Educomunicação – Descubra se sua escola está preparada para esta nova metodologia
Não temos como negar que a tecnologia é nossa grande aliada, principalmente quando o assunto é “educação”. Hoje em dia já se usa o conceito de tecnologia educacional porque é possível estudar a distância, ter acesso a conteúdos escolares e universitários de todo o mundo em segundos e somente com um clique.
Já que permanecemos conectados à tecnologia e dependemos dela, por que não aproveitar e desfrutar de seus benefícios para o desenvolvimento da autonomia dos jovens e da presença dela no ambiente escolar e fora dele?
Veja aqui, o que é e como é desenvolvida a metodologia de ensino conhecida por educomunicação.
O que é exatamente Educomunicação?
O conceito é simples e é a junção das palavras “educação” e “comunicação”. Na prática, é utilizada como uma metodologia de ensino, que atrai bastante os jovens estudantes por utilizar recursos tecnológicos, tais como: computadores, tablets, smartphones, multimídia etc., criando-se assim, novas relações comunicacionais mais dinâmicas e mais democráticas no ambiente escolar.
Por meio da educomunicação é possível trabalhar assuntos do cotidiano sociocultural no qual estão inseridos. O maior desafio é fazer com que a escola e seus alunos trabalhem conteúdos comunicacionais que reflitam nossa cultura e experiências sociais, por meio de novas tecnologias da comunicação e da informação.
O estudo da educomunicação tem como referência Paulo Freire, educador brasileiro. Ele apresenta o ato comunicativo como parte da educação, para que assim seja possível a construção e o aprendizado de conhecimento.
Saiba o que faz um educomunicador
Com o crescimento da área de educomunicação, surge o educomunicador. Profissional especializado que usa os meios tecnológicos e da linguagem como metodologia para comunicar e educar ao mesmo tempo.
O objetivo é fazer despertar nos alunos, o senso crítico individual. E que desenvolvam a autonomia e consigam sintetizar informações e processá-las de acordo com seus valores pessoais.
Além disso, a educomunicação proporciona quebrar a hierarquização dentro da sala de aula e/ou do ambiente escolar, pois os próprios alunos comandam as atividades. O educomunicador está lá para orientar os alunos no uso apropriado da tecnologia e ser um mediador dando base comunicacional e instrucional para os jovens.
Os desafios enfrentados
Como sabemos, os jovens de hoje já sabem mexer em tudo que tem tecnologia. Porém, é necessário guiá-los para um uso pertinente em benefício da sociedade em que estão inseridos e, principalmente, desenvolver o senso crítico ao ler uma notícia, por exemplo.
Tanto os pais quanto os educadores são modelos para os mais novos e, justamente por isso, há que se ter uma comunicação mais ampla, mais promissora, onde a troca de informações e as experiências sejam efetivas e produtivas para os dois lados.
É necessário se aceitar o protagonismo dos jovens. E mais que isso! Educadores e pais devem apoiar esses jovens em seus protagonismos e, aqueles, devem se permitir conhecer e entender mais a própria tecnologia que, como algo novo aos mais velhos e experientes, parece ser algo assustador, justamente pela falta de conhecimento.
Pais e educadores devem saber ouvir melhor seus filhos e educandos e abrir os olhos destes para a autonomia e para a criticidade em prol da melhoria da sociedade como um todo. Enfim, é muito importante, atualmente, o uso da educomunicação em um mundo cada vez mais conectado, onde as relações interpessoais são dependentes da tecnologia.
Você, como gestor escolar, é adepto da educomunicação? Conte-nos quais os desafios que você encontra ao adotar esta metodologia!