Por que o gestor escolar deve se autoavaliar

Gestor Escolar – Faça uma autoavaliação e aprimore-se!

57

O trabalho de gestão escolar é fundamental para o bom andamento das atividades e para a satisfação da comunidade com relação à uma instituição de ensino. Assim, da mesma forma que avalia os resultados dos projetos desenvolvidos, os índices de aprendizagem e a relação da escola ou curso com a comunidade, é importante que o gestor crie oportunidades e mecanismos para analisar seu próprio trabalho.  A autoavaliação é uma forma de voltar o olhar para si mesmo e se aliar à melhoria dos processos escolares e ao desenvolvimento profissional do gestor, contribuindo assim para que a escola atinja seus objetivos. Entenda mais sobre a importância da autoavaliação para o aprimoramento do trabalho realizado pela gestão escolar.

Descubra por que todo gestor precisa de um sistema de Gestão Escolar

Por que realizar uma autoavaliação?

A autoavaliação constante é fator essencial não somente para o crescimento e o aprimoramento profissional dos gestores escolares, mas também como forma de desencadear mudanças positivas para as instituições. Dada a importância do trabalho realizado pela equipe de gestão, é essencial que esta esteja preparada para avaliar suas próprias ações, analisando os resultados obtidos e identificando pontos de melhoria. A realização de uma autoavalição por parte da gestão escolar é, ainda, uma excelente forma de contagiar e motivar a equipe, dando voz a funcionários e professores e demonstrando que todos têm a aprender a partir da reflexão.

A hora de refletir sobre o seu trabalho

Diversos indicadores são importantes para que o gestor seja capaz de avaliar seu trabalho: índices de aprendizagem, retenção de alunos, satisfação dos pais, formação do corpo docente, resultados dos projetos desenvolvidos, etc. Estes merecem um olhar atento durante o processo de autoavaliação, permitindo identificar em que pontos de sucesso e de melhoria em sua atuação.

Além disso, a participação da comunidade escolar é elemento fundamental para que o gestor seja capaz de aprender a partir de suas falhas e promover melhorias na instituição. Os questionários de avaliação vêm sendo cada vez mais utilizados para questionar professores, pais e até mesmo os próprios alunos com relação à trajetória que a escola vem percorrendo. O que a gestão escolar deveria fazer e não está fazendo para contribuir para as atividades escolares? Tente fazer questionários enxutos, simples e diretos, e que possibilitem a compilação de dados de diferentes membros da comunidade escolar, apontando pontos positivos e frágeis da atuação do gestor

Conheça as 3 melhores práticas para gestores educacionais de sucesso

Abertura para opiniões e críticas

Abrir-se para críticas com maturidade e coragem para ouvir a comunidade escolar é fundamental para o processo de autoavaliação do profissional de gestão. Para tal, além dos questionários de avaliação, podem ser realizadas reuniões com a equipe, incentivando que apontem problemas e sugestões de melhoria. Circular pela escola e analisar o desenvolvimento das atividades também é uma excelente forma de realizar uma avaliação, já que devido à grande quantidade de assuntos burocráticos, muitos gestores acabam por não acompanhar de perto o dia a dia da instituição.

Inovações para o aprimoramento profissional

Com base nos resultados obtidos de sua autoavaliação, é importante que a gestão escolar identifique pontos de melhoria e formas de praticá-los. Procure, portanto, se informar quanto à realização de cursos de aprimoramento profissional que possam contribuir ou à adoção de ferramentas tecnológicas que contribuam para a gestão e o desenvolvimento do plano político-pedagógico da escola ou curso. Dentre eles, os sistemas de gestão e comunicação escolar podem ser uma ótima solução.

Baixe o material: Ebook O que é gestão escolar

E você, gestor, como vem realizando uma avaliação do seu trabalho? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!