Gestão de tempo: por que é importante planejar?

17

Tempo é dinheiro, já dizia o ditado. Para um gestor educacional, tempo vale mais que dinheiro: fazer o planejamento anual do quadro de horários dos professores mostra que tempo é um recurso valioso, mas muitas vezes difícil de manejar.

Ao montar o quadro de horários o gestor poderá encontrar algumas dificuldades, principalmente quando o tempo dos professores não coincide com o ideal planejado. É preciso muito jogo de cintura e estratégias definidas para montar um quadro de horários eficiente e que atenda às necessidades de todos.

Assim o diretor, coordenador ou gestor educacional deve ter em conta múltiplas variáveis, que em muitas vezes não podem ser resolvidas pela instituição, apenas contornadas, e o planejamento deve se adaptar a elas.

Professores com jornada dupla e outros compromissos

Um caso muito corriqueiro nas escolas é o professor com jornada dupla. Sabe-se que o professor trabalha na instituição de ensino não somente quando está na sala de aula: tem as horas pedagógicas coletivas (HAPC), as horas para planejamento de atividades, pesquisas, entre outros compromissos.

Professor com jornada dupla tem que atender a agenda de aulas nos dois turnos, e muitas vezes acontece das atividades de um turno serem marcadas no horário oposto ao das aulas. Por exemplo, as horas de atividades pedagógicas coletivas, para um professor que leciona à tarde, podem ser marcadas para todas as segundas-feiras no período da manhã. Isso significa que aquele professor já não poderá dar aulas nas segundas-feiras de manhã.

Outros docentes têm compromissos familiares, como professoras que tem filhos: elas podem preferir não dar a primeira ou a última aula do turno, para poder levar ou buscar seus filhos na escola, ou outros compromissos familiares. Professoras também podem se afastar por motivo de licença-maternidade, ou por outros motivos.

Utilização das instalações da escola

No planejamento também devem estar previstas as horas de uso, para cada turma, das instalações da escola: quadras, laboratório de ciências, matemática, sala de informática, biblioteca… Cada turma deve ter seus horários, evitando de coincidir com o uso do espaço por outra turma.

Isso tudo sem contar os imprevistos que sempre acontecem em uma escola: necessidade de reforma, afastamento de professores sem prévio aviso (exemplo: motivos de saúde), mudanças no projeto pedagógico da escola, excursões, visitas, palestras, entre outros.

Todas essas situações devem ser encaixadas para que o quadro de horários escolar seja o melhor possível, sem janelas (horários vagos), funcionando harmonicamente, com horários razoáveis e possíveis de seguir por todos os professores, atendendo às suas demandas.

Planejamento da grade de horários

Um horário bem planejado gera lucro para uma instituição de ensino, pois proporciona a otimização de recursos, apoiando seu crescimento e expansão, com a máxima eficiência possível, tanto em gestão de pessoal, como dos recursos pedagógicos e das instalações da escola.

Porém, um esquema como esse, montado de forma manual, pode demorar vários meses para ser elaborado, e também apresenta o inconveniente de ser passível de falhas, com uma estrutura mais rígida e pouco flexível (resistente a mudanças). E esse planejamento, para ser efetivo, deve estar implantado já no início do ano letivo.

A solução encontrada por muitas escolas tem sido informatizar o quadro de horários, com um software próprio. Além de um quadro de horários perfeito ser criado em minutos, com as variáveis e restrições personalizadas (escolhidos pelo gestor), o quadro informatizado se mostra altamente flexível, podendo ser alterado a qualquer momento, sem perda de qualidade.
Baixe o material: Ebook Produtividade na Escola (Starline)