Mensalidades atrasadas: 7 passos para sua escola receber no prazo

Mensalidades atrasadas: 6 passos para sua escola receber no prazo

93

As mensalidades atrasadas, conhecidas como inadimplência, é um dos maiores problemas enfrentados pelas instituições de ensino. Esse assunto gera bastante dor de cabeça entre os gestores e não é pra menos, afinal, toda escola depende do pagamento dos alunos no prazo para que não afete a gestão financeira da instituição.

Veja mais:

Sistema de Gestão Escolar – deixe a papelada de lado 

Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital 

Mensalidades atrasadas: O que fazer para receber dentro do prazo? 

Tomando algumas medidas preventivas, é possível minimizar as mensalidades atrasadas. Descubra como você pode fazer isso em 6 passos:

1. Pesquise o histórico dos responsáveis pelo aluno

Consulte o nome dos responsáveis pelo novo aluno por meio de seu CPF ou CNPJ. Essa pesquisa pode ser feita no SPC e Serasa. Dessa forma, caso o responsável possua alguma restrição, você poderá escolher uma forma de pagamento que dê mais segurança à escola.

Pagamento recorrente para escolas e cursos: Veja como facilitar a cobrança

2. Seja claro no ato da matrícula

Quando o representante de sua escola fechar o contrato com o responsável, certifique-se como serão explicadas todas as etapas do contrato e os compromissos que o responsável estará assumindo. É importante informar que os valores quando acumulados geram problemas, além disso, deixe claro as consequências que a quebra de contrato pode causar.

3. Tenha um canal de comunicação eficiente

É essencial que você tenha um bom canal de comunicação na sua instituição, assim você evita muitos problemas. Uma agenda digital é uma ótima ferramenta para manter contato com os pais e alunos. Nela você consegue: 

  • Enviar mensagens individuais ou em lote
  • Enviar mensagens de cobrança de forma automática
  • Atender os pais através do chat 
  • Gerar relatório de rotina diária 
  • Solicitar e autorizar documentos 

Isso evita que os responsáveis esqueçam do pagamento da mensalidade, já que a agenda digital possibilita o envio de alertas e comunicados sobre a mensalidade do aluno e muitas outras informações. Clique aqui para conhecer a nossa Agenda Digital.

4. Prepare-se para os períodos de sazonalidade

Nos três primeiros meses do ano, geralmente, as instituições passam por um período de mais mensalidades atrasadas. Em janeiro, por exemplo, muitos pagam IPTU, IPVA, material escolar e muitas outras coisas. Tenha seu fluxo de caixa preparado sempre, mas sobretudo nesses meses, para evitar que a sua instituição enfrente problemas financeiros.

Saiba o que ninguém te conta sobre a gestão de crise

5. Tenha um sistema de gestão escolar

O sistema automatiza as cobranças, com ele é possível enviar alertas por meio do e-mail e SMS, informando aos responsáveis sobre o vencimento da mensalidade e até mesmo quando o boleto já está liberado; isso evita o atraso de mensalidade.

Além disso, com um sistema de gestão você tem registrado todos os alunos que se encontram inadimplentes e há quanto tempo a inadimplência ocorre. Com esse controle, você encontrará soluções assertivas para cada caso e, no primeiro atraso, você vai entrar em contato com os responsáveis para entender o que aconteceu. Entenda como um sistema de gestão escolar pode reduzir a inadimplência.

6. Ofereça desconto aos clientes regulares

Os clientes que nunca foram inadimplentes e que realizam o pagamento antes da data do vencimento podem receber um desconto. Essa é uma forma de fidelizar os pais e demonstrar que a sua instituição valoriza os pais que são comprometidos. 

Veja como fidelizar os pais clicando aqui 

Mensalidades atrasadas nunca mais!

É fundamental que você faça um bom planejamento, se organize e defina os protocolos de cobrança. A boa notícia é que a Arcopay é a nossa parceira e quando o assunto é gestão financeira, ela é uma ótima opção para manter tudo sob controle. A Arcopay garante para as escolas a receita recorrente todos os meses – ela fica responsável pela gestão das mensalidades e pela negociação com os inadimplentes. Todos os meses, a empresa realiza o repasse para a sua escola.

Banner Arcopay

Gostou do conteúdo? Conta para a gente nos comentários o que você costuma fazer nos casos de mensalidades atrasadas!