Como as escolas devem se preparar para a retomada das aulas?
A retomada das aulas não será de um dia para o outro e o preparo deve começar agora!
A pandemia de Covid-19, que ocasionou a suspensão das aulas em diversos países do mundo, afetando pouco mais de 98% da população escolar mundial, se mostrou o grande desafio dos educadores em 2020.
Veja mais:
Sistema de Gestão Escolar: deixe a papelada de lado
Melhore a comunicação com os pais usando uma Agenda Digital
Com as aulas suspensa e com a necessidade de repensar o ensino e o calendário de aulas, as instituições de ensino precisaram – e ainda precisam – tomar medidas de gestão certeiras. Isso, porque é preciso levar em consideração um leque de fatores, como saúde pública, medidas governamentais de cada cidade, logística de transporte e de acesso a internet.
Nesse sentido, pensar e, mais especificamente, estruturar a retomada das aulas exige informações atualizadas e capacidade de gerir todos os pilares da gestão escolar. E para isso, o gestor não pode esquecer de pensar alternativas aplicáveis e que diminuam ao máximo o impacto na qualidade do ensino.
Pensando nisso, reunimos as principais estratégias adotadas pelos países que já começaram com o “novo normal” e refinamos as principais medidas que o gestor escolar deve levar em consideração para preparar a volta às aulas.
Retomada das aulas em 5 áreas
Confira as 5 principais áreas de atuação que o gestor precisa se preocupar e dicas de como estruturar o retorno às aulas. Assista ao vídeo:
Quer saber mais sobre como o gestor deve agir nesse momento? Confira alguns artigos que elaboramos com foco na gestão escolar durante o período de pandemia:
- Como as ferramentas da WPensar vão te ajudar em tempos de crise
- Como estabelecer uma parceria com os pais nas aulas a distância
- Plano de aula para EAD: como reaproveitar o plano tradicional?
Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus colegas educadores. A informação de qualidade será muito importante para a retomada das aulas.