O que leva escolas e cursos a terem alto desempenho?
O Pisa – Programa Internacional de Avaliação de Alunos – foi desenvolvido pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) com o objetivo de produzir indicadores sobre a qualidade da educação nos 65 países participantes. De acordo com os dados disponibilizados, entre os anos de 2000 e 2009, a Finlândia se manteve entre os primeiros colocados nas três áreas avaliadas: matemática, leitura e ciências. Mas o que distingue o modelo de ensino finlandês?
As escolas de alto desempenho na Finlândia têm origem nas reformas no sistema educacional do país a partir da década de 60 e os resultados alcançados anualmente no Pisa nada mais são do que frutos, colhidos no longo prazo, dos investimentos realizados na área da educação. Entenda melhor o sistema de educação finlandês, seus diferenciais e o que são, afinal, as escolas de alto desempenho:
O modelo educacional de alto desempenho finlandês
Qualificação e valorização do corpo docente
A alta qualificação do corpo docente é uma das bases do sistema educacional finlandês. A partir da década de 70, a formação de docentes passou a ser realizada nas universidades em nível de mestrado, com rigorosos exames de admissão, garantindo a aprovação apenas de alunos de destaque.
Apesar de apresentarem média salarial abaixo da média da OCDE, os profissionais de educação são extremamente valorizados, sendo o prestígio social, associado à uma estratégia de seleção eficiente, os fatores que determinam sua qualidade.
Atenção às necessidades especiais
O sistema educacional finlandês oferece atendimento especializado complementar e temporário para alunos com necessidades especiais, incluindo entre eles, o que têm problemas leves de aprendizagem. A identificação precoce e a prevenção das dificuldades de cada aluno contribuem para garantir o sucesso destes por meio de seu desempenho.
Autonomia profissional dos docentes
A liberdade de atuação nos diferentes municípios e escolas por parte de diretores de escolas e docentes também é mais um dos elementos essenciais do modelo educacional finlandês. Definido um currículo básico nacional, as escolas apresentam autonomia no que se refere ao método de ensino, organização e materiais didáticos.
O que são escolas de alto desempenho?
O Brasil costuma ocupar as últimas posições do ranking do Pisa, chamando a atenção para a diferença gritante entre as notas alcançadas pelos alunos brasileiros com relação à média da OCDE. Como se pode perceber no exemplo finlandês, o alto desempenho nas escolas não é atingido da noite para o dia,. Exige investimentos e políticas públicas voltadas para a educação.
Veja o que exatamente caracteriza um sistema de ensino de alto desempenho:
Corpo docente qualificado
O professor é um dos principais responsáveis pelo sucesso da aprendizagem. Assim, a qualificação do corpo docente é elemento fundamental das escolas de alto desempenho. Esta decorre da combinação de fatores como salários atraentes, valorização do profissional da educação e formação de excelência.
Aprendizado para todos
O alto desempenho em uma escola é caracterizado pelo sucesso de todos os seus alunos, ou seja, depende da identificação das necessidades especiais de cada um e da oferta de reforço e atendimento voltados para a prevenção de problemas, visando que todos os alunos alcancem o mesmo nível de aprendizagem.
A importância dos dirigentes
A função do gestor também tem um papel de extrema importância nas escolas de alto desempenho. Estes passam por rigorosos processos de seleção, bem como por uma formação que contribui para que desenvolvam competências técnicas e de liderança, garantindo que tenham autonomia na gestão escolar. A partir de pequenas mudanças na organização, comunicação, avaliação e mensuração de resultados, escolas podem saber exatamente onde estão errando e começar a fazer as mudanças necessárias para alcançar o tão desejado alto desempenho.
E você, já conhecia o modelo educacional finlandês e as escolas de alto desempenho? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!