Fim de semestre – Veja o que você precisa apurar para melhorar sua escola ou curso
O fim do semestre letivo e as férias significam, para a gestão da escola, um momento de balanço e análise do trabalho que vem sendo desenvolvido na instituição. É importante, portanto, que seja planejado de forma organizada e eficiente, permitindo ao gestor apurar dados e discutir com os professores os avanços e desafios da escola ao longo do primeiro e do segundo semestre e de que forma vêm sendo cumpridas as metas do projeto político-pedagógico estabelecido. Neste sentido, as reuniões com o corpo docente são fundamentais para o desenvolvimento de ações de aperfeiçoamento da instituição, permitindo identificar as principais dificuldades encontradas ao longo do período que está acabando e recolher sugestões de melhorias para o ano seguinte.
Confira algumas ações essenciais a serem tomadas pela gestão escolar no final do semestre:
Reuniões com o corpo docente
As reuniões com os professores das diferentes etapas de ensino oferecidas pela instituição são a principal fonte de dados sobre o desenvolvimento das atividades escolares no primeiro semestre, já que estes se encontram em contato direto tanto com os alunos quanto com pais e responsáveis. Assim, é fundamental que estas reuniões sejam agendadas e planejadas com antecedência, bem como que apresentem pautas claras e eficientes, permitindo identificar as circunstâncias nas quais as diferentes turmas se encontram. Devem ser discutidos temas como o aproveitamento escolar dos alunos, a eficiência do quadro de horários e a percepção do corpo docente com relação ao andamento das atividades e sua efetivação com relação ao planejamento do início de ano.
Espaço para sugestões
Durante as reuniões entre a equipe de gestão e os professores da instituição, é fundamental que estes tenham espaço de feedback. As sugestões de melhoria e o apontamento de questões relacionadas aos materiais escolares e à manutenção dos espaços são elementos fundamentais para que a instituição realize alterações no segundo semestre que contribuam para o trabalho dos docentes, bem como para a qualidade do ensino oferecido.
Organização interna
O fim do semestre é também o momento ideal para discutir questões relacionadas à organização interna da instituição. Envolver professores e funcionários é fundamental para que o gestor obtenha um panorama dos espaços escolares, identificando quais deles requerem procedimentos de manutenção e reparos. Além disso, neste período deve ser organizado o cronograma de atividades para o segundo semestre com base no calendário escolar e nas sugestões recolhidas tanto do corpo docente quanto de pais e responsáveis ao longo do semestre.
Análise da evasão escolar
As férias escolares oferecem também a oportunidade de analisar o tema da evasão escolar com mais profundidade. Apesar da importância de ser tratado com regularidade, é interessante aproveitar este momento para fazer um balanço das faltas nas diferentes turmas, bem como refletir sobre o abandono escolar e as ações que podem ser tomadas a respeito. É o momento também de se questionar com relação ao tratamento que vem sendo dado aos alunos com dificuldades de aprendizagem e como este pode ser melhorado no segundo semestre.
A gestão escolar encontra diversos desafios no seu dia a dia, de forma que é fundamental que se utilize dos dias de recesso do meio do ano para organizar com atenção o próximo semestre e investir em melhorias para a instituição, com base nas diferentes demandas de alunos, professores e responsáveis, bem como da própria escola.
Como vêm sendo realizadas as apurações de final de semestre na sua escola? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!