5 passos para organizar um conselho de classe eficiente

5 passos para organizar um conselho de classe eficiente

26

O conselho de classe é um momento em que se reúne os docentes com o objetivo de analisar os processos de ensino e aprendizagem dos alunos. 

O problema é que muitas vezes esse encontro acaba se tornando uma experiência ruim aos colaboradores, porque gira em torno apenas de críticas e discussões não produtivas a respeito dos estudantes. 

Quando um conselho de classe é bem planejado, esse encontro soluciona muitas questões internas e melhora o clima da comunidade escolar. Deixa de ser uma reunião cansativa e se torna uma boa experiência para os colaboradores participantes, já que eles estarão focados em compreender como as questões cognitivas, afetivas e sociais afetaram a aprendizagem.

Continue a leitura para saber como organizar um conselho de classe eficiente! 

Veja mais: 

Sistema de Gestão Escolar:deixe a papelada de lado

Melhore a comunicação com os pais usando a Agenda Digital

Conselho de classe: o que é, e quem participa? 

O conselho de classe é uma reunião essencial em uma instituição de ensino!  É fundamentada no PPP da escola, e tem como base os acontecimentos, histórico e notas dos estudantes.  Ele é composto pelos profissionais que acompanham a jornada dos alunos dentro da escola, ou seja, se incluem nisso: os professores, diretores, orientador educacional e coordenadores pedagógicos.

O objetivo do conselho de classe é entender o que se passa dentro da comunidade escolar e buscar soluções efetivas para proporcionar bem-estar aos alunos e colaboradores. 

Para que serve?

O conselho de classe é uma reunião que serve para analisar o desenvolvimento do estudante no processo de aprendizagem. É no conselho que os professores e coordenadores pedagógicos vão discutir a respeito do avanço escolar, da frequência do aluno em cada bimestre e analisar o percurso do estudante nas práticas de ensino e aprendizagem. 

Além disso, é importante utilizar esse momento para definir as medidas pedagógicas que serão adotadas para superar as dificuldades que foram identificadas. 

Como organizar um conselho de classe eficiente? 

Consulte o PPP e o planejamento estratégico 

Sempre tenha em mente que as reuniões precisam ter como base o Projeto Político Pedagógico e o planejamento estratégico da sua instituição! Consulte estes documentos para ter clareza no que foi planejado e as metas que foram traçadas para alcançar os objetivos do ano letivo em questão. 

Colete informações

Reúna os principais pontos levantados ao longo do período letivo pelos professores e veja quais questões precisam ser vistas. Organize tudo isso por ordem de prioridade e veja o que pode e deve ser feito para melhorar cada situação. 

Defina uma pauta para cada reunião

Depois de reunir as principais informações, defina os assuntos que precisam ser tratados no conselho de classe. Uma boa opção é mandar a pauta por e-mail ou, pela agenda digital, onde você introduz esses assuntos com os participantes para eles se prepararem para o conselho de classe.  

Dê voz aos colaboradores presentes

É importante que todos os membros participantes do conselho de classe tenham oportunidade de expor suas opiniões! Além de enriquecer a discussão, já que várias pessoas estarão contribuindo com os seus pontos de vista, também torna a gestão mais democrática. Entenda melhor esse tipo de gestão clicando aqui!

Ações com base nas evidências

Após mapear os pontos de melhoria, busque as soluções! É importante se certificar de que os problemas apontados serão acompanhados e solucionados no decorrer do ano letivo. Para fazer isso, consulte o plano de ação escolar e o atualize com as novas medidas que serão tomadas. Compartilhe os novos planos de ação com os colaboradores! Saiba como montar o seu plano de ação escolar 

Faça do conselho de classe uma experiência positiva!

Seguindo esses passos, a sua gestão consegue ser mais objetiva e efetiva. Otimize o tempo de duração do conselho de classe na sua instituição e garanta o bem-estar da sua comunidade escolar!