Diretores caminhando juntos

Como a Rede Gênesis diminuiu em 85% a inadimplência escolar?

311

Dar fim a inadimplência escolar é um dos maiores desejos dos gestores, afinal, esse é um dos problemas que mais prejudica as escolas. Mas, sabemos que manter o caixa no azul muitas vezes é uma tarefa complicada para as instituições de ensino. 

Por isso, entrevistamos a Fabrícia Lopes, Gerente Administrativo e Financeiro da Rede de Ensino Gênesis para entender o que foi feito para diminuir o índice de inadimplência em 85%. Ela deu dicas para ajudar outras escolas a diminuir a inadimplência também. Para identificar a raiz do problema (que também pode ser o seu), continue a leitura!

Como a Rede Gênesis diminuiu a inadimplência escolar: 

  • Buscando as reais motivações para evoluir

Ter clareza do que te motiva a chegar no seu objetivo é essencial. Fabrícia Lopes, gerente administrativa da Rede Gênesis, escola que entrevistamos, relatou que o seu objetivo e sonho sempre foi crescer, prosperar e trazer mais alunos a uma educação de excelência, isso porque ela estudou na mesma escola em que trabalha hoje e seus filhos estudam lá também.

Hoje em dia, eu entendo que não adianta só ensinar a ler, escrever e fazer conta. A escola hoje tem um papel super importante, acho que vai muito além do aspecto cognitivo. É importante que a escola atue na formação integral da criança.

Fabrícia Lopes 
  • Direcionando os seus esforços 

Depois que a sua escola tem clareza sobre o seu real propósito, fica mais fácil definir as prioridades. É importante que a escola seja um ambiente harmonioso, para que as pessoas envolvidas no dia a dia escolar consigam operar de uma forma mais efetiva. 

Para eles, a virada de chave foi quando entenderam que precisavam de um serviço que solucionasse as dores financeiras da escola.

Praticamente não preciso mais dedicar tempo aos assuntos financeiros. Eu passava horas do dia realizando cobranças, mas agora a Arcopay absorveu toda essa demanda e conseguiu fazer coisas que a gente não conseguia. Temos um relacionamento muito próximo com os pais, e isso prejudicava uma cobrança mais disciplinada.

Fabrícia Lopes 

Com a parceria, a equipe ganhou a possibilidade de dedicar mais tempo e energia a outras áreas estratégicas, como o atendimento às famílias, por exemplo.

Realizar cobranças com os pais inadimplentes? Gerar a segunda via do boleto? Responder dúvidas relacionadas ao financeiro? Todo esse trabalho operacional ficou com a Arcopay. 

  • Garantindo estabilidade no caixa e livre-se do peso da inadimplência 

Ter uma equipe capacitada que cuida da parte financeira da sua instituição te dá estabilidade e segurança para cuidar de outros processos importantes da sua instituição. 

Já imaginou ter a sua receita mensal previsível, sem ter mais o desgaste do processo de cobrança? Agora, essa é a realidade da Rede Gênesis. 

Durante o ano a gente tinha uma inadimplência entre 30% a 40%, agora está entre 6% a 13% de inadimplência. A nossa escola nunca viveu essa inadimplência tão baixa. A Arcopay tem feito com que os pais estejam com o pagamento em dia e isso é muito bom.

Fabrícia Lopes

Acabe com a inadimplência na sua escola também!

Com a parceria da Arcopay na Rede Gênesis, a escola conquistou estabilidade no fluxo de caixa da escola e está tendo tempo para ser mais intencional em suas ações.

Agora, eles conseguem projetar ações futuras sem a dor de cabeça do processo de cobranças. Voltaram a sonhar em crescer, atrair mais alunos e evoluir em todos os sentidos. 

Tenha uma gestão simples, intuitiva e eficiente!

As nossas soluções facilitam a rotina da gestão para que a escola possa se desenvolver e focar naquilo que é mais relevante: ser uma escola de excelência para seus alunos. 

Conheça hoje os benefícios de ter os serviços da Arcopay na sua escola e tenha a tranquilidade da Fabrícia! Acesse o site.

Saiba mais

Este artigo foi escrito pela Arcopay, parceira da WPensar. A Arcopay cuida da gestão das escolas por meio de soluções que dão estabilidade no financeiro das instituições. Para saber mais, acesse o site.