Já pensou em fazer os relatórios da sua escola ou curso com apenas alguns cliques? Veja como!

Veja como fazer os relatórios da sua escola ou curso com apenas alguns cliques!

19

De repente você percebe que há falhas em alguns departamentos que estão trazendo prejuízo ou prejudicando o desempenho de sua escola ou curso, porém não consegue detectar com exatidão quais são as causas do problema.

Sem que você identifique os motivos, como ele poderá ser resolvido?

Nesses momentos, o gestor resolve fazer relatórios para compreender melhor o que está acontecendo em seu estabelecimento de ensino. Porém, fazer relatórios não é tarefa fácil. É preciso usar planilhas, documentos por vezes até já arquivados e calculadora. Isso quando você consegue localizar todos os dados necessários para sua empreitada. Isso demanda tempo e paciência!

A menos que você recorra a um software de gestão.

Mas em que um software de gestão escolar poderá turbinar o desempenho de minha escola ou curso?

  •          Na administração

Com um programa de gestão escolar, torna-se fácil emitir relatórios que são cruciais para que você estabeleça estratégias para melhorar a performance de sua escola. No aspecto financeiro, por exemplo, é possível verificar as entradas e saídas de dinheiro da escola, e assim saber o momento certo de investir ou de conter gastos. Também há a possibilidade de checar quais responsáveis estão inadimplentes e tomar medidas imediatas para evitar que a inadimplência se prolongue.

  •          No setor pedagógico

Saber quais alunos estão apresentando baixo desempenho torna-se fácil por meio de relatórios ou gráficos. Dessa forma, você irá agir na raiz do problema, detectar em quais matérias esses alunos estão tendo dificuldades e tomar medidas preventivas, como aulas de reforço ou exercícios extras a fim de alavancar o desempenho desses alunos para evitar reprovações e evasão.

Da mesma forma, você conseguirá verificar em quais séries a evasão se dá de forma mais intensa e determinar quais ações você deve ter para conter a saída de alunos de sua escola ou curso.

  •          No marketing

Por intermédio de relatórios e tendo acesso aos contatos de seu departamento de marketing com o público-alvo, saiba se sua escola está crescendo. Se não for o caso, ficarão claras para você as causas da falta de desenvolvimento, e a partir daí, você poderá elaborar um plano de crescimento para sua escola ou curso.

Mais tempo para os professores e alunos

É fundamental que você seja capaz de mensurar e controlar os dados de todos os departamentos de sua instituição com rapidez, e que essas informações sejam claras e precisas. Somente assim você poderá identificar as falhas específicas de cada setor para tratá-las com a agilidade necessária e evitar problemas recorrentes no futuro. Um software de gestão escolar irá mudar completamente a rotina de sua instituição, que se tornará muito mais ágil, eficiente e transparente.

Isso facilitará sua gestão de forma inimaginável e fará com que você e sua instituição se destaquem dentre as concorrentes. Alunos e responsáveis sentirão as mudanças positivas impactantes em sua gestão, que demonstrarão sua verdadeira competência, uma vez que você irá dispor de tempo hábil para voltar sua atenção às áreas críticas, podendo aproveitar essa economia de tempo, sobretudo para dedicar-se mais ao corpo docente e discente, fazendo-se mais presente na rotina de alunos e professores.

Quer mudar a cara de sua instituição escolar?  Conheça o WPensar e saiba mais sobre esse software de gestão escolar que está transformando as instituições de ensino brasileiras!

Clique e acesse: Página O que é um  sistema de gestão escolar - Clique e descubra