o método de liderança transformacional na escola

Liderança Transformacional: Saiba como estimular e motivar os professores

65

Originariamente um conceito utilizado em empresas, a liderança transformacional vem sido adotada com proveito na educação. Mais difundido por Bernard Bass (1985), o método consiste em um exemplo de liderança: mais do que apenas ordenar, incentiva os liderados a agir e a pensar por si mesmos, para que todos fiquem motivados e alcancem metas.

Mais do que coagir ou motivar à ação através de recompensas, a técnica de liderança transformacional prioriza efeitos positivos que exerce sobre os liderados (no caso, os estudantes), criando vínculos entre eles e o professor. Como pode um professor aproveitar essas técnicas em sala de aula, inspirando e motivando alunos a atingirem ou até mesmo a superarem suas metas em busca do conhecimento?

Baixe o material: Guia Guia de engajamento para escolas
Veja a seguir algumas dicas baseadas no método de liderança transformacional. Elas vão te ajudar a lidar melhor com os alunos!

Para inspirar é preciso estar inspirado

Acredite em você mesmo, acredite em seus alunos, acredite que a mudança é possível. Tenha paixão por aquilo que você faz, sede por ensinar e vontade de aprender. Palavras convencem, mas os exemplos arrastam. Um professor desanimado e desmotivado não vai conseguir fazer os seus alunos se sentirem interessados na matéria.

Leia mais: “5 dicas de como manter o professor motivado e garantir o sucesso do ensino”

Encontre maneiras atraentes de transmitir o conteúdo

Alguns já consideram passar lição na lousa algo quase medieval. Com tantos recursos postos a nossa disposição pela tecnologia, você pode evitar esse tipo de aula, pois ele é tedioso e cansativo. Apresentações de vídeos e recursos multimídia devem sempre estar presentes. Alternativas mais modernas como blogs e redes sociais ampliam ainda mais o horizonte dos alunos, fazendo-os buscar em outras fontes o conhecimento e tornando-os menos dependentes de você.

Saiba mais sobre esse assunto: clique aqui e aprenda como atrair a atenção dos seus alunos usando a tecnologia!

Vista a camisa dos alunos

Por que os alunos deveriam aprender aquela matéria? Mostre para eles a relevância que isso pode ter no dia a dia deles. Procure apresentar exemplos reais, além de situações onde eles possam utilizar o conteúdo aprendido para resolver problemas.

Inclusão é uma necessidade

Não apenas alunos com necessidades especiais, mas aqueles mais fechados, mais tímidos ou mais afastados do grupo  podem e devem colaborar e participar em sala. Procure maneiras alternativas de integrá-los, respeitando a individualidade e as necessidades de cada um. Torne suas aulas mais personalizadas.

Leia mais: veja como melhorar a acessibilidade da sua escola para receber alunos com necessidades especiais.

Mostre o caminho das pedras

Muitas vezes temos a tentação de dar respostas prontas aos alunos e simplesmente transmitir conhecimento sem questionamentos. Mas a verdade é que, como diz o ditado, “o que eu leio eu lembro, o que eu ouço eu esqueço, e o que eu faço, eu sei”. Os alunos precisam fazer algo, precisam buscar aquele conhecimento, aquela solução, mesmo que isso demore um pouco. Deixá-los andarem sozinhos é importante para a autonomia deles.

A autonomia dos alunos é tão importante que eles devem até ser incentivados a participar das decisões da escola. Clique aqui e leia nosso artigo sobre o assunto!

Planejar é importante

Embora as aulas sejam interativas e possam conduzir a caminhos inesperados, não devem ser feitas de improviso. Planeje o máximo possível a forma como será apresentado aquele conteúdo, procure antecipar desdobramentos, imprevistos e possíveis atrasos. Planeje as atividades e sempre procure estar buscando e aprendendo coisas novas. Surpreenda os alunos e surpreenda-se!

Baixe o material: Infográfico Perfil do professores
Baixe o material: Infográfico Perfil dos diretores

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos e deixe sua opinião nos comentários!