Vantagens do Diário Escolar Digital para a escola

Quais vantagens um Diário Escolar Digital traz para a escola?

44

Durante muito tempo, gestores e professores não puderam contar com ferramentas que promovessem facilidades em seus trabalhos. No entanto, a tecnologia educacional evoluiu com o passar dos anos e virou um meio robusto para aprimorar a gestão e o dia a dia das instituições.

Uma parte deste trabalho está atrelada ao diário escolar, também conhecido como caderneta do professor ou diário de classe. Esse documento é o instrumento legal que os docentes utilizam para registrar informações sobre a vida escolar dos alunos, como o acompanhamento do aprendizado e o desempenho acadêmico de cada um.

Nesse sentido, é comum ver os educadores mergulhados entre papéis, lápis, borrachas e canetas manipulando os diários. A novidade é que eles foram informatizados, e nós iremos te mostrar como as instituições de sucesso têm utilizado o diário escolar digital para otimizar seus processos. Continue a leitura!

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital

O que é o Diário Escolar Digital?

O Diário Escolar Digital é uma funcionalidade criada para facilitar o trabalho dos professores. Assim como no modelo tradicional, o diário escolar digital permite que o educador gerencie informações relativas à vida acadêmica de seus alunos. 

Executar as atividades relacionadas ao diário com o auxílio da tecnologia possibilita otimizar o processo e garante mais tempo aos educadores para que eles foquem nas demais tarefas relacionadas ao ensino.  

Por meio de um Diário Escolar Digital é possível: 

  • Lançar e acompanhar presenças e faltas de todos os estudantes
  • Cadastrar as aulas e o conteúdo que será ministrado em cada uma
  • Visualizar as notas dos alunos em suas respectivas avaliações
  • Fazer um acompanhamento próximo de todas as turmas em que o professor leciona
  • Acessar e imprimir os diários em poucos segundos

Vantagens que um Diário Escolar Digital proporciona para a comunidade escolar:

Agora que você já compreendeu o que é e o que o Diário Escolar Digital é capaz de fazer, iremos te mostrar algumas vantagens dessa ferramenta. Elencamos alguns pontos cruciais que devem ser levados em consideração, destacando seu maior benefício: fazer com que o professor não perca tempo com burocracias.

1. A escola reduz custos

Revisitar e cortar custos na instituição são pilares essenciais na vida de todo gestor, e por que não aproveitar a adesão de um Diário Escolar Digital para eliminar alguns gastos?

Centenas, ou milhares de diários impressos anualmente representam um gasto considerável com resmas de papéis, cartuchos de tinta, manutenção de impressoras e outros materiais de escritório. Portanto, gerar o diário escolar pela internet é a oportunidade perfeita para economizar – especialmente quando pensamos em um Programa de Otimização de Custos a longo prazo.

2. Você adota uma postura socioambiental

Um dos desafios das organizações modernas é inserir práticas sustentáveis no dia a dia. No caso das instituições de ensino, implementar essa postura é ainda mais urgente, uma vez que impacta o cotidiano dos colaboradores e a formação dos estudantes. 

Uma escola com postura sustentável mantém uma relação muito próxima com a comunidade. Logo, uma vez que adota práticas mais responsáveis com o meio ambiente ao não utilizar tantos papéis de impressão, por exemplo, a instituição impacta positivamente seu entorno e melhora sua imagem com a sociedade.

3. O Diário Escolar Digital é seguro

É fato: todos estamos sujeitos a perder algum documento em algum momento da vida, e com os professores não seria diferente!

Por isso, uma outra vantagem de utilizar o Diário Escolar Digital é eliminar a chance de perda da caderneta escolar. Além disso, a automatização desse processo também impede que ocorram rasuras e outros acidentes que danifiquem os registros.

Leia também: Boletim escolar online: acabe com o caos na secretaria!

4. Os responsáveis acompanham os alunos de perto

O Diário Escolar Digital não beneficia apenas os gestores e educadores da instituição. Algumas das mesmas informações lançadas pelos educadores para gerenciar o diário também podem ficardisponíveis online para os responsáveis, como as notas dos alunos e o conteúdo programático das aulas.

Isso permite que os pais e tutores realizem um acompanhamento mais ativo da vida acadêmica e pedagógica de seus dependentes, contribuindo com a escola para evitar a evasão escolar por faltas, as notas baixas e o desenvolvimento dos alunos em suas habilidades e competências.

5. Ferramentas modernas seguem as diretrizes da LGPD

A Lei 13.709/2018 é a legislação que regulamenta o tratamento de dados pessoais, dentro e fora dos ambientes virtuais. A Lei Geral de Proteção de Dados fala sobre liberdade, privacidade e transparência. Embora sua aplicação cause dúvidas, ela é um avanço muito importante para garantir os direitos tanto dos cidadãos quanto das pessoas ou instituições que gerenciam seus dados. 

Por isso, é essencial escolher a ferramenta ideal para gerar o Diário Escolar Digital. Plataformas modernas como o Sistema de Gestão Escolar WPensar já estão adaptadas à Lei, garantindo a segurança das informações individuais que alimentam sua base de dados.

O Diário Escolar Digital possui desvantagens?

Sem rodeios, a resposta é sim! Dentre as desvantagens de utilizar um Diário Escolar Digital podemos destacar dois fatores:

1. É preciso ter uma conexão de internet para gerá-lo  

A maior parte das ferramentas disponíveis no mercado atualmente demandam uma conexão de rede para que o professor consiga realizar os lançamentos necessários. No entanto, com o trabalho remoto e a modernização das instituições de ensino nos últimos tempos, este não parece ser um problema comum entre os profissionais de educação.

2. A falta de eletricidade pode afetar o processo

A segunda desvantagem que pode afetar a alimentação e geração do Diário Escolar Online é a falta de energia. Em algumas regiões, a questão é recorrente, podendo prejudicar o trabalho dos professores por alguns minutos ou horas. 

Para quem utiliza aparelhos portáteis como notebooks e tablets com conexão móvel, todavia, não há grandes impactos. Isso porque os aparelhos atuais são programados para terem uma bateria com duração prolongada, podendo suportar algumas horas fora da energia.

Posso usar um Diário Escolar Digital na Educação Infantil?

Você deve! Especialmente nesta fase, onde as competências e habilidades são cruciais para o pleno desenvolvimento das crianças, é preciso que as famílias se façam presentes no processo de ensino-aprendizagem. 

No contexto atual, onde as pessoas estão evitando aglomerações ou não possuem tempo para ir presencialmente à escola verificar algumas questões, é preciso ser criativo para manter a comunidade escolar próxima e engajá-los com o maior propósito: o ensino. 

Dessa forma, disponibilizar as informações dos pequenos para que suas famílias acessem onde, como e quando quiserem é a melhor maneira de estabelecer uma parceria com os responsáveis – principalmente durante aulas remotas e ensino híbrido.

Confira: Como estabelecer uma parceria com os pais nas aulas a distância

Conheça a ferramenta ideal para gerar o Diário Escolar Digital:

Nos dias de hoje, o mercado tecnológico voltado para a educação oferece uma série de ferramentas. A WPensar, no entanto, possui a melhor e mais completa: o Sistema de Gestão Escolar WPensar.  

Desenvolvido com a ajuda de educadores, projetamos a solução ideal para aprimorar o trabalho das instituições de ensino. Com ele, não só é possível gerar o Diário Escolar de maneira digitalizada e segura, como realizar todo o acompanhamento acadêmico, financeiro e pedagógico da escola de forma integrada. 

Gostou do conteúdo? Clique na imagem e descubra tudo o que o WPensar é capaz de fazer!