em tecnologia para escolas, vinham à mente os aparelhos de vídeo, áudio ou mesmo os computadores do laboratório. Hoje o conceito abrange a vida acadêmica como um todo, cercando o ambiente diário de novas possibilidades. Um professor pode ter informações rápidas sobre o histórico acadêmico de um aluno, com gráficos de desempenho e pontos fracos ou fortes. O profissional pode criar um banco de dados e atacar um determinado ponto na ênfase de seu ensino, tornando muito mais eficaz sua aula. Da mesma forma, os pais podem ter acesso aos detalhes da vida acadêmica de seus filhos, sabendo como o investimento está sendo direcionado. O gestor pode visualizar todo o trajeto do aluno e do professor, interferindo e agregando pontos quando achar necessário.
Todos os pontos abordados fazem parte das revoluções diárias que podem acontecer se forem implementados. Com boa vontade, disciplina e ferramentas adequadas, o potencial de sucesso é gigantesco.