Conheça as melhores práticas para mediação de conflitos na sua instituição de ensino
A mediação de conflitos faz parte da gestão escolar e refere-se a processos e programas, que ensinam aos indivíduos conceitos e habilidades para a resolução de desavenças, por meio de estratégias de negociação, de mediação e de prevenção da violência.
Essas estratégias são usadas em instituições de ensino de todos tipos para ajudar estudantes, professores, administradores e pais a resolverem os conflitos de forma eficaz.
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Tipos de conflito
Apesar de sua conotação, um conflito não significa necessariamente algo ruim. Muito pelo contrário: os conflitos são uma parte natural da existência humana e são necessários para que possamos expandir nosso ponto de vista e aprender a lidar com opiniões diferentes.
A forma como lidamos com o conflito que vai determinar se seu resultado será produtivo ou não para as pessoas e para o ambiente na qual estão inseridas.
De acordo com sua classificação e sua condução, os conflitos podem ser:
Funcionais ou Produtivos
- Os conflitos Funcionais apoiam o objetivo do grupo e melhoram seu desempenho.
Disfuncionais ou Destrutivos
- Os conflitos Disfuncionais atrapalham o desempenho do grupo.
Muitas crianças e adultos não possuem as habilidades necessárias para efetivamente resolver os atritos com seus pares. Em algumas situações, quando essas habilidades não são desenvolvidas, é comum que os envolvidos adotem uma postura mais reativa e fiquem presos a respostas tendenciosas ao atrito, deixando de explorar outras possibilidades de resolução de problemas.
No entanto, qualquer pessoa pode aprender rapidamente a usar os conceitos de resolução de problemas se lhe for dada a oportunidade de praticar. A aquisição de competências de gestão de conflitos capacita os indivíduos a assumir a responsabilidade por seus próprios conflitos e para a resolução dos mesmos.
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Os 5 comportamentos mais comuns diante de conflitos:
De acordo com pesquisas sobre padrão de comportamento realizadas por estudiosos da área de recursos humanos, existem cinco estilos de comportamento que se repetem diante das situações de conflitos. São eles:
Competitivo
Reflete a intensidade de pressão e influência que um membro da equipe usa para impor a sua vontade quando uma ação decisiva precisa ser tomada rapidamente. O objetivo é ganhar dos demais e fazer valer seu ponto de vista.
Evitação
É geralmente utilizado quando o assunto é trivial, quando não há a possibilidade de ganhar a discussão com os demais ou quando um desentendimento pode ser muito oneroso para a pessoa ou para a equipe.
Ponderação
Ocorre quando os objetivos dos dois lados são igualmente importantes e/ou quando os componentes da equipe têm igual poder. A característica principal deste comportamento é ter jogo de cintura.
Acomodação
Geralmente ocorre quando o assunto é menos importante do que outros para a equipe ou quando se pretende guardar créditos sociais para outras situações. A característica principal deste comportamento é “ir levando”.
Colaboração
É marcado por um alto grau de cooperação e negociação entre ambas as partes. O objetivo é resolver o conflito para que ambas as partes se comprometam com a solução e saiam ganhando.
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Como aprender a mediar conflitos
Todos os alunos, funcionários da escola, pais e membros da comunidade que trabalham com jovens devem receber treinamento de gestão de conflitos. Caso este objetivo não possa ser realizado imediatamente, ele deve ser incluído nas metas da escola e ser alcançado o mais breve possível.
Quais são as prioridades do diretor escolar?
Tanto no ambiente escolar quanto fora dele, há habilidades e competências que ajudam as pessoas a gerir de forma mais eficaz os diferentes tipos de confrontos e que devem ser estimuladas constantemente. Entre elas estão:
- Compreender os valores e crenças próprias;
- Reconhecer as próprias emoções;
- Reconhecer as emoções dos outros;
- Expressar estrategicamente a emoção;
- Controlar algumas emoções explosivas, como a raiva;
- Falar sobre a emoção;
- Usar linguagem e comportamento não ofensivos;
- Articular a sua visão da situação;
- Contrastar e comparar dados;
- Prever e analisar situações;
No ambiente escolar, o personagem principal na mediação de conflitos é o professor, afinal, ele que está na linha de frente lidando com os alunos dia a dia, transmitindo, mais do que conhecimentos, valores que os alunos levarão para a vida.
Nesse sentido, é papel da escola capacitar seus profissionais para que possam lidar da melhor forma com as diferentes situações que se apresentam e desenvolver nos alunos a empatia, senso de comunidade e respeito mútuo para que disseminem esses comportamentos.
Como sua escola tem atuado em situações de conflito? Conta pra gente nos comentários.