Entenda como o ambiente de estudo afeta o aprendizado

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A escola deve ser entendida como um ambiente social. Como tal, precisa permitir uma interação agradável: entre alunos, entre docentes e entre ambos esses lados. O estudante desenvolve as suas habilidades, capacidades e adquire conhecimento nesse período e isso só correrá da melhor maneira em um ambiente que favoreça tanto sua aprendizagem quanto o desempenho dos seus professores.

Os estudantes estão em um processo contínuo de aprendizagem e de desenvolvimento de habilidades e a escola precisa dar condições para que essas duas coisas caminhem juntas. Para isso, é necessário proporcionar um sistema de aprendizagem interativo e atrativo, para que o estabelecimento de ensino possa cumprir função de socialização, não apenas dando cultura e conhecimento, mas influenciando positivamente em questões comportamentais, como por exemplo, a boa convivência em grupo dentro da sala de aula.

Para isso, aposte no trabalho em conjunto. Ele enriquece a aprendizagem e ensina o aluno a respeitar a opinião do colega, interagir de maneira respeitosa, trocar ideias, trabalhar em equipe e até exercer um poder de liderança. Isso permite também uma maior facilidade de aproximação entre aluno e professor, algo essencial para que a troca de experiências e aquisição de conhecimentos aconteça de maneira mais suave e eficaz.

Desse modo, o professor tem que se sentir estimulado e ter respaldo do regimento escolar para que possa se tornar um mediador de informações e um facilitador da aprendizagem. É necessário dar a ele a liberdade de fazer uso de métodos alternativos à tradicional aula expositiva para que consiga enriquecer o ambiente de aprendizagem. A escola precisa valorizar o trabalho do docente. Com isso, o professor conseguirá perceber tanto as conquistas quanto as dificuldades dos seus alunos da melhor maneira e, através dessa percepção, adaptar a maneira com a qual passa as informações para a turma.

Estudo comprova a influência do ambiente escolar na aprendizagem

O estudo Infraestrutura Escolar e Aprendizagens da Educação Básica Latino-americana, realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) feito com base no Segundo Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Serce) de 2006, revelou que a falta de estrutura na escola (como laboratórios de ciências, auditórios, bibliotecas, computadores e quadras de esportes) prejudica a aprendizagem dos estudantes da América Latina.

Através da análise de 200 mil alunos de 3ª e 6ª séries do ensino fundamental de 16 países da América Latina, pode-se notar que os que possuem acesso à boa infraestrutura têm um melhor desempenho do que estão em escolas menos estruturadas.

A presença de espaços de apoio ao ensino permite um ambiente escolar mais adequado e uma postura diferenciada do docente, trazendo mais qualidade para o ensino, o que resulta em um melhor desenvolvimento dos estudantes. Esse estudo só vem a comprovar que o ambiente escolar e as alternativas que ele oferece interferem diretamente no aprendizado do discente.

Como a sua escola trabalha isso? O professor tem acesso a meios alternativos de ensino? Conte pra gente nos comentários!