Educação – Da pedagogia à heutagogia
Sabemos que a educação escolar que nossas crianças recebem é de essencial importância, não só para a aquisição de conhecimentos que serão usados durante toda a vida adulta, como também para o desenvolvimento delas como boas cidadãs.
Muitos modelos pedagógicos já estão defasados, ainda mais com a tecnologia sendo reinventada a cada dia e com a utilização constante dela pelas crianças e adolescentes dessa nova geração.
Portanto, por que não optar pelo novo e sair do modelo apenas conteudista? Estamos falando aqui da Heutagogia! Caso ainda não tenha ouvido falar, vamos informar tudo sobre esse novo braço da Pedagogia que vem ganhando espaço a cada dia.
Educação X Pedagogia X Heutagogia
Talvez muitos de nós saibamos os significados de Educação e Pedagogia, mas e de Heutagogia? Para esclarecer melhor essa dúvida, vamos ver o que são essas três palavras:
- Educação: é um processo de difusão de sabedoria. Nesse processo, não somente entram os conhecimentos básicos que a escola oferece, mas também os conhecimentos transmitidos em família, com amigos, no trabalho etc.;
- Pedagogia: é uma ciência que envolve metodologias, didáticas, teorias e fontes sobre educação e ensino;
- Heutagogia: é uma definição de aprendizagem, na qual o aluno é quem administra e idealiza seus meios e processos de aquisição do conhecimento, por meio do desenvolvimento de sua autonomia, tornando-se uma pessoa autodidata e autodisciplinada.
Como se vê, a Heutagogia surge com uma visão diferente do ensino e nela o aluno é o ator principal, ao invés do professor.
É o aluno que escolhe como será seu aprendizado e o conteúdo a ser aprendido, por meio de intermédio do educador. Neste modelo de ensino, o objetivo é fazer com que o aluno aprenda com a valorização de suas bagagens pessoais e habilidades.
De forma alguma a intenção é apagar o papel do educador, muito pelo contrário, a ideia é dar maior visibilidade aos anseios dos alunos, transformando o educador em um mediador; um orientador que vai direcionar os alunos e caminhar ao lado deles durante o percurso de seu aprendizado.
Seja bem-vinda, Heutagogia!
A Heutagogia tem base no Humanismo e no Construtivismo e veio para complementar o modelo educacional atual, agregando novas formas de pensar, agir e aprender. O Construtivismo tem seu alicerce na noção de que as pessoas criem sua própria versão da realidade a sua volta, usando experiências e conhecimentos já vividos por elas, juntamente com a experiência atual.
Essa é a nova fase da Educação, com o foco dos meios de aprendizado no aluno. Por meio da Heutagogia, o aluno desenvolve o autodidatismo, a criticidade, oferecendo ele mesmo o conteúdo a ser aprendido e as formas usadas. Na Heutagogia, o aluno está no centro do processo educacional, participando ativamente de sua aprendizagem, por meio de uma dinâmica mais ativa entre ele o educador, proporcionando dinamicidade para o currículo escolar.
Autodisciplina, autocontrole e muita dedicação do aluno
O ensino a distância é um grande exemplo do autodidatismo e, consecutivamente, da Heutagogia. Aprender a distância não é fácil e requer autodisciplina, autocontrole e muita dedicação do aluno. Esse ensino vem crescendo a cada dia no país, ajudando pessoas que moram longe dos centros educacionais do Brasil e proporcionando mais diversidade no conteúdo de interesse do aluno.
Algumas escolas já trabalham com essa nova concepção de educação, ajudando cada vez mais no crescimento dos alunos. Eles não aprendem e desenvolvem somente conteúdos escolares, mas sim outras formas de pensar, agir, de ter acesso à diversidade de opiniões e visões. Esse processo ajuda também no desenvolvimento de uma melhor visão de mundo, onde o aluno aprende a questionar antigos conceitos e ter um posicionamento crítico sobre a vida.