Dia nacional do livro: Como aproveitar a data para incentivar a leitura

Dia nacional do livro: Como aproveitar a data para incentivar a leitura

46

O dia nacional do livro é uma data que lembra a importância da leitura, ação fundamental para o desenvolvimento humano e, principalmente, para a construção de conhecimentos.

No Brasil a data é comemorada no dia 29 de outubro em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, criada em 1810, pela Coroa Portuguesa.

A data é uma ótima oportunidade para investir em projetos de leitura e outras atividades que incentivam o hábito de carregar – e ler – um livro por aí.

Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital
Descubra como captar alunos para a sua escola ou curso

Por que incentivar a leitura?

Incentivar à leitura deve ser um dos pilares da educação, isso porque a leitura ajuda no desenvolvimento de diversas capacidades dos seres humanos, tais como:

  • Desenvoltura
  • Repertório cultural
  • Criatividade
  • Imaginação
  • Desenvolvimento intelectual e cognitivo
  • Sociabilidade
  • Criação de sistemas simbólicos

Dessa forma, o ato de ler é extremamente importante para a cognição, contribuindo para a criação de “teias mentais”, permitindo um melhor desenvolvimento da linguagem e melhorando a capacidade de criar relações entre os conhecimentos e as ideias.

Incentivo à leitura: como criar um projeto criativo?

É preciso incentivar a leitura desde cedo!

É muito importante que o contato com os livros e as histórias comece logo na infância. A criança aprende a “ler” associando as figuras com as informações que recebe do meio em que vive e, assim,  ela desenvolve aspectos cognitivos, motores e sensoriais.

Por esse motivo, o mundo dos livros deve fazer parte do universo da criança antes mesmo da alfabetização.

Quanto antes o costume é adquirido, mais fácil de permanecer no decorrer da vida. Se a criança começa a ler desde os primeiros anos de vivência, o hábito torna-se natural e contribui para o estímulo da imaginação e da criatividade.

Veja mais: 4 motivos para inserir a contação de histórias na escola

Como a escola pode incentivar a leitura?

É fundamental que a escola mostre aos alunos os benefícios que os livros trazem para as suas vidas – principalmente em uma época onde somos bombardeados por informações a todo tempo.

Pensando nisso, separamos 9 dicas para incentivar a leitura na escola:

1 – Crie “rodas de spoilers” com os alunos

Uma boa forma de incentivar o interesse pelas histórias dos livros é dar um pequeno spoiler do que o aluno irá encontrar no livro

“Spoiler” é um termo do inglês usado para definir quando alguém revela fatos a respeito do conteúdo de determinado livro, filme, série ou jogo.

Dessa forma, use a criatividade para abordar o assunto presente no livro e encontre uma forma de gerar curiosidade nos seus alunos.

Isso pode ser feito pelos próprios alunos. Cada um deles poderá colocar na roda um spoiler de um livro que acabou de ler.  

2 – Envolva os pais nas atividades

Na educação infantil, a colaboração dos pais é fundamental para o sucesso da aprendizagem do aluno. Por isso, crie atividades que possam ser levadas para casa e que dependam da ajuda dos pais para serem realizadas. Você pode, por exemplo, criar um dia especial para que pais e filhos possam apresentar o que leram juntos. 

Leia mais: A importância da relação entre escola e família para o desenvolvimento dos alunos

3 – Evite cobranças

Antes de tudo, lembre-se de que a leitura deve ser um ato de prazer e não uma pressão. Deixe que cada criança siga o próprio ritmo, apenas guie as ações.

Para desenvolver o hábito da leitura, é fundamental ter prazer no que se está lendo a fim de evitar o desgaste. Dessa forma, busque encontrar temas ou autores que a turma tenha maior afinidade.

4 – Estabeleça um tempo diário

Você pode lançar desafios diários com um tempo mínimo para que cada criança leia. Pode ser de 15 a 20 minutos diários ou até mesmo a leitura de uma certa quantidade de páginas por dia.

O principal ponto aqui é não deixar a leitura de lado. Assim, aos poucos, isso se tornará um hábito e ficará presente na rotina do estudante.

5 – Reflita sobre os temas abordados no livro

Uma atividade de leitura bem interessante é criar um monólogo bem curtinho de uma passagem de um  livro sobre algum personagem. Você pode incitar debates e refletir com os alunos sobre:

  • O que será que o personagem estava pensando ou sentindo?
  • Por que tomou agiu de tal forma?
  • Quais seriam os seus medos e dúvidas?
  • Como o personagem poderia resolver melhor determinado conflito?

Que tal inserir debates relevantes como o combate ao bullying? Confira nosso artigo sobre o tema!

6 – Trabalhe o lado artístico dos alunos

Bons livros se tornam filmes incríveis, não é verdade? Nesta atividade, seus alunos precisaram colocar toda a criatividade e talento em ação. Peça para que eles façam encenações sobre trechos específicos dos livros que eles estão lendo.

Você pode gravar pequenas esquetes em vídeo, criar um trailer de uma adaptação literária para os cinemas ou encenar um ato do livro para outras turmas.

7 – Explore a sensorialidade na leitura

E se os professores incentivassem os alunos a escrever seus livros em materiais diferentes? Os alunos poderão exercer a criatividade e fazer colagens, recortes, aplicação de materiais reciclados etc. Eles podem levar diferentes materiais para a sala de aula como:

  • Papelão
  • Papel craft
  • Colorset
  • Papel manteiga 
  • Missanga
  • Folhas de árvore
  • Paetês
  • Cordas
  • Jornais e revistas
  • Fotografias

Esta atividade sensorial é muito importante para o desenvolvimento do tato, além de ser super divertida. 

Dica extra: Incentive a leitura fazendo os alunos se transformarem em autores!

Uma das melhores maneiras de conseguir engajar os alunos é permitir que eles experimentem e façam as coisas sozinhos. Para incentivar o interesse pela leitura, nada melhor do que transformar seus alunos em autores de suas próprias histórias. 

Você pode criar um projeto na sua escola com o intuito de fazer com que cada aluno escreva seu próprio livro ou ir em busca de projetos pedagógicos que auxiliem neste processo.

Existem inúmeras formas de colocar isto em prática! O projeto SuperAutor,  por exemplo,  é uma ótima ferramenta para quem quer incentivar a leitura e a escrita dos alunos

Para os estudantes que estão em processo de letramento, ele ajuda no desenvolvimento da alfabetização e incentiva o interesse pela leitura. Para os que já passaram dessa fase, o projeto auxilia no desenvolvimento da criatividade e da escrita e também promove um interesse maior pelo universo dos livros.

Além disso, a escola não paga nada pelo projeto e pode utilizá-lo como complemento para as disciplinas. Imagina os alunos escrevendo livros sobre temas relacionados à ciência, história, ou artes… Incrível, não é mesmo?

Viu como dá pra promover a leitura e a escrita de uma forma atrativa para os alunos?

Conheça o Projeto SuperAutor e comece agora a incentivar este interesse nos seus alunos!

O que você tem feito para incentivar a leitura de seus alunos? Conta pra gente nos comentários!


Artigo escrito pelo SuperAutor, projeto gratuito para escolas e que incentiva a escrita, a leitura e a criatividade.