Veja por que investir em EAD

14

Horas no trânsito, uma demanda de trabalho enorme, prazos para cumprir, projetos para realizar, estar com a família e ainda ter tempo de fazer atividade física. Para dar conta disso tudo e ainda cuidar da sua formação, uma excelente alternativa são os cursos EAD.

Cada vez mais, todos esses fatores têm aumentado a procura por essa modalidade de cursos, o que vem exigindo uma melhor especialização das instituições de ensino, ampliando o campo de trabalho e agregando alunos de todos os cantos do mundo. Porém, apesar dos custos da modalidade EAD serem menores do que os do ensino presencial, gerenciá-lo não é tão simples quanto parece. Principalmente por possuir demandas e desafios distintos à gerência presencial e, se não for bem administrado, pode trazer um baixo retorno financeiro.

Gostaria de dicas fundamentais para trabalhar com a gestão do ensino à distância, com qualidade e eficiência? Utilize a tecnologia e os softwares de gestão escolar a seu favor!

Relações

Em uma escola presencial, o aluno tem interação direta com os outros estudantes e com o professor, o que não acontece na modalidade à distância. Esse pode ser um fato desestimulador, tanto para aquele que aprende quanto para aquele que ensina.

Pensando nisso, um dos grandes diferenciais de uma gerência EAD é justamente o estímulo e o incentivo ao relacionamento entre estudante e professor. Para que se estabeleça uma relação de respeito e cumplicidade, é interessante a criação de fóruns de discussão e plantão de dúvidas. Isso permite, além da aproximação entre eles, no âmbito formal e informal, com que ambos se sintam importantes e que possuam um papel fundamental a cumprir naquela instituição.

Software para que te quero

Se o sistema escolhido é a distância, nada melhor para acessorá-lo do que um software. Afinal, a base do EAD é justamente a tecnologia!

Portanto, a plataforma escolhida para a gestão é de tamanha importância, pois deve facilitar o diálogo entre professores e alunos, além de simplificar questões primordiais de uma escola. Como, por exemplo, calendário, lista de alunos, tarefas a serem cumpridas e seus respectivos prazos, bem como provas e demais tipos de avaliações.

Para tanto, é necessário que o gestor tenha uma visão, pedagógica e administrativa, ampla e, ao mesmo tempo, muito focada no desempenho dos alunos e do próprio software. Portanto, o sistema de gestão deve unir os setores pedagógico, acadêmico e financeiro, visando o desempenho de maneira global e permitindo o acesso, de maneira fácil, aos gestores, aos professores, aos alunos e aos pais.

Ou seja, o gestor deve tornar a comunicação, entre os usuários, o mais acessível possível e isso inclui, também, o uso de uma plataforma fácil de ser manejada na hora de assistir a aula. Seja qual for a formação do gestor, é imprescindível que ele tenha uma visão geral sobre todos os aspectos da escola, observando os pontos cruciais aqui citados e identificando o que há para melhorar. Ademais, é imprescindível que ele solucione os erros e melhore o andamento dos processos administrativos e pedagógicos da instituição, padronizando as rotinas de trabalho, acompanhando o rendimento de professores e alunos e, principalmente, prezando pela transparência das relações.

Restou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma observação? Deixe o seu comentário!

banner-pagina de materiais

Agende uma demo - Geral