Planejamento escolar participativo e planejamento escolar estratégico – Entenda esses modelos

Planejamento escolar participativo e planejamento escolar estratégico – entenda esses modelos

127

O planejamento escolar é a organização necessária para que uma escola funcione e caminhe saudável rumo aos seus objetivos. Porém, há mais de uma maneira de elaborar um planejamento escolar. O plano de ação pode, por exemplo, ser elaborado coletivamente pelos membros da comunidade, ou pode ter uma característica mais semelhante a um planejamento empresarial. 

A dúvida surge nessa escolha: chamar a comunidade escolar para a tomada de decisões ou pensar de forma estratégica com os gestores?

Neste artigo vamos abordar essas duas possibilidades e suas diferenças, para que você decida o que é melhor para a sua instituição.

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital
Descubra como captar alunos para a sua escola ou curso

O que é planejamento escolar?

Planejamento escolar é um termo abrangente que se refere à estruturação das atividades, decisões e tarefas em uma escola. Qualquer coisa que acontece em uma instituição de ensino deve estar devidamente organizada como parte de um planejamento escolar geral.

O planejamento prevê ações para todas as áreas da gestão escolar, tem o Projeto Político Pedagógico como referência e está mapeado no Plano de Gestão Escolar do ano de referência.

Quer saber mais detalhes sobre o planejamento escolar? Clique aqui!

Planejamento escolar participativo

Da mesma forma que a democracia, o planejamento participativo é um modelo administrativo em que a coletividade influencia a tomada de decisões, direta ou indiretamente.

Dessa forma, a escola propõe que toda a comunidade escolar participe das decisões da instituição de ensino.

Como funciona?

Nesse modelo de planejamento, todos os integrantes da comunidade escolar devem apresentar pautas e votar sobre elas, observando uma ordem de prioridade dos assuntos colocados.

Diretores, professores, funcionários e alunos têm direito ao voto. Assim, decisões são partilhadas entre todos. É possível que cada um desses membros proponha pautas a serem debatidas em reuniões, pensando no avanço escolar.

Entretanto, para que o modelo de planejamento participativo na escola funcione da forma esperada, é um requisito que todos estejam inteirados à realidade da instituição. Conhecer os objetivos da escola e o PPP é parte necessária para diagnosticar os problemas e apontar as soluções.

Informações sobre a comunidade, sobre o local e sobre informações da realidade presente e futura são a base desse tipo de planejamento.

Vantagens do planejamento participativo na escola:

  • Construção de uma cultura de planejamento coletiva
  • Fortalecimento das práticas democráticas
  • Distribuição horizontal do poder da decisão

Planejamento escolar estratégico

Esse método de planejamento, utilizado no mundo empresarial, também serve para escolas. A ideia é basear o planejamento em dados quantitativos e qualitativos, que devem nortear metas organizacionais.

Ao contrário do modelo anterior, o poder de decisão fica concentrado nas mãos de uma única pessoa, em geral o diretor escolar. Desse modo, a tomada de decisões ocorre de maneira mais objetiva.

Como funciona?

A equipe responsável levanta uma análise das seguintes áreas:

  • Mercado — com foco na concorrência
  • Situação financeira
  • Satisfação dos clientes e suas percepções sobre a escola
  • Definição de diferenciais
  • Política de investimento em prazos próximos e distantes
  • Metas de investimento

Por meio dessa análise, temas como gestão administrativa, gestão financeira, gestão pedagógica, gestão de infraestrutura, gestão de relacionamento com a comunidade e com os alunos e gestão de resultados são verificados e, então, são traçadas as metas.

Saiba mais sobre o planejamento estratégico! Leia nosso artigo sobre o assunto!

Vantagens de um planejamento estratégico na escola:

  • Rápida tomada de decisões
  • Estratégia voltada para superar a concorrência
  • Colocação de metas

Qual modelo de planejamento escolar devo escolher?

Não há uma fórmula pronta para a administração de uma escola. Isso depende de suas características, de seus gestores, de seus relacionamentos e de seus objetivos. Porém, novas formas de administração devem ser consideradas, já que não se pode levar em conta apenas o que foi aplicado no passado.

Da mesma forma que mudam o perfil dos alunos e as demandas que a comunidade tem da escola, é preciso ter em mente que a gestão escolar deve se atualizar.

A escola precisa traçar um equilíbrio para atender às necessidades de melhorias, valorizando a participação dos envolvidos neste processo, sendo eles professores, diretores, alunos ou seus pais.

Qualquer que seja o modelo adotado, o princípio da organização é fundamental. Mesmo quando a gestão escolar é aberta à participação, deve existir um planejamento escolar estratégico cuidadoso para que as metas sejam atingidas com sucesso.

Cronograma em mãos e alinhamento das informações são importantes em ambos os casos.

Imagem convidando para baixar material o gratuito "Ebook - Guia de Planejamento Escolas"

Compartilhe este artigo! Como você faz o planejamento da sua escola? Conta pra gente nos comentários!