Entenda porque gerenciar o tempo é essencial para escolas e cursos

Gestão do tempo: entenda porque ela é vital para escolas e cursos particulares

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Os professores brasileiros gastam, em média, 20% do tempo de aula mantendo a disciplina na classe e 12% tratando de questões administrativas. No Brasil, o tempo gasto em sala de aula é de 67%, em contrapartida, em países como a Finlândia, referência em educação, esse número alcança 81%.

Os números apontados pela Talis, Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem coordenada mundialmente pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) em 2014, mostram como a gestão do tempo e a estruturação funcional de atividades são aspectos fundamentais para qualquer tipo de organização. Nas instituições de ensino, estas questões são ainda mais complexas, uma vez que envolvem diferentes intervenientes: alunos, professores, funcionários, pais e a própria comunidade. Cada um destes atores apresenta papel único e importante para o sucesso da instituição, seu projeto pedagógico e a qualidade do ensino, por isso, é essencial que a escola tenham ciência.

Assim, a organização do tempo é uma das variáveis mais importantes da organização escolar, interferindo e condicionando seu modelo didático e o cotidiano de suas atividades. O tempo escolar é traduzido nos diferentes horários estabelecidos pela instituição e deve considerar fatores como o desenvolvimento dos alunos, o bem-estar dos professores e a satisfação dos pais, bem como as questões financeiras e organizacionais da instituição. Entenda mais sobre a importância da gestão de tempo nas escolas e cursos particulares.

A importância do tempo escolar

O tempo escolar é definido pelo tempo que o aluno passa na instituição de ensino, envolvendo não somente o tempo efetivo de aula, mas também as pausas, os tempos de deslocamento e de organização das turmas. O planejamento das atividades escolares deve considerar, portanto, muito além das horas de aulas, visando que todos os tempos relacionados ao aprendizado dos alunos contribuam para a qualidade do ensino e o melhor desempenho dos alunos.

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A gestão do tempo é fator essencial à motivação dos alunos com relação à aprendizagem, ao bom andamento das atividades escolares, à organização de seus diferentes intervenientes e, portanto, à obtenção de bons resultados.

A estruturação do quadro de horários

O quadro de horários traduz a gestão do tempo nas instituições de ensino e é, assim, a principal ferramenta da gestão escolar para estruturá-la. A montagem da grade horária deve levar em consideração os diferentes tempos escolares:

Tempo de ensino:

Consiste no tempo despendido pelo aluno na instituição de ensino, ou seja, o número de horas semanais atribuídas a cada ano de escolaridade pelo Ministério da Educação. Para o 1º Ciclo do Ensino Básico, por exemplo, este tempo é de 25 horas semanais.

Tempo útil:

Engloba três tempos diferentes: o tempo de deslocamento de alunos e professores, o tempo de informação, em que o professor transmite aos alunos as tarefas que serão realizadas ao longo do dia, e o tempo de organização, necessário para que o professor inicie a aula.

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Tempo efetivo de aula:

Consiste no tempo restante ao se descontar do tempo de ensino os três tipos de tempo útil, ou seja, no período destinado às atividades definidas para cada uma das aulas. Este tempo costuma ser menor para crianças menores, por exemplo, que se cansam com mais facilidade das tarefas.

Além destes tempos diferentes, é importante que a gestão do tempo na escola considere também conceitos mais abstratos, relacionados ao potencial de aprendizagem de cada aluno, já que este interfere diretamente em sua motivação e gosto pela aprendizagem, e portanto, no sucesso de seus estudos.

O tempo de cada aluno

Os diferentes tempos de aprendizado, facilidades e dificuldades de cada aluno também são importantes para a gestão escolar e levam em consideração não somente questões individuais, mas também biológicos. Ao final de Ensino Fundamental e durante o Ensino Médio, os alunos costumam apresentar, por exemplo, diferentes necessidades no que se refere ao tempo de sono e ao horário em que acordam, tendo melhor rendimento quando as aulas têm início mais tarde.

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A falta de atenção da instituição com relação às diferenças no tempo de aprendizado de seus alunos pode fazer com que estes respondam com desinteresse, falta de motivação e indisciplina, prejudicando as atividades como um todo.

Como vem sendo consideradas as questões de gerenciamento do tempo na sua escola ou curso? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!