Empreendedorismo na sala de aula: por que oferecer essa disciplina

Empreendedorismo na sala de aula: por que oferecer essa disciplina

58

O ensino de empreendedorismo na sala de aula tem se tornado realidade em muitas escolas. A explicação está no atual momento da nossa sociedade.

A Era Digital tem transformado muitos aspectos do mercado de trabalho. Se há alguns anos já era difícil para o aluno do ensino médio escolher sua profissão, hoje a situação é muito mais crítica.

Diversas profissões são impactadas e passam por grandes transformações. Atividades manuais e repetitivas, por exemplo, já estão sendo substituídas por robôs. Indústrias e mercados inteiros estão sendo afetados.

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital
Descubra como captar alunos para a sua escola ou curso

Habilidades comportamentais cada vez mais importantes

Apesar disso, oportunidades surgem a todo momento, só que com nova roupagem. As empresas passaram a se adequar ao novo cenário, uma vez que as novas gerações valorizam um propósito de vida acima da atividade profissional.

Todas essas mudanças abrem espaço para as Habilidades Comportamentais, as famosas Soft Skills. E, por esse motivo, precisamos estimular a criatividade, o protagonismo e a pró-atividade dos jovens.

Importância do empreendedorismo na sala de aula

A própria BNCC incentiva o ensino de empreendedorismo na sala de aula como propulsor do desenvolvimento dessas habilidades.

Empreendedores, em geral, tem uma postura mais pró-ativa frente às adversidades. Além da resiliência, esses profissionais olham para frente, pensando sempre em soluções e criam suas próprias oportunidades.

Nas aulas de empreendedorismo da Follow Education, por exemplo, os alunos criam negócios reais em sala de aula e aprendem conceitos básicos sobre marketing digital, vendas, tecnologia, responsabilidade social, entre outros assuntos.

A ideia central não é convencer o aluno de empreender, mas estimulá-lo a pensar de forma criativa na solução de problemas reais, inclusive quando o assunto permeia questões sociais.

Confira: Como promover uma educação inclusiva com tecnologia?

Vantagens das aulas de empreendedorismo:

  • Estimula a criatividade
  • Estimula a pró-atividade
  • Desenvolve o trabalho em equipe
  • Apresenta novas áreas de atuação e novos formatos de negócio
  • Incentiva a reflexão sobre o mercado de trabalho
  • É um grande diferencial para o aluno e para a escola

Mas como abordar o tema?

O Empreendedorismo na sala de aula pode ser usado de diferentes formas: pode ser como eletiva no contra turno, como atividade extracurricular ou até mesmo entrar na grade principal durante todo o ano corrente.

O mais importante é que as aulas sejam práticas e com atividades em grupo. Vídeos e discussões com os alunos também são imprescindíveis.

Lembre-se: os jovens de hoje já nasceram na era das transformações aceleradas. Eles já sabem sobre muitos assuntos.

Outro ponto fundamental é que os professores sejam profissionais do mercado. Empreendedores (ou Intraempreendedores) vão conseguir abordar o assunto com mais profundidade e verdade.

Do mesmo modo, as experiências pessoais são importantes para falar como conseguiram transformar uma situação adversa em uma vantagem no mercado de trabalho.

Ensinar empreendedorismo dá resultados?

O empreendedorismo na sala de aula, se bem implementado, gera resultados incríveis!

O primeiro indicador é o projeto criado pelo aluno. Até os alunos mais introspectivos se envolvem no desenvolvimento do projeto.

O contato com essa disciplina tem potencial para acelerar a carreira profissional de um jovem recém formado, porque apresenta noções de mercado e o incentiva à inovação.

No final de cada ciclo de estudos, a instituição de ensino pode fazer uma pesquisa de satisfação para avaliar a opinião dos alunos.

Em geral, o gosto pela disciplina é superior ao de matérias tradicionais. Isso ocorre porque, com o formato das aulas, os alunos ficam livres para ter ideias, aprender com os erros e acertos – assim como no mercado de trabalho.

Inove na sua escola e incentive habilidades para formar profissionais do futuro!

Quero inovar, mas por onde começar?

Se a sua escola percebe a importância do tema, é preciso começar a oferecer essa disciplina.

Muitas escolas querem inovar com disciplinas atualizadas e que reflitam os novos movimentos do mercado de trabalho, mas não sabem onde encontrar os melhores professores ou qual metodologia utilizar.

Pensando nisso, a Follow Education, desenvolveu um programa de aulas que leva empreendedores de verdade para dentro das salas de aula. Além disso, os alunos criam negócios do zero e aprendem o necessário para tirar um negócio do papel e para transformá-lo em algo rentável e sustentável.

Ilustração - pessoas se ajudando a subir em um indicador, com o texto "Aulas de empreendedorismo na prática"

O que você tem feito para inovar na sala de aula? Conte pra gente nos comentários!

Artigo escrito por Gabriel Gentil, CEO da Follow Education
Atualizado em 06/06/2019